A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a incentivar a participação dos alunos no Projeto Ler o Holocausto. Testemunhos de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial incentivam os jovens a refletirem sobre questões éticas e morais fundamentais. Por que razão tantas pessoas participaram ou foram cúmplices de crimes tão terríveis? Como é que alguns tiveram a coragem de resistir? Estes textos desafiam os jovens a questionar o comportamento humano em situações extremas e a refletir sobre a sua própria responsabilidade no combate à discriminação e à injustiça no mundo atual. Ler estas histórias é, portanto, uma lição de ética que transcende o contexto histórico. Por este facto, mostramos aqui imagens de leitores de 8º ano, que só no 9º ano abordarão esta temática na disciplina de História, e que mesmo assim mergulharam nesta realidade do Holocausto, através das suas leituras.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
30 janeiro, 2025
29 janeiro, 2025
Camões, Engenho e Arte: Ilustrar Camões II
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, associando-se ao projeto da Rede de Bibliotecas Escolares, Camões, Engenho e Arte. Na vertente Recrear Camões da RBE, os professores de Educação Visual de 8º e 9º anos, participam no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ilustrar Camões. Das mãos dos nossos alunos, com trabalho, dedicação e arte, vão nascendo os quadros comemorativos do 500 anos do nascimento de Camões. A relação entre a pintura e a literatura cria narrativas pictóricas que faz estes jovens artistas mergulharem na pessoa e obra de Luís de Camões.
Aqui revelamos a continuação dos trabalhos dos nossos alunos que com engenho e arte participam nestas comemorações.
28 janeiro, 2025
Ler Camões: para memória futura
No passado dia 23 de janeiro, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro respondeu ao desafio colocado pela Rede de Bibliotecas Escolares, e colocou cerca de 800 alunos a ouvirem recitar Camões pelas vozes de 23 alunos de 9º ano, 13 professores e 5 Auxiliares de Ação Educativa e Assistentes Técnicos..
Durante uma semana fizeram-se planificações, realizaram-se ensaios, gravaram-se vídeos, terminaram-se quadros, fizeram-se impressões, construíram-se cartões de identificação. No de 23, pelas dez horas, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, reúnem-se os 41 declamadores, e às dez horas e quinze minutos todos partem para as 32 salas de aula que estavam a funcionar. Às dez horas e trinta minutos, em simultâneo, e durante cerca de uma hora, toda a Escola Básica Ferreira de Castro ouviu Camões: Sete anos de pastor Jacob servia; Perdigão perdeu a pena; Descalça vai para a fonte; Verdes são os campos; Aquela cativa; Se Helena apartar; Amor é fogo que arde sem se ver; Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades; Alegres campos verdes arvoredos; Os Lusíadas (Estância 119, Canto III, Episódio de Inês de Castro); Alma minha gentil que te partiste. Os professores em aula receberam calorosamente os mensageiros de Camões e participaram ativamente na atividade. Escreveram-se palavras, expressaram-se ideias e sentimentos, tiraram-se fotografias e no final relataram-se as experiências.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece toda a dedicação e empenho de todos quantos tornaram possível este momento inesquecível.
E para que fique para memória futura, publicamos aqui imagens e textos de alguns dos dinamizadores desta atividade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)