Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na Semana da Leitura, recebe familiares dos alunos de 6ºano, na atividade Poesia de Porta Aberta. A professora Raquel Brouco integrada na dinamização destes encontros, convidou parentes dos seus alunos do 6º C1 para partilharem poesia. Este envolvimento reforça os laços entre todos os intervenientes do processo educativo e contribui para a construção de uma cultura escolar mais solidária, dialogante e inclusiva. Uma escola que valoriza a participação das famílias é uma escola que reconhece a importância da educação como um bem comum.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
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02 abril, 2025
Oficina de Escrita Criativa com Lara Barradas
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro integra mais uma vez o projeto da Câmara Municipal de Sintra e da Rede de Bibliotecas Escolares, O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora. São os alunos do grupo/turma 6ºA1 que são convidados a conhecer A Casa Museu Leal da Câmara. Patrocinado pelo município, na Semana da Leitura, tivemos a presença de Lara Barradas com uma oficina de escrita criativa. As oficinas de escrita criativa têm um papel crucial ao reintroduzirem o prazer de brincar com as palavras, inventar histórias e dar asas à imaginação. Após vários exercícios de imaginação e criatividade, os nossos alunos foram convidados a escrever sobre uma aventura na Casa Museu Leal da Câmara. Criaram mundos, personagens e narrativas únicas, partilhando os textos, no final, com todos os colegas. A criatividade não teve limite e descobriram-se verdadeiros pequenos escritores.
Migrantes - Alguns objetos e memórias
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a ligar comunidades, neste que é o ano em que se sublinha o papel fundamental das bibliotecas escolares na promoção da integração, inclusão e envolvimento dos seus alunos. Deste modo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na Semana da Leitura, convidou alunos a partilharem o que foi possível trazer dos países de origem e que carrega memórias das suas vidas em outras paragens. Professores e Auxiliares de Ação Educativa em empatia com os alunos migrantes, associaram-se à iniciativa e trouxeram também objetos das suas origens para esta exposição da biblioteca escolar.
A escola desempenha um papel crucial na construção das identidades pessoais e sociais dos alunos. No caso dos alunos imigrantes, a valorização da sua cultura de origem é essencial para o seu bem-estar emocional e para o seu sucesso educativo. Quando os seus saberes, línguas e tradições são reconhecidos e integrados nas práticas pedagógicas, estes alunos sentem-se respeitados e motivados, o que se pode refletir positivamente no seu percurso escolar.
Leituras Dialogadas : Os Migrantes (5º A4)
Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi realizada mais uma sessão de Leituras Dialogadas a propósito da obra Os Migrantes, de Marcelo Simonetti. O grupo/turma 5º A4 foi levado pela professora bibliotecária Teresa Costa a refletir sobre temas como o preconceito ou a xenofobia. Com as Leituras Dialogadas os alunos envolveram-se emocionalmente com a história, desenvolvendo a sua empatia e capacidade de reflexão sobre os assuntos abordados. A aprendizagem sobre xenofobia é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes da diversidade que caracteriza o mundo em que vivemos e até o nosso Agrupamento de Escolas, e é essencial para se encarar este assunto como atitude de hostilidade, preconceito ou discriminação contra pessoas de outras nacionalidades ou culturas. No final desta sessão ainda visionámos dois documentários e o debate não parecia ter fim.
01 abril, 2025
Poesia de Porta Aberta ( 6ºB3)
Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro recebemos mais uma vez as famílias dos nossos alunos de 6º ano, na atividade Poesia de Porta Aberta, dinamizada pelos professores de Português.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares permite que a aprendizagem não se esgote no espaço físico da escola. Quando há colaboração entre alunos, professores e famílias, os conteúdos ganham continuidade e mais significado. Estas atividades conjuntas enriquecem o processo educativo, tornando-o mais próximo, humano e inclusivo. Esta interação ajuda a construir pontes entre diferentes mundos e valoriza o conhecimento como uma construção coletiva. Foi mais uma vez visível o orgulho dos alunos da professora Anabela Carvalho, do grupo/turma 6ºB3, que trouxeram familiares para lerem em conjunto poesia. E esta atividade de leitura de poemas mostrou bem que, mais do que um simples exercício literário, a leitura de poesia é uma oportunidade para estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos. A interpretação poética convida à dúvida, à reflexão, à abertura de sentidos — não há uma única leitura correta, mas sim múltiplas possibilidades que desafiam a rigidez do pensamento. O debate final sobre os textos lidos foi verdadeiramente enriquecedor.
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