Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

16 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 27º artigo



No Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, no texto sobre pensamento crítico e pensamento criativo, diz-se que este processo implica que os alunos sejam capazes de desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem. Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos desenvolve esta competência chamando os alunos a transformarem artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em mensagens visuais.
Rahela Iuras do 8ºA1 interpreta o artigo 27º sobre a liberdade científica, literária e artística, individual e em comunidade, através da representação da asa livre da borboleta que transporta em si mesma a diversidade cultural e artística. Sofia Pimenta do 9ºA1 centra a sua obra na diversidade cultural da expressão artística através da variedade de cores com que pinta cada mão. É o respeito pela diversidade cultural nas origens e nos percursos.







15 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos 7ºA1


A campanha eleitoral dos alunos do 7ºA1, do livro mais fixe de Miúdos a Votos, faz-se também com folhetos de apresentação dos livros candidatos. Estes alunos não poupam esforços a espalhar a informação!






















Ilustrar os Direitos Humanos - 12º artigo



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os valores que integram o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, nomeadamente em Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.
Leonor Pôla do 8ºB1 e Mariana Costa do 9ºC1 interpretam artisticamente o artigo 12º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que nos remete para o direito à privacidade, à honra e reputação individuais. Leonor usa o símbolo do olho associado ao óculo de porta das residências, lembrando como abusiva é a intromissão gratuita na intimidade de cada lar. Mariana associa a privacidade ao respeito pelas escolhas individuais no espetro LGBTQ+. Espaço e género num mesmo artigo. 



14 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 18º artigo



Hoje é o artigo 18º que apresentamos na interpretação visual de Sara Simão do 8ºB3 e Clara Pedras do 9ºB3. Sara Simão representa a liberdade de pensamento e consciência com a simbologia da fechadura incluída no cérebro onde o próprio individuo se esconde e guarda, tendo só ele a chave. Já Clara Pedras representa a liberdade religiosa através de dois símbolos religiosos cuja divisão é quebrada por um punho em luta. Um mesmo artigo em que uma artista representa a origem da liberdade de pensamento e a outra apresenta o direito à expressão dessa mesma liberdade.
Uma educação que vise o desenvolvimento pleno do cidadão e a preparação para o exercício duma cidadania responsável, não é possível sem a educação em direitos humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos teve como objetivo ajudar os alunos a sentirem a importância dos direitos humanos, através da interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e respetiva ilustração, em parceria com Educação Visual.



Miúdos a Votos (7ºA4)


Por essa cidade se espalham os cartazes da campanha do 7ºA4 para o livro mais fixe de Miúdos a Votos!










13 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos (7ºA3)


Hoje apresentamos a campanha do 7ºA3 dos livros mais fixes de Miúdos a Votos. Veja num cinema perto de si!







12 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos (7ºC2)


Pendurados por aí andam os cartazes da campanha do 7ºC2 em Miúdos a Votos, os livros mais fixes!





Ilustrar os Direitos Humanos - 7º artigo



Promover a reflexão em meio escolar sobre direitos humanos, foi um dos objetivos do Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos existe um conjunto de valores, direitos e normas que dizem respeito a todos os seres humanos, e o aluno ao ser chamado a ilustrar os seus artigos é convidado a interpretar e refletir sobre eles, e a atingir a sua dimensão humana e universal.
A igualdade perante a lei defendida no artigo 7º, é representada aqui por Diana Franco do 8º A3 e Gisella Esteves do 8º B1. Em ambos os desenhos, reparamos a referência à igualdade de género, que no caso de Diana é relacionado aos respetivos símbolos do feminino e masculino, e no desenho de Gisella é associado à imagem da balança equilibrada, símbolo de justiça. Mais uma vez os códigos visuais utilizados são associados a significâncias concretas.