Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

04 janeiro, 2025

Ler o Holocausto - As Gémeas de Auschwitz


     O projeto Ler o Holocausto, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretende que os testemunhos reais tragam um rosto humano aos números e factos apresentados nos livros escolares, neste caso de História de 9º ano. Ao lerem as memórias de sobreviventes do Holocausto, os jovens são confrontados com emoções e experiências que tornam a História mais palpável e real. Esta ligação emocional permite-lhes ver para além das datas e estatísticas, entendendo que cada vítima era uma pessoa com sonhos, medos e uma vida interrompida pela guerra. Humanizar a história é essencial para que os jovens desenvolvam empatia e compreendam o valor da dignidade humana.
     Hoje publicamos o parecer literário de Bruna Filipe sobre o livro As Gémeas de Auschwitz.

    O livro relata a história de duas irmãs gémeas judias que foram levadas à força para um campo de concentração na Polónia. Foram umas das escolhidas para integrarem um grupo de crianças gémeas, com a finalidade de serem “estudadas” por um médico nazi. Mas, apesar de todas as experiências e de todo o mal que vivem, nunca perdem a esperança de conseguirem fugir e sobreviver a todo o terror.
    A personagem de que mais gostei foi a Eva, porque em toda a história é a mais corajosa e destemida, pois, no decorrer do tempo para sobreviver, a sua coragem levou-a a sítios que jamais alguém conseguiria ir.
    Com este livro aprendi que nunca devemos desistir ou parecer fracos à frente dos nossos inimigos. Devemos saber perdoar, como a autora refere na história: perdoarmos os nossos amigos, mas principalmente os nossos inimigos.
    Simplesmente adorei o livro, porque além de nos dar conhecimento do passado, de aprendermos mais sobre o Holocausto, também nos inspira para não cometermos os mesmos erros que a Eva sofreu.
    Recomendo este livro a quem quer aprender mais sobre o tema do Holocausto e goste de histórias verídicas, tal como esta.
Bruna Filipe 9º A1










03 janeiro, 2025

Cabaz Literário (8ºA2 8ºA3 8ºD2 8ºD3)


     No passado dia 17 de dezembro, foram quatro os grupos/turmas a receber o seu Cabaz Literário do projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, contendo as suas escolhas literárias para as férias do Natal. Aguardaremos para janeiro os seus pareceres literários.
     Num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, é fundamental relembrar os jovens do poder transformador da literatura. Um livro é mais do que palavras numa página; é um convite à imaginação e à descoberta. Divulgar a literatura junto das novas gerações ajuda a contrabalançar o consumo passivo de conteúdos digitais e incentiva uma relação ativa com as histórias. Ler não é apenas uma forma de entretenimento, mas também um meio de viajar para outros mundos e épocas







02 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Flávio Ferreira

    Solicitar a um aluno que comente um livro que leu é uma prática pedagógica que consolida a experiência da leitura. Este exercício promove a reflexão, levando o aluno a compreender melhor o enredo, as personagens e os temas abordados. Ao organizar as suas ideias para elaborar um comentário, o jovem aprofunda a compreensão da obra e reforça a ligação entre a leitura e a expressão crítica. Este processo transforma a leitura num momento ativo de aprendizagem, essencial para o desenvolvimento de competências analíticas e interpretativas.
    Hoje publicamos o parecer literário de Flávio Ferreira sobre a obra de Maria Teresa Maia Gonzalez, Tomás e Bianca, para que outros jovens leitores se possam interessar pela obra, neste que é o projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.







Cabaz Literário (6ºC1)


     O incentivo à leitura, através de programas pedagógicos que promovam a divulgação de livros, é um dos pilares para a construção de mentes criativas e críticas. Ler estimula a imaginação, a capacidade de argumentação e o pensamento reflexivo, competências essenciais para o percurso académico e pessoal dos alunos. Com o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Cabaz Literário, os nossos alunos constroem o seu percurso literário com os livros que escolhem, que leem e dos quais expressam o seu parecer literário. No passado mês de dezembro foram também os alunos do grupo/turma do 6ºC1 que construíram o seu Cabaz Literário.