Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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10 dezembro, 2024

Cabaz Literário (6ºA1)


    Hoje foi distribuído aos alunos do 6ºA1 o Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, que os acompanhará nas férias do Natal, fruto das suas escolhas pessoais. O livro é um instrumento essencial no desenvolvimento educativo, pois proporciona aos alunos acesso a um vasto leque de conhecimentos e experiências. A sua divulgação nas escolas, acompanhada de um incentivo à leitura, é uma estratégia pedagógica indispensável para a formação de leitores autónomos e críticos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participa neste esforço pela Escola Básica Ferreira de Castro, uma Escola a ler mais e melhor.







 

A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA4)


    Do ponto de vista pedagógico, as tertúlias dialógicas são ferramentas valiosas para aprofundar a aprendizagem em diferentes contextos educativos. Através da troca de ideias e da reflexão conjunta, os participantes desenvolvem a capacidade de compreender diferentes perspetivas, o que contribui para o alargamento do seu repertório de conhecimentos. Este formato pedagógico estimula a curiosidade intelectual e cria um ambiente de confiança, onde os alunos se sentem encorajados a questionar e a propor novas interpretações.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro é um espaço inclusivo que promove a igualdade de acesso ao conhecimento, garantindo que todos os alunos, independentemente das suas condições socioeconómicas, possam usufruir de oportunidades para crescer intelectualmente e desenvolver um espírito crítico e autónomo. Deste modo, com as tertúlias dialógicas transforma-se o espaço de aprendizagem num espaço dinâmico e inclusivo, onde o aprender é fruto de um esforço coletivo e partilhado. Dinamizado pela professora Andreia Santos, a biblioteca escolar, com a obra A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, ofereceu uma narrativa envolvente que continua a ser relevante nos dias de hoje. Através da viagem da gotinha, estes jovens leitores do 5ºA4 foram conduzidos por diferentes cenários naturais, aprendendo sobre o ciclo da água e a sua relação com a vida no planeta.




09 dezembro, 2024

Mediação Ler+ Jovem com Santiago Nunes


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a solicitar pareceres literários aos seus leitores. Refletir sobre uma obra lida permite ao aluno conectar-se com as emoções e os dilemas apresentados, promovendo o autoconhecimento e a empatia. Ao analisar as ações das personagens, os conflitos e os temas explorados, o jovem aprende a compreender perspetivas diferentes e a questionar valores e comportamentos. Esta prática enriquece não só a leitura, mas também a sua visão do mundo, preparando-o para lidar com situações da vida real de forma mais consciente e sensível. Hoje são as palavras de Santiago Nunes que publicamos neste projeto Mediação Ler+ Jovem.



Leituras + em rota livre (5ºC3)


    Um livro bem selecionado pode despertar a curiosidade, desenvolver o pensamento crítico e proporcionar momentos de reflexão sobre temas relevantes. Quando os bibliotecários orientam os alunos na escolha de livros, promovem não apenas o hábito da leitura, mas também a capacidade de fazer escolhas conscientes e informadas. Desta vez foram os alunos do 5ºC3 que vieram até à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrados no projeto Leituras em Rota Livre, escolher os livros para as suas próximas leituras.







08 dezembro, 2024

Leituras + em rota livre (6ºC1)


    Ao garantir a democratização da leitura, as bibliotecas escolares desempenham uma função vital no sistema educativo. Estas instituições vão além da simples disponibilização de livros: promovem o gosto pela leitura, organizam eventos literários e oferecem orientação para que os alunos possam explorar o mundo literário de forma autónoma. Por serem acessíveis a todos os estudantes, independentemente das suas condições sociais ou económicas, as bibliotecas reduzem barreiras ao conhecimento e criam oportunidades iguais para todos. Além disso, ao incentivarem o contacto regular com a leitura, as bibliotecas escolares contribuem para a formação de leitores mais conscientes e para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e informada. É deste modo que funciona a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Leituras em Rota Livre, oferecendo aos seus alunos a escolha informada e motivada das suas leituras. Hoje são as imagens dos alunos do 6ºC1 que publicamos.





Mediação Ler+ Jovem com Maria Inês Sousa


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no seu projeto Mediação Ler+ Jovem, convida os seus leitores e expressarem o seu parecer literário sobre a obra que leram. A reflexão sobre uma obra lida tem um impacto direto no estímulo à criatividade e à expressão crítica. Este momento de análise permite que o aluno explore diferentes interpretações e exercite a sua capacidade de argumentação e comunicação. Ao expressar as suas ideias sobre o texto, o jovem pratica a organização do pensamento e enriquece o seu vocabulário, criando uma base sólida para futuras aprendizagens. Além disso, esta abordagem encoraja a leitura como uma experiência ativa, que alimenta a curiosidade e o gosto pelo conhecimento. É gratificante para a BEFC quando os seus leitores se conseguem entusiasmar com a leitura de uma obra integral.





07 dezembro, 2024

Ler o Holocausto -Os Bebés de Auschwitz


    Publicamos mais um testemunho de um leitor da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Luís Silva, que participa neste projeto Ler o Holocausto. O objetivo deste projeto é levar os jovens a aprendem a reconhecer e resistir a discursos de ódio e exclusão que ainda surgem em diferentes contextos. Além disso, o ensino do Holocausto promove a análise crítica, essencial para que os alunos possam identificar e combater ideologias perigosas. Esse conhecimento é uma ferramenta indispensável na formação de cidadãos que defendem ativamente os princípios da igualdade e da dignidade humana.

    O livro refere três mulheres judias, Priska, Anka, Rachel, que foram brutalmente levadas do seu lar para um campo de concentração. Chegando lá. conhecem o pior pesadelo delas, pois estavam grávidas e corriam o risco de serem descobertas. Gostei de ler sobre estas três mulheres, que lutaram até ao fim para sobreviver, para que os filhos tivessem chance de viver.
    Com este livro aprendi que tenho de dar valor por ter o que tenho hoje e que não devo ser preconceituoso com outras religiões, porque todos somos iguais.
    Eu gostei do livro só por ver o esforço das mulheres e pela coragem de manterem em segredo que estavam grávidas.
    Diria que este livro é bom para quem gosta de ação e de História, e não o recomendo para pessoas sensíveis pois podem não aguentar essas histórias reais.

Luís Silva 9º A3


06 dezembro, 2024

A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA3)


    A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, é uma obra que combina pedagogia e literatura de forma exemplar. Por este facto a professora Andreia Santos dinamizou na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tertúlias dialógicas em torno desta obra. Esta experiência também foi vivida pelos alunos do 5ºA3 que se envolveram em discussões baseadas no respeito mútuo e na valorização das ideias de todos, e puderam desenvolver competências transversais como a comunicação, a argumentação e a escuta ativa. Estas competências não só contribuíram para a aquisição de conteúdos de Ciências Naturais, como o ciclo da água, mas também para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.









Tertúlias Literárias ( 9ºC3)

    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a patrocinar as Tertúlias Literárias com os professores de Português. Depois de cada aluno ler a sua obra do Cabaz Literário da biblioteca escolar, e fazer o seu parecer literário, apresenta à turma o livro que leu. Cada leitor é motivador de outros leitores e o interesse pela leitura multiplica-se. Mais do que um espaço de discussão literária, as tertúlias literárias são momentos de interação e colaboração que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais e culturais. Durante as tertúlias, os participantes aprendem a ouvir ativamente, respeitar opiniões divergentes e expressar suas ideias de forma clara e construtiva. Somos uma Escola a ler mais e melhor, e estes são os alunos o grupo/turma 9ºC3.