"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
05 fevereiro, 2020
04 fevereiro, 2020
FAKE NEWS.
Em mais um ano
letivo, dedicamos o mês de fevereiro à formação dos nossos alunos de 8º ano, na área de Fake News.
A atividade,
integrada na dinâmica da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de
Castro é dirigida a todos os alunos de 8º ano e prolongar-se-á pelos meses de fevereiro
e março. Tem como
principais objetivos:
- Alertar os alunos para a existência de notícias
falsas a circularem na
internet.
- Sensibilizar os alunos para a necessidade de
estarem mais atentos às
informaçõe
disseminadas pela internet.
-Tornar os alunos mais aptos a distinguir as
notícias verdadeiras das notícias
falsas.
- Desenvolver o espírito crítico na leitura dos
conteúdos online.
- Divulgar alguns cuidados a ter com a informação
que consomem online e
que replicam a partir das suas partilhas.
- Saber utilizar instrumentos diversificados para
pesquisar, descrever, avaliar,
validar e mobilizar informação, de forma crítica
e autónoma, verificando
diferentes fontes documentais e a sua credibilidade
(PASEO- competências
na área de Informação e comunicação).
- Desenvolver a cidadania digital.
A metodologia
adotada passa por um conjunto de palestras/turma com a duração de 50 minutos
cada. A sua dinamização, no espaço da biblioteca e sala AV, teve como base um powerpoint
e, para além de uma componente expositiva, teve uma componente interativa, em
que os alunos são convidados a intervir, partilhando opiniões e experiências ou
vivências que vão enriquecendo a atividade e prendendo a atenção de todos.
Adicionalmente, visionam-se dois filmes e
proporciona-se um momento mais lúdico de aplicação da informação adquirida,
através da projeção de algumas notícias que lhes permite verificar e distinguir
as verdadeiras das falsas (Fake News). Para tal, os alunos têm de estar atentos
à credibilidade da fonte, ao modo como estava escrita e construída e ao seu
autor. Ainda assim, são alertados para o facto de a habilidade na elaboração de
uma informação poder mascarar a sua fiabilidade, pelo que deveriam sempre
confirmar a mesma noutras fontes ou procurar ajuda. Esta confirmação de veracidade, aplica-se
também aos momentos de pesquisa da informação na internet, necessária ao
desenvolvimento dos trabalhos escolares e dos projetos em que estão envolvidos.
Foram ainda alertados para a sua responsabilidade na partilha de informações
sem antes terem confirmado a sua veracidade.
A professora
responsável pela atividade
Maria Teresa Relvas
A Biblioteca
Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro, como “espaço educativo integrador
de múltiplas literacias” mais uma vez cumpre o seu objetivo, promovendo uma
atividade que contribui para a capacitação dos seus jovens na área da literacia
digital e para o seu sucesso escolar e desenvolvimento pessoal e social.
21 janeiro, 2020
CRESCER COM O CINEMA – LUZ E SOMBRA
Depois do visionamento do filme O Intervalo, os
alunos envolvidos no projeto Crescer com o Cinema, foram confrontados com o
jogo de luz e sombra utilizado pelo realizador numa linguagem subliminar da
mensagem do filme.
Para que a perceção deste diálogo entre a escuridão e a claridade
fosse mais consciente nos alunos, propusemos-lhes uma atividade de desenho de
luz e sombra.
É distribuído aos alunos um fotograma
em película transparente;
Os alunos observam a distribuição da
luz;
Os alunos recortam em papel branco a
incidência da luz na imagem que percecionam;
Os alunos revelam o contraste com um
fundo escuro;
Os alunos exibem aos colegas a opção
da distribuição da luz.
Realiza-se
o debate final e interpreta-se a função da luz nos objetivos temáticos e artísticos.
Foi uma atividade muito animada!
Foi uma atividade muito animada!
13 janeiro, 2020
CRESCER COM O CINEMA - OPOSTOS
Mais uma atividade no âmbito
do Projeto Crescer com o Cinema.
Após debate sobre o filme O Intervalo, e
os opostos e contrastes nele incluídos, apura-se uma lista dos mesmos;
Distribuem-se aos grupos de
alunos fotogramas do filme;
Os grupos distribuem os
fotogramas pelos opostos ou contrastes e afixam num painel; Cada grupo
justifica a sua opção mediante a interpretação que fez do filme e da cena que distribuiu.
Debate-se sobre as escolhas
nem sempre consensuais.
Foi uma verdadeira interpretação cinematográfica.!
10 janeiro, 2020
FORMAÇÃO EM CARTAZ
Em
mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está a proporcionar
a todas as turmas de 7º ano uma formação em composição estética de cartazes
temáticos para trabalhos escolares.
O uso de cartaz é um trabalho recorrente nas diversas
disciplinas de 2º e 3º ciclos por ser um
meio de comunicação de natureza visual versátil e dinâmica onde se espelham
conteúdos e aprendizagens, podendo divulgar diversos tipos de mensagens.
A
atividade “Comunicar em cartaz” surge então mais uma vez no sentido de motivar
e melhorar o desempenho dos alunos na realização e apresentação de trabalhos e
cartazes dentro e fora da sala de aula. Contribui para o reforço da
aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual, bem como para o
desenvolvimento da sua sensibilidade estética na criação de diferentes produtos
gráficos da comunicação visual, nomeadamente o cartaz. Entre as várias áreas do
Design de comunicação, o cartaz surge como opção prioritária na apresentação de
trabalhos das diversas disciplinas, promovendo, desta forma, a transversalidade
das aprendizagens entre as mesmas e o enriquecimento de novas experiências.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta
formação implementar o Perfil
dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área
de Competência Sensibilidade estética e artística, para o
desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos, com o domínio de
processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística,
possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e
para o gosto, numa vivência cultural informada.
Agradecemos à professora Isaura Esteves e ao professor Fernando Trigo.
Agradecemos à professora Isaura Esteves e ao professor Fernando Trigo.
14 dezembro, 2019
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Este foi mais um ano em que a Escola Básica Ferreira de Castro participou no Concurso Nacional de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura.
No último dia 12 de dezembro foi a fase escolar promovida pelo grupo de português em articulação com a Biblioteca Escolar.
Madalena Galego e Sara Gonçalves do 2º ciclo e Maria Viana e Luísa Gonçalves do 3º ciclo, foram as vencedoras desta fase e representarão a escola na fase municipal no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.
Estão todas de parabéns.
13 dezembro, 2019
CODE WEEK
A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma atrativa e divertida
A Biblioteca Escolar Ferreira e Castro integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, associou-se ao evento #CodeWeek e inscreveu os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro nesta iniciativa europeia. Com a estreita colaboração da professora de TIC, Luísa Rodrigues, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve no mês de dezembro vinte e nove turmas a participar nesta iniciativa de programação.
O entusiasmo foi tal que os alunos trouxeram para a sala de programação as suas mascotes Angry Birds.
Foi uma animação!
11 dezembro, 2019
CRESCER COM O CINEMA - O INTERVALO
No passado dia 10 em mais uma sessão de cinema integrado no projeto com a Biblioteca Escolar, Crescer Com o Cinema, a turma C de 9º ano deslocou-se ao Centro Cultural Olga Cadaval para assistir ao filme L'Intervallo (O Intervalo) que integra a coleção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.
Após o visionamento, mais uma vez estabeleceu-se o debate sobre o filme.
09 dezembro, 2019
MIÚDOS A VOTOS
A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoio da
Pordata, foi constituída uma lista final nacional, por cada ciclo/ nível de
ensino, dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março de 2020.
Para entrar na lista, foi necessário recolher um número mínimo de
candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de
apresentar um número mínimo de assinaturas.
Escolham o vosso candidato!
Candidatem-se em campanha por um livro e inscrevem-se na Biblioteca Escolar.
05 dezembro, 2019
Subscrever:
Mensagens (Atom)