Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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17 fevereiro, 2019

Desenvolvimento e construção sustentável no âmbito do ambiente construído - Programa Cientificamente Provável


No passado dia 13 de fevereiro, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no âmbito do Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, recebeu o Professor Doutor Alberto Reaes Pinto, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura e Artes (FAA) da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), Doutor em Arquitetura pela Universidade de Salford-UK e Coordenador do Centro de Investigação e Desenvolvimento, em Território, Arquitetura e Design (CITAD) da FAA da Universidade Lusíada.


Os alunos de 9º ano puderam ouvir falar sobre Desenvolvimento e construção sustentável no âmbito do ambiente construído, e puderam refletir sobre o impacto da construção na sustentabilidade.



A política de crescimento económico, com base no carbono, tem posto em evidência a necessidade de se discutir que tipo de desenvolvimento pretendemos, sendo certo que o atual nos está a conduzir no sentido de comprometermos as gerações vindouras. Ora a indústria de construção é uma atividade que produz grandes impactes ambientais negativos. Daí a necessidade de inseri-la no âmbito e princípios da Construção Sustentável. Nesse sentido, há que encontrar outros modelos de construção, com tecnologias mais produtivas, utilizando menor volume de matérias-primas e materiais mais renováveis, reduzindo assim os impactes negativos, que resultam da sua exploração e do seu uso. (Alberto Reaes Pinto, A escolha dos materiais para a construção sustentável, revista arquitetura Lusíada,  N. 3 (2.º semestre 2011). - p. 77-82.)



Encontrarmos outro tipo de Arquitetura, mais adequado para o desenvolvimento das nossas cidades, para sabermos intervir de uma maneira mais sustentável no nosso património construído e tendo presente o esgotamento relativamente à construção nova de Edifícios. Defendemos uma reflexão sobre qual o modo de fazer Arquitetura, que considere melhor os nossos recursos, as nossas tecnologias, o nosso clima e a nossa identidade. ( Alberto Reaes Pinto, Reflexões sobre arquitetura e mudança, revista arquitetura Lusíada,N.4( 2013) - Resumo


Com esta palestra, alunos e professores de Geografia puderam trabalhar competências de Geografia para o final de 3º ciclo, nomeadamente: Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural, refletindo sobre as soluções possíveis, Refletir criticamente sobre a qualidade ambiental do lugar/região, sugerindo ações concretas e viáveis que melhorem a qualidade ambiental desses espaços; Analisar casos concretos de gestão do território que mostrem a importância da preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável.

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a caminho do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no princípio da Sustentabilidade – A escola contribui para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade, um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo, que consiste no estabelecimento, através da inovação política, ética e científica, de relações de sinergia e simbiose duradouras e seguras entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra, de cujo frágil e complexo equilíbrio depende a continuidade histórica da civilização humana.

16 fevereiro, 2019

Ciência e Verdade


Integrado no programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem estado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Lisboa, com a qual pôde desenvolver diversas atividades.



Na passada quarta feira alunos de 9º ano puderam assistir a uma palestra sobre A Ciência e a procura da verdade, apresentada pelo Dr. Mário Maia-Matos.




A atividade começou por abordar o tema Verdades e mitos em ciência. Foram apresentados alguns casos de mitos e inverdades em ciência, e os alunos puderam realizar um QUIS no qual testaram os seus conhecimentos científicos e as suas próprias crenças.



Sobre a verdade em ciência, foram abordados vários tipos de verdade, da verdade filosófica, à religiosa, à matemática e à científica. Finalmente e ainda sobre este tema foi abordado o método científico como forma científica de procurar a verdade.



Em seguida o Dr. Mário Maia-Matos abordou a proliferação de notícias pseudocientíficas e a forma como nos são apresentadas, tendo para isso abordando o tema de Cancro e oxidação.




Os alunos puderam apreender regras básicas de como como analisar uma notícia de jornal e um artigo científico e confirmar a sua veracidade. E foram assim as palavras do Dr. Mário Maia-Matos:


NÃO FICAR PELO TÍTULO!!
Verificar a data da notícia.
IR ATRÁS DA FONTE!
Identificar a fonte da notícia:
Nome da revista científica
Nome do investigador e/ou instituição
Data da descoberta
Verificar a informação disponibilizada
Resumo dos dados
Principais conclusões
Principais limitações

Verificar a informação da notícia (nomes, datas, etc.)
Ler o resumo que deve conter toda a informação importante
Ler o título e ver se se adequa aos achados principais
Ver as figuras e as tabelas
Ler a introdução para contextualizar
Ler o material e métodos
Ler a conclusão e a discussão

PEDIR APOIO A UM PROFISSIONAL DA ÁREA PARA COMPREENDER!




Termina a sessão com a questão da Ciência em constante mudança e a relatividade das verdades científicas e o desafio que isso representa. O verdadeiro desafio é o caminhar para a verdade.

15 fevereiro, 2019

O contributo da ciência e tecnologia em saúde - Programa Cientificamente Provável



No passado dia 13 de fevereiro, no âmbito do Programa Cientificamente Provável, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde proporcionar a turmas de 9º ano, uma palestra proferida pela Drª  Maria da Luz Antunes sobre O contributo da ciência e tecnologia em saúde, estabelecendo-se assim o início da parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Lisboa.






Definição de plágio e as suas diversas formas, plágio intencional e não intencional, e formas de evitar o plágio, foram alguns dos primeiros temas abordados. Os aluno puderam perceber que o verdadeiro trabalho escolar, universitário ou científico não pressupõe aceitação generalizada de que o que encontramos na Internet é de domínio público e, assim, pode ser usado sem que seja necessário indicar a fonte.




Utilizar fontes fidedignas e fiáveis, conseguir um equilíbrio na quantidade de fontes a utilizar, construir a bibliografia à medida que o trabalho vai avançando, identificar no texto as fontes utilizadas recorrendo a citações, trabalhar os textos previamente e não quando se está a escrever o trabalho, identificar as fontes de onde foram retirados mapas, gráficos, fotografias, entre outros, só usar citações se ajudarem a ilustrar uma ideia e não esquecer que a paráfrase é uma forma de citação, foram algumas formas apontadas  para evitar o plágio.

Não usar as ideias dos outros autores para construir o nosso trabalho, sendo que
as ideias dos outros devem ser usadas para reforçar, dar credibilidade e sustentar o trabalho, foram também as palavras da professora Maria da Luz Antunes.

Na sequência do tema da pesquisa de informação, foram em seguida explicados processos de pesquisa como as Truncaturas, a Interrogação e os Operadores booleanos, como recursos facilitadores da pesquisa digital.

Esta atividade integrou-se também na Visão do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que pretende que o jovem conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta .  

14 fevereiro, 2019

Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia



No dia 12 de fevereiro realizaram-se na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, três sessões para alunos do 9º ano com as investigadoras do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Rita Neves e Sandra Reis. A Rita e a Sandra fizeram uma breve apresentação dos seus percursos profissionais e tópicos de investigação e responderam a questões dos alunos.



 Esta atividade esteve enquadrada no Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia, um evento global dinamizado pela União Astronómica Internacional no âmbito das celebrações do seu centésimo aniversário, e que tem por base o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, decretado pelas Nações Unidas para alertar para o reduzido número de mulheres na Ciência. Pretendeu-se com esta ação celebrar as mulheres cientistas bem como promover a ciência e carreiras científicas junto dos mais jovens.






Reforço de parcerias e projetos promotores da igualdade de acesso à informação e da inclusão social, é uma das linhas de ação presentes no Programa Rede de Bibliotecas Escolares no Quadro estratégico 2014-2020.