Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

18 outubro, 2019

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


O  Dia Mundial da Alimentação foi comemorado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a Animadora Cultural e com a enfermeira Paula Antunes, do Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins.

Nos passados dias 16 e 17 de outubro, seis turmas de 6º e 9º ano, participaram na Biblioteca na atividade Prova de Sabores e Uma Refeição Saudável.




Esta atividade teve como finalidade alertar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação completa, variada e equilibrada e as consequências resultantes da adoção de atitudes promotoras de saúde ou de fatores de risco no que concerne às escolhas alimentares. A atividade desenvolvida procurou alertar, formar e informar, tendo um objetivo lúdico para captar o interesse e a atenção dos seus destinatários.

Dotar as crianças e adolescentes de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas e construtivas capazes de favorecer o equilíbrio e o seu bem-estar futuro, aprender a ser assertivo nas escolhas alimentares e promover o civismo e a educação para a saúde alimentar, foram alguns dos objetivos a atingir com esta iniciativa.




Jogos, leituras, provas gastronómicas, desafios, tudo se experimentou na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procura implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência do Bem-estar, saúde e ambiente, no propósito de levar os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar designadamente nos hábitos quotidianos, especificamente na alimentação.

17 outubro, 2019

CRESCER COM O CINEMA V - A SEQUÊNCIA


Antes do visionamento do filme PEDRA NO BOLSO, os alunos do 9º C realizaram uma atividade que os levou a perceber como a escolha das imagens em cinema e a sua sequência determinam a história que se quer contar.



Construíram-se baralhos de cartas com vários fotogramas do filme A Pedra no Bolso, que os alunos ainda não tinham visto. Cada grupo de 4 alunos tinha o mesmo baralho com as mesmas imagens e tinha que as colocar pela ordem que entendesse para com elas contar uma história.





Depois de ordenar os fotogramas e construir uma história, cada grupo leu à turma a sua história.





O resultado foram histórias e sequências de fotogramas muito diferentes. Os alunos debateram o facto da sequência de imagens poder alterar a mensagem que se quer transmitir. Os alunos puderam concluir que a interpretação de cada imagem num contexto de um argumento pode variar em função da intencionalidade que lhe for atribuída.




15 outubro, 2019

APOLLO II NA 1ª PÁGINA DA IMPRENSA PORTUGUESA DE 1969.



Integrado nas celebrações do 50º aniversário da chegada do Homem à lua, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro produziu e montou uma exposição intitulada Apollo II na 1ª página da imprensa portuguesa de 1969.

Deste modo foram expostas as primeiras páginas da imprensa nacional à época da viagem de Apollo II à lua em 1969, divulgando jornais como Diário de Lisboa, Diário Popular, República e A Capital. Os visitantes puderam ver como a notícia da viagem de Amstrong foi publicitada na imprensa portuguesa e puderam ainda acompanhar os relatos do acontecimento nos primeiros dias da expedição.







Foram várias as turmas que visitaram a exposição e muito particularmente no âmbito da disciplina de Português na exploração de textos de género jornalístico. Foi elaborado um desafio para os alunos de 8º ano intitulado Caça aos jornais, em que os alunos teriam de descobrir diversa informação nos periódicos expostos, desde títulos, datas, autores, acontecimentos, pormenores fotográficos, editores, notícias, etc. Esta atividade finalizou em sala de aula com um Kahoot como resultado do trabalho feito na Biblioteca Escolar.

As turmas de 8º ano foram também protagonistas na exploração da montra bibliográfica da Biblioteca Escolar sobre a conquista do espaço, vindo acompanhados de professores com guias de pesquisa para as obras expostas.