Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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03 abril, 2025

Leitura de olhos vendados ( 5ºA3,5ºB2)


    Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi possível ouvir uma história de olhos vendados. Com os grupos/turmas 5ºA3 e 5ºB2 a professora Anabela Carvalho e o Diretor do Agrupamento, António Castel-Branco, dinamizaram a atividade Leitura de Olhos Vendados com a obra Uma Família de Portas, de Margarida Louro. Foi emocionante para os alunos experimentarem a ausência de visão e a concentração na audição. O desenvolvimento da atenção e da concentração é essencial. Num mundo cada vez mais marcado por distrações constantes, especialmente com o uso de dispositivos digitais, trabalhar estas capacidades em contexto educativo tornou-se ainda mais importante. Trabalhar a concentração em contexto pedagógico implica ensinar os alunos a lidar com a dispersão, a gerir o tempo e a reconhecer os momentos em que precisam de reorientar a atenção. Os nossos jovens ouvintes, no debate final, já sem as vendas, confessaram-nos que conseguiram entrar completamente na história contada, imaginar as personagens como se as estivessem a ver. A escuta ativa é uma habilidade pedagógica fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. A escuta ativa vai além de simplesmente ouvir as palavras; envolve a atenção plena ao conteúdo, ao contexto da mensagem, o que facilita uma compreensão mais profunda e um envolvimento maior no processo de aprendizagem. É sempre uma satisfação realizar esta atividade.











02 abril, 2025

Poesia de Porta Aberta (6ºC1)


    Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na Semana da Leitura, recebe familiares dos alunos de 6ºano, na atividade Poesia de Porta Aberta. A professora Raquel     Brouco    integrada na dinamização destes encontros, convidou parentes dos seus alunos do 6º C1 para partilharem poesia. Este envolvimento reforça os laços entre todos os intervenientes do processo educativo e contribui para a construção de uma cultura escolar mais solidária, dialogante e inclusiva. Uma escola que valoriza a participação das famílias é uma escola que reconhece a importância da educação como um bem comum.







 

Oficina de Escrita Criativa com Lara Barradas


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro integra mais uma vez o projeto da Câmara Municipal de Sintra e da Rede de Bibliotecas Escolares, O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora. São os alunos do grupo/turma 6ºA1 que são convidados a conhecer A Casa Museu Leal da Câmara. Patrocinado pelo município, na Semana da Leitura, tivemos a presença de Lara Barradas com uma oficina de escrita criativa. As oficinas de escrita criativa têm um papel crucial ao reintroduzirem o prazer de brincar com as palavras, inventar histórias e dar asas à imaginação. Após vários exercícios de imaginação e criatividade, os nossos alunos foram convidados a escrever sobre uma aventura na Casa Museu Leal da Câmara. Criaram mundos, personagens e narrativas únicas, partilhando os textos, no final, com todos os colegas. A criatividade não teve limite e descobriram-se verdadeiros pequenos escritores.










Migrantes - Alguns objetos e memórias


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a ligar comunidades, neste que é o ano em que se sublinha o papel fundamental das bibliotecas escolares na promoção da integração, inclusão e envolvimento dos seus alunos. Deste modo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na Semana da Leitura, convidou alunos a partilharem o que foi possível trazer dos países de origem e que carrega memórias das suas vidas em outras paragens. Professores e Auxiliares de Ação Educativa em empatia com os alunos migrantes, associaram-se à iniciativa e trouxeram também objetos das suas origens para esta exposição da biblioteca escolar.
    A escola desempenha um papel crucial na construção das identidades pessoais e sociais dos alunos. No caso dos alunos imigrantes, a valorização da sua cultura de origem é essencial para o seu bem-estar emocional e para o seu sucesso educativo. Quando os seus saberes, línguas e tradições são reconhecidos e integrados nas práticas pedagógicas, estes alunos sentem-se respeitados e motivados, o que se pode refletir positivamente no seu percurso escolar.