"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
21 outubro, 2019
18 outubro, 2019
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O
Dia Mundial da Alimentação foi comemorado pela Biblioteca Escolar
Ferreira de Castro em parceria com a Animadora Cultural e com a enfermeira
Paula Antunes, do Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins.
Nos passados dias 16 e 17 de outubro, seis turmas de 6º e 9º ano, participaram na Biblioteca na atividade Prova
de Sabores e Uma Refeição Saudável.
Esta atividade teve como finalidade alertar a
comunidade educativa para a importância de uma alimentação completa, variada e
equilibrada e as consequências resultantes da adoção de atitudes promotoras de
saúde ou de fatores de risco no que concerne às escolhas alimentares. A
atividade desenvolvida procurou alertar, formar e informar, tendo um objetivo lúdico para captar o interesse e a atenção dos seus destinatários.
Dotar as crianças e adolescentes de
conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar
decisões adequadas e construtivas capazes de favorecer o equilíbrio e o seu
bem-estar futuro, aprender a ser assertivo nas escolhas alimentares e promover
o civismo e a educação para a saúde alimentar, foram alguns dos objetivos a
atingir com esta iniciativa.
Jogos, leituras, provas gastronómicas, desafios, tudo se experimentou na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procura implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência do Bem-estar, saúde e ambiente, no propósito de levar os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar designadamente nos hábitos quotidianos, especificamente na alimentação.
17 outubro, 2019
CRESCER COM O CINEMA V - A SEQUÊNCIA
Antes
do visionamento do filme PEDRA NO BOLSO, os alunos do 9º C realizaram uma
atividade que os levou a perceber como a escolha das imagens em cinema e a sua
sequência determinam a história que se quer contar.
Construíram-se baralhos de cartas com vários fotogramas do filme A
Pedra no Bolso, que os alunos ainda não tinham visto. Cada grupo de 4
alunos tinha o mesmo baralho com as mesmas imagens e tinha que as colocar pela ordem que entendesse para
com elas contar uma história.
Depois de ordenar os fotogramas e construir uma história, cada grupo leu à turma a sua
história.
O
resultado foram histórias e sequências de fotogramas muito diferentes. Os alunos debateram o facto da sequência de
imagens poder alterar a mensagem que se quer transmitir. Os alunos
puderam concluir que a interpretação de
cada imagem num contexto de um argumento pode variar em função da
intencionalidade que lhe for atribuída.
15 outubro, 2019
APOLLO II NA 1ª PÁGINA DA IMPRENSA PORTUGUESA DE 1969.
Integrado nas celebrações do 50º aniversário da chegada do Homem à lua, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro produziu e montou uma exposição intitulada Apollo II na 1ª página da imprensa portuguesa de 1969.
Deste modo foram expostas as primeiras páginas da imprensa nacional à época da viagem de Apollo II à lua em 1969, divulgando jornais como Diário de Lisboa, Diário Popular, República e A Capital. Os visitantes puderam ver como a notícia da viagem de Amstrong foi publicitada na imprensa portuguesa e puderam ainda acompanhar os relatos do acontecimento nos primeiros dias da expedição.
Foram várias as turmas que visitaram a exposição e muito particularmente no âmbito da disciplina de Português na exploração de textos de género jornalístico. Foi elaborado um desafio para os alunos de 8º ano intitulado Caça aos jornais, em que os alunos teriam de descobrir diversa informação nos periódicos expostos, desde títulos, datas, autores, acontecimentos, pormenores fotográficos, editores, notícias, etc. Esta atividade finalizou em sala de aula com um Kahoot como resultado do trabalho feito na Biblioteca Escolar.
As turmas de 8º ano foram também
protagonistas na exploração da montra bibliográfica da Biblioteca Escolar sobre
a conquista do espaço, vindo acompanhados de professores com guias de pesquisa
para as obras expostas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)