Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

01 março, 2019

ARQUIbe - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro desenvolveu hoje um workshop em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o seu gabinete FAJúnior , onde os alunos puderam experimentar a composição volumétrica de pequenos seres arquitetónicos.





A construção de edifícios com toda a criatividade e imaginação, transformou a Biblioteca Escolar num ateliê de arquitetura e urbanismo juvenil.




Deseja-se que a experiência plástica dos alunos não seja encarada, apenas, como uma atividade ilustrativa do que vê, mas a (re)invenção de soluções para a criação de novas imagens, relacionando conceitos, materiais, meios e técnicas, imprimindo-lhe a sua intencionalidade e o desenvolvimento da sua expressividade.

São estes alguns dos Organizadores das Aprendizagens Essenciais de Educação Visual, ligados ao Domínio Experimentação e Criação, para o 3º ciclo, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro quis integrar na sua missão de integração curricular e desenvolvimento de literacias.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo, como o preconizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.

25 fevereiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro




Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro

Anoitecia. Nos topes da serra ainda havia rósea claridade, mas cá em baixo, boiavam sombras cada vez mais densas. Com suas altivas lombas, as ramificações da montanha cercavam, de todas as bandas, a vila postada quase no fundo do grande vale, ao pé do Zêzere, que na paz crepuscular adquiria voz forte, correndo e cantando entre os penedais do seu leito. A luz parecia desprender-se, como um véu, da imensurável cavidade, deixando ainda vermelhar a telha francesa das casas abastadas, enquanto os negros telhados dos pobres se somavam já à escuridão que avançava. Nas encostas, os pinheiros formavam mancha compacta e, nos vastos soutos, os castanheiros, de arredondadas frontes, dir-se-iam sem troncos - apenas largas copas pousadas nos penhores, como acampamento aguardando a noite”
Ferreira de Castro, A Lã e a Neve (1947)
(BEFC 82-3 – CAS-LA)
pág. 23,24


24 fevereiro, 2019

Peter and the wolf


Mais umas sessões de histórias em inglês animaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no passado dia 19 de fevereiro. Desta vez os alunos de 6º ano puderam ouvir Peter and the wolf.





23 fevereiro, 2019

Experiência emulsionante - Projeto Newton Gostava de Ler


Nove turmas de 7º e 9º anos participaram neste mês de fevereiro no Projeto Newton Gostava de Ler, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Desta vez com o Módulo I Experiência Emulsionante, os nossos alunos vão aprender as propriedades físicas e químicas dos materiais através da produção de manteiga. 





Promover aprendizagens científicas em atividades simples e motivadoras, de forma lúdica e associada a leitura, foi um dos objetivos que os professores de Ciências Físico Químicas tiveram quando trouxeram os alunos à biblioteca.

Batendo natas com a ajuda de uma pedra, os alunos vão aprender o processo que leva à formação de manteiga através da fricção. No final, todos experimentam a manteiga que fizeram, barrando-a em tostas.
Foi bem divertido!

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo.


22 fevereiro, 2019

Igualdade de Género - Programa Cientificamente Provável


A 20 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP da Universidade de Lisboa, integrado no Programa Cientificamente Provável, desenvolveu uma série de debates e palestras sobre Igualdade de Género. Alunos de oitavo e nono anos puderam discutir a problemática, integrando a Visão do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que pretende que os alunos rejeitem todas as formas de discriminação e de exclusão social.


A Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) assenta numa visão estratégica para o futuro sustentável de Portugal, enquanto país que realiza efetivamente os direitos humanos, assente no compromisso coletivo de todos os setores na definição das medidas a adotar e das ações a implementar. Esta abordagem integrada potencia a colaboração e coordenação de esforços, valorizando uma visão comum que simultaneamente tenha um efeito mais estruturante e sustentável no futuro que se pretende construir.

PORTUGAL+IGUAL
 ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A IGUALDADE E
A NÃO DISCRIMINAÇÃO 1. Visão
R 2/2018 -2018.01.10 Resolução do Conselho de Ministros
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Garantir uma educação livre de estereótipos de género e integrar a IMH em programas setoriais no âmbito da educação, foram alguns dos objetivos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, para além da Implementação da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC), no que se refere à temática da Igualdade de Género.

21 fevereiro, 2019

Clube de leitura


The King’s new clothes


Histórias em inglês animaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no passado dia 12. Para todas as turmas de 6º ano a nossa biblioteca vai contar histórias em língua inglesa integrando aprendizagens deste nível de língua, de uma forma lúdica. 



Desenvolver a compreensão auditiva da língua, aumentar o léxico com a aprendizagem, aplicar conteúdos da aula em novos contextos e fomentar a leitura de histórias em língua estrangeira, foram alguns dos objetivos desta atividade que começou com a história The King’s new clothes.


20 fevereiro, 2019

Festivais de verão e vida saudável - Programa Cientificamente Provável


No passado dia 18 de fevereiro, no âmbito do Programa Cientificamente Provável, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde proporcionar a turmas de 9º ano, uma atividade intitulada Festivais de verão e vida saudável. Com o patrocínio da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Lisboa, as turmas de 9º ano puderam conhecer técnicas de base científica com fins de promoção da saúde e de prevenção da doença.




Motivando os jovens para uma vida saudável, criou-se um ambiente de festival de verão onde os alunos puderam aprender a fazer as opções certas para o seu bem-estar, desde a alimentação, à higiene, ao transporte de objetos essenciais nas mochilas, etc.




Como se estivessem num festival de verão ao som de um concerto, com atividades em grupo e laboratoriais, promoveu-se o conhecimento das Ciências e Tecnologias da Saúde em torno do corpo humano,fomentou-se o interesse dos participantes para as áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde e incentivou-se à a adoção de estilos de vida saudáveis.


Nesta atividade a implementação do O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, levando os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar.

19 fevereiro, 2019

Arquiteturas Recortadas - Programa Cientificamente Provável



No dia 15 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transformou-se num ateliê de arquitetura com a colaboração da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e do seu gabinete FAJúnior. Arquiteturas Recortadas foi o desafio que as turmas de 8º ano tiveram, recorrendo à arte tradicional japonesa de recorte de papel, Kirigami, criando representações variadas de objetos, edifícios e até cidades. Esta atividade permite o contacto com elementos do espaço envolvente, que de uma forma lúdica, desenvolve a imaginação e a criatividade.






Integrada em conteúdos de Educação Visual, esta atividade persegue os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível das competências de Sensibilidade estética e artística , levando os alunos a experimentar processos próprios das diferentes formas de arte, através de processos de experimentação no  domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.