"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
09 março, 2019
08 março, 2019
O livro e a paisagem em Ferreira de Castro - SEMANA DA LEITURA
Do currículo de geografia de 7º ano faz parte a observação e descrição de paisagens. Enquadrado neste tema foi desenvolvido o projeto “As Paisagens”. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que organizou uma exposição sobre a descrição de paisagens nas obras de Ferreira de Castro.
Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro
O Edifício, velho e longo, muito longo e de um só piso, parecia querer
mostrar que a sua missão, justamente por ser celeste, devia agarrar-se à terra,
estender-se bem na terra, para extrair a alma dos homens que nela viviam. No
telhado antigo, com o pó dos tempos fixado em crostas esverdeadas que nenhuma
chuva conseguia lavar, os pardais faziam o ninho na primavera. Em baixo, entre
as paredes e as covitas que as goteiras, em horas pluviosas, abriam no solo,
vicejavam lírios, roseiras trepadoras e tenros pés de salsa que o irmão
hortelão não se dispensava de cultivar. Ao fundo, com uma árvore em frente, tão
ramalhuda que quase a ocultava, erguia-se a capela, que, ligada embora ao
edifício, avançava sobre o jardim, dando ao todo a forma de um grande L.
Ferreira de
Castro, A Missão (1954)
(82-3 –
CAS-MIS) pág. 13
01 março, 2019
ARQUIbe - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA
A
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro desenvolveu hoje um workshop em parceria com a
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o seu gabinete FAJúnior
, onde os alunos puderam experimentar a composição volumétrica de pequenos seres
arquitetónicos.
A
construção de edifícios com toda a criatividade e imaginação, transformou a
Biblioteca Escolar num ateliê de arquitetura e urbanismo juvenil.
Deseja-se que a experiência plástica dos alunos não seja encarada,
apenas, como uma atividade ilustrativa do que vê, mas a (re)invenção de
soluções para a criação de novas imagens, relacionando conceitos, materiais,
meios e técnicas, imprimindo-lhe a sua intencionalidade e o desenvolvimento da
sua expressividade.
São estes alguns dos Organizadores das Aprendizagens Essenciais de Educação Visual, ligados ao Domínio Experimentação e Criação, para o 3º ciclo, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro quis integrar na sua missão de integração curricular e desenvolvimento de literacias.
São estes alguns dos Organizadores das Aprendizagens Essenciais de Educação Visual, ligados ao Domínio Experimentação e Criação, para o 3º ciclo, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro quis integrar na sua missão de integração curricular e desenvolvimento de literacias.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade,
cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de
complementaridade e enriquecimento do currículo, como o preconizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.
25 fevereiro, 2019
O livro e a paisagem em Ferreira de Castro
Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de
Castro
Anoitecia. Nos topes da
serra ainda havia rósea claridade, mas cá em baixo, boiavam sombras cada vez
mais densas. Com suas altivas lombas, as ramificações da montanha cercavam, de
todas as bandas, a vila postada quase no fundo do grande vale, ao pé do Zêzere,
que na paz crepuscular adquiria voz forte, correndo e cantando entre os
penedais do seu leito. A luz parecia desprender-se, como um véu, da imensurável
cavidade, deixando ainda vermelhar a telha francesa das casas abastadas,
enquanto os negros telhados dos pobres se somavam já à escuridão que avançava.
Nas encostas, os pinheiros formavam mancha compacta e, nos vastos soutos, os
castanheiros, de arredondadas frontes, dir-se-iam sem troncos - apenas largas
copas pousadas nos penhores, como acampamento aguardando a noite”
Ferreira de Castro, A Lã e a Neve (1947)
(BEFC 82-3 – CAS-LA)
pág.
23,24
Subscrever:
Mensagens (Atom)