Quando os pais partilham com os filhos sobre um livro que os marcou, despertam a curiosidade natural. Essa curiosidade pode levar os filhos a querer ler esse livro ou outros semelhantes, promovendo a descoberta literária e o gosto por explorar diferentes obras. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Ana Luísa Esteves que apresentamos.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
22 maio, 2025
21 maio, 2025
Newton Gostava de Ler! - Ciência a Motor
O projeto “Newton Gostava de Ler!” alia momentos de dinamização de leitura à experimentação através da realização de atividades de cariz científico/experimental nas bibliotecas escolares. O objetivo é motivar os alunos, de todos os níveis de ensino, para a leitura e a ter curiosidade científica.Trata-se de uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e da Rede de Bibliotecas Escolares, iniciada em 2010.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem estado a receber grupos/turmas de 8º ano para realizarem o Módulo Ciência a Motor. A animação é grande com as baratas eléctricas e os copos de rabiscos.
20 maio, 2025
Um Livro que Li (Marcella Pacheco)
Quando os jovens ouvem os pais partilhar livros que leram, percebem que a leitura é uma prática valorizada e presente. Este exemplo silencioso tem um impacto profundo no desenvolvimento de hábitos leitores duradouros. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura marcante. Hoje são as palavras da irmã de Maria Clara Pacheco que divulgamos.
19 maio, 2025
Literacia financeira: o valor das coisas
Terminámos as sessões de literacia financeira, para grupos/turmas de 5º ano, com o tema O Valor das coisas. Saber distinguir valor de preço, fez os nossos alunos perceberem como o valor que atribuímos às coisas pode ser subjetivo e não acompanhar o preço atribuído.Os nossos alunos hierarquizaram prioridades em função do valor que atribuem a certas realidades, e foi possível constatar que a família e a amizade são as grandes prioridades e por isso mais valorizadas. Esta formação protege os nossos alunos da sociedade de consumo, permitindo maior consciência ao que verdadeiramente se valoriza.
Agradecemos mais uma vez, a Mariana Nunes e Sérgio Felix, toda a disponibilidade e dedicação com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
18 maio, 2025
Um Livro que Li (Susana Mateus)
Falar sobre livros marcantes é também plantar sementes. Mesmo que o filho não leia esse livro de imediato, a memória dessa conversa pode acompanhá-lo e inspirá-lo no futuro. Com o tempo, essa partilha pode motivá-lo a procurar leituras que o toquem de forma semelhante, iniciando o seu próprio percurso como leitor. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Diogo Grangeiro que apresentamos.
17 maio, 2025
Mediação Ler+ Jovem com Ana Luiza Augusto
Pedir aos alunos um comentário sobre um livro lido não é apenas um exercício académico; é também uma forma de cultivar a empatia e o pensamento reflexivo. Ao refletir sobre as motivações das personagens, os dilemas apresentados e as implicações das escolhas narrativas, os jovens aprendem a compreender realidades diferentes da sua. Este exercício contribui para o seu desenvolvimento emocional, ao mesmo tempo que enriquece o seu vocabulário e capacidade de análise, preparando-os para pensar criticamente em outros contextos da sua vida. Hoje partilhamos a reflexão de Ana Luiza Augusto.
16 maio, 2025
Tertúlias Dialógicas Científicas : Os Animais Fantásticos
Mais uma semana de Tertúlias Dialógicas Científicas na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Com a professora Andreia Santos, e quatro grupos/turmas da equipa 5ºA , a obra Os Animais Fantásticos, de José Jorge Letria, foi o ponto de partida para o debate sobre os animais que inspiraram as diversas criaturas de diferentes mitologias. As Tertúlias Dialógicas Científicas (TDC) constituem uma prática pedagógica inovadora e inclusiva, com um impacto comprovado na promoção do pensamento crítico, da literacia científica e do desenvolvimento de competências comunicativas dos alunos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)