A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro espalha leituras através dos seu projeto Cabaz Literário. Ontem foram os alunos do 6ºA3 a receber as suas leituras para as férias do Natal. Ao promover o contacto frequente com livros, a biblioteca escolar garante não apenas o desenvolvimento de competências linguísticas, mas também o fortalecimento da capacidade de reflexão e análise. A leitura, enquanto prática incentivada, torna-se uma ferramenta poderosa para formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios da vida em sociedade.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
12 dezembro, 2024
11 dezembro, 2024
Leituras + em rota livre (8ºA2)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua com o seu projeto Leituras em rota livre, e hoje publicamos imagens dos alunos do 8ºA2 a escolherem as suas próximas leituras. A capacidade de escolher um livro vai muito além da seleção de uma história ou tema; trata-se de uma oportunidade para desenvolver o pensamento crítico. Ao analisar fatores como o género literário, o autor, a qualidade da escrita e a relevância do tema, os alunos aprendem a tomar decisões baseadas em critérios objetivos e pessoais. Este processo fomenta a autonomia, a curiosidade e o discernimento, competências essenciais para o sucesso escolar.
Cabaz Literário (6ºC3)
Hoje foi o grupo/turma do 6ºC3 que recebeu o seu Cabaz Literário, com os livros escolhidos por cada aluno, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. A divulgação de livros e o incentivo à leitura no ambiente escolar são fundamentais para o enriquecimento cultural e social dos alunos. Para além de desenvolverem competências linguísticas, os estudantes expandem a sua visão do mundo e aprendem a valorizar a diversidade.
Mediação Ler+ Jovem com Leonor Silva
Quando um jovem partilha um parecer entusiástico sobre uma obra, pode despertar o interesse dos colegas por essa leitura. Este efeito multiplicador é crucial para criar comunidades de leitores, onde a troca de experiências literárias motiva o aprofundamento da relação com os livros e o alargamento dos horizontes culturais. São estes os propósitos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com este seu projeto Mediação Ler+ Jovem onde os jovens leitores partilham as suas impressões literárias. Hoje publicamos as palavras de Leonor Silva do 9ºB2.
10 dezembro, 2024
Leituras + em Rota Livre (8ºD2)
Permitir que os alunos escolham os livros que desejam ler é uma estratégia pedagógica poderosa para fomentar a autonomia e o prazer pela leitura. Quando os estudantes têm liberdade para decidir, sentem-se mais motivados a explorar histórias e temas que os interessam, tornando a leitura uma experiência pessoal e significativa. Hoje foram os alunos do 8ºD2 que vieram à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, escolher as suas obras de leitura, neste que é o projeto Leituras+ em Rota Livre.
Ler o Holocausto - Portugueses no Holocausto
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro publica mais um parecer literário de um aluno participante no projeto Ler o Holocausto, Rodrigo Sousa do 9ºA1. Ensinar o Holocausto é preservar a memória de milhões de vítimas e garantir que suas histórias não sejam esquecidas. Esse processo educativo é um ato de respeito e reconhecimento, além de uma forma de alertar as novas gerações sobre os riscos da intolerância e do extremismo. A história do Holocausto serve como um alerta poderoso sobre o que pode acontecer quando a discriminação e o ódio são normalizados. É para nós gratificante constatar o que os nossos alunos descobrem com estas leituras.
Este livro fala das vítimas portuguesas, ou descendentes, que sofreram no Holocausto. Fala sobre o cônsul português que arriscou a sua vida pela vida de milhares de judeus na II Guerra.
Para mim, a personagem que mais se destacou foi o cônsul Aristides de Sousa Mendes, pela sua coragem ao arriscar a própria carreira e vida para passar vistos aos judeus, e pela empatia e humanidade que teve ao salvar milhares de judeus deportados.
Este livro transmite-nos a ideia de que devemos ajudar os necessitados de qualquer forma que possamos, e ensinou-me mais sobre a empatia e generosidade do povo português.
Gostei bastante da leitura deste livro por abordar um tema tão desconhecido: as histórias de como Portugal participou na ajuda contra a perseguição dos judeus na II Guerra.
Recomendo este livro a quem queira aprender mais sobre o Holocausto, e sobre o nosso país.
Rodrigo Sousa 9º A1
Leituras + em rota livre (8ºA3)
Ensinar os alunos a selecionar livros que correspondam aos seus interesses e objetivos de aprendizagem é uma estratégia pedagógica que pode transformar a leitura num prazer, em vez de uma obrigação. A escolha de livros que abordem temas apelativos ou que sejam desafiantes na medida certa aumenta a probabilidade de os alunos desenvolverem uma relação positiva com a leitura. Assim, ao incentivar a escolha autónoma e informada de livros, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro ajuda os alunos a cultivar hábitos que favorecem a autonomia e espírito crítico. Hoje são os alunos do 8ºA3 que aqui divulgamos, no seu ato de seleção das suas próximas leituras, integrados no projeto da BEFC, Leituras em rota livre.
Cabaz Literário (6ºA1)
Hoje foi distribuído aos alunos do 6ºA1 o Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, que os acompanhará nas férias do Natal, fruto das suas escolhas pessoais. O livro é um instrumento essencial no desenvolvimento educativo, pois proporciona aos alunos acesso a um vasto leque de conhecimentos e experiências. A sua divulgação nas escolas, acompanhada de um incentivo à leitura, é uma estratégia pedagógica indispensável para a formação de leitores autónomos e críticos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participa neste esforço pela Escola Básica Ferreira de Castro, uma Escola a ler mais e melhor.
A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA4)
Do ponto de vista pedagógico, as tertúlias dialógicas são ferramentas valiosas para aprofundar a aprendizagem em diferentes contextos educativos. Através da troca de ideias e da reflexão conjunta, os participantes desenvolvem a capacidade de compreender diferentes perspetivas, o que contribui para o alargamento do seu repertório de conhecimentos. Este formato pedagógico estimula a curiosidade intelectual e cria um ambiente de confiança, onde os alunos se sentem encorajados a questionar e a propor novas interpretações.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro é um espaço inclusivo que promove a igualdade de acesso ao conhecimento, garantindo que todos os alunos, independentemente das suas condições socioeconómicas, possam usufruir de oportunidades para crescer intelectualmente e desenvolver um espírito crítico e autónomo. Deste modo, com as tertúlias dialógicas transforma-se o espaço de aprendizagem num espaço dinâmico e inclusivo, onde o aprender é fruto de um esforço coletivo e partilhado. Dinamizado pela professora Andreia Santos, a biblioteca escolar, com a obra A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, ofereceu uma narrativa envolvente que continua a ser relevante nos dias de hoje. Através da viagem da gotinha, estes jovens leitores do 5ºA4 foram conduzidos por diferentes cenários naturais, aprendendo sobre o ciclo da água e a sua relação com a vida no planeta.
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