Acompanhando as celebrações do 70º aniversário da Declaração Universal
dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou uma
monta bibliográfica sobre os direitos humanos que foi alvo de consulta para
trabalhos de investigação por parte dos alunos.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
12 dezembro, 2018
11 dezembro, 2018
A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos
Ontem foi dia de reflexão para a
Escola Básica Ferreira de Castro. Todos os alunos e professores se envolveram
nas comemorações dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como mais um desafio da Direção Geral de Educação, comemorou-se no dia 10
de dezembro o 70º aniversário da DUDH, com uma iniciativa integrada n’ A Voz
dos Alunos, que deu a palavra às crianças e aos jovens, nas escolas, sobre
assuntos com relevância para a sua vida, favorecendo a participação crítica e o
envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos,
enquadrados na educação para a cidadania.
Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.
Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.
Com esta iniciativa pretendeu-se refletir sobre os Direitos Humanos e sua
articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos
no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, num perfil de base
humanista, centrado numa escola que habilita os jovens com saberes e valores
para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade
humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.
Para assinalar esta data a Rede de Bibliotecas Escolares foi também
convidada a participar nas comemorações, e foi neste sentido que a Biblioteca
Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade A Voz dos Alunos pelos
Direitos Humanos.
Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.
Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.
Os alunos de 9º ano foram os grandes dinamizadores da atividade em cada
turma, e preparados pela Biblioteca Escolar, promoveram os seguintes momentos:
1º momento - Visionamento de um pequeno filme sobre Direitos
Humanos.
2º momento - A turma foi dividida em grupos de 5 alunos. A cada grupo foi distribuído um baralho de
cartas produzido pela Biblioteca Escolar com os 30 artigos da DECLARAÇÃO
UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (versão simplificada). A cada grupo foram atribuídas quatro cartas
com situações específicas da vida quotidiana.
A cada grupo foi distribuída uma folha de registo de reflexão e
conclusões.
3º momento - Os alunos leram cada um dos artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL
DOS DIREITOS HUMANOS e refletiram sobre eles.
Em seguida os alunos leram as quatro situações específicas que lhe foram
atribuídas e refletiram sobre elas. Os alunos agruparam carta(s) com artigo(s)
da DUDH às quatro situações específicas que lhe foram atribuídas no sentido de
indicar qual(ais) o(s) artigo(s) que estão a ser cumpridos em cada uma das
situações específicas. Depois de
reflexão e debate em grupo, os alunos registaram os seus argumentos face às
diversas situações específicas.
4º momento - Depois de eleito o porta voz do grupo, este apresentou à
turma as reflexões e conclusões obtidas revelando cada uma das situações específicas
que lhes foram atribuídas.
5º momento – Finalmente deu-se o debate generalizado sobre as situações
apresentadas ou outras, em que se revelou o cumprimento ou o incumprimento da
DUDH. Relacionar os artigos da DUDH com os direitos fundamentais dos cidadãos
com deficiência, foi a fase final.
Foram cinquenta turmas de 5º ao 9º ano a participar neste dia de
reflexão.
Esta atividade persegue o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória na visão que se pretende do cidadão: que conheça e respeite os princípios
fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em
que esta assenta.
10 dezembro, 2018
O Antigo Egito
Decorreu no mês de novembro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a montra
bibliográfica dedicada ao Antigo Egito, conteúdo programático de História do 7º
ano. Os professores desta disciplina visitaram com os seus alunos esta
exposição, tendo elaborado para o efeito um guião de exploração de algumas das
obras expostas.
Para além dos livros, vários foram os quadros e objetos que completaram a
montra bibliográfica, graças ao empréstimo de diversos professores.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro
estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer
de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.
30 novembro, 2018
LITERACIA 3Di
LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento , consiste num desafio
nacional e faseado, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
de todo o país, com o objetivo de promover a Literacia nas dimensões da
Leitura, Matemática, Ciência e Inglês. É uma iniciativa da inteira
responsabilidade da Porto Editora que, envolvendo os demais elementos da
comunidade educativa, como os respetivos professores, pretende contribuir para
elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento
educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a
desenvolver competências.
Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou neste
desafio com alunos e professores entusiastas do conhecimento. Português e
Inglês do terceiro ciclo foram as disciplinas corajosas neste estímulo pelo
saber.
29 novembro, 2018
Festa Ajudaris
No dia de ontem decorreu na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a Festa
Ajudaris
A Ajudaris é uma
Instituição Particular de Solidariedade Social e humanitária de âmbito
nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social, (IPSS) com estatuto de utilidade pública. Pretende auxiliar no combate à
pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia
dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais
desfavorecidos.
Um dos projetos da Ajudaris é o Projeto
Histórias da Ajudaris, criado em 2009, que consiste na edição de livros
escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a
cidadania, os afetos e o ambiente. Este projeto pretende desenvolver nos nossos
jovens escritores a criatividade, o imaginário, a cidadania e a solidariedade,
o gosto pela leitura e o prazer da escrita.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano
Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, é um
projeto que une solidariedade ao ato da escrita.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou no ano letivo de 2017/2018, acabando por ver
publicada uma das histórias construídas no coletivo do grupo turma.
Para além de alunos, professores, o nosso diretor de agrupamento e encarregados de educação, tivemos o prazer de contar com a presença da Diretora da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes Vilas Boas, criadora deste projeto de afetos, através de videoconferência, onde saudou os nossos alunos e professores solidários.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no seu Quadro estratégico
2014-2020 no Programa Rede de Bibliotecas Escolares , torna-se no reforço
do apoio a projetos e concursos orientados para o desenvolvimento das
competências de leitura e literacia.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora com a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória ao
nível dos Valores, promovendo nos alunos Excelência e Exigência, levando
os jovens a terem sensibilidade e serem solidários para com os outros.
OFICINA "COM AS ESTRELAS ENTRE OS DEDOS" - WORKSHOP SOBRE CONSTELAÇÕES Programa Cientificamente Provável
O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria
de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa
intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do
percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas
entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias,
com a intermediação das bibliotecas escolares.
A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá
contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de
comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus
conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus
interesses.
Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de
Castro estabeleceu diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no
sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a
aproximação entre os ensinos básico e o superior, contribuir para o
enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a motivação dos jovens
para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.
Foi
neste programa que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria
com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências de
Lisboa, tendo iniciado esta relação com o workshop sobre constelações destinado a 103 alunos de quatro turmas de
7º ano. Esta oficina
"Com as estrelas entre os dedos", sobre estrelas e constelações,
pretendeu dar a conhecer diversas constelações e permitir que os alunos
construíssem um modelo tridimensional de algumas delas.
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