Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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23 novembro, 2018

Projeto “Explorar o Universo” - A CONSTITUIÇÃO E EVOLUÇÃO DO UNIVERSO


Ainda no contexto do projeto “Explorar o Universo” a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e o grupo disciplinar de Físico-Química puderam hoje proporcionar a alunos de 7ºano um encontro com a Dr.ª Elsa Teixeira, aluna de doutoramento da Faculdade de Ciências do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob tema A constituição e evolução do Universo.


Nos últimos 20 anos aprendemos mais sobre o Universo do que em todo o resto da história da humanidade. Esta palestra descreveu o estado atual da Cosmologia (o chamado modelo do Big Bang) e os seus grandes desafios futuros. O principal é o facto de observações recentes sugerirem que 96% do conteúdo do Universo se encontrar em formas (conhecidas como matéria escura e energia escura) que não emitem luz nem foram ainda detetadas experimentalmente em laboratório, sendo apenas conhecidas pelos seus efeitos gravitacionais. Uma nova geração de telescópios e satélites tentará, na próxima década, caracterizar este lado escuro do Universo.


A recente descoberta da expansão acelerada do Universo revolucionou a forma como pensamos e modelamos a dinâmica do Universo como um todo. Nesta palestra fizemos uma viagem desde a vida na Terra até à vastidão de tudo o que nos rodeia.



22 novembro, 2018

Bullying na Escola


No passado dia 21 de novembro os 225 alunos de 7º ano puderam ter uma pequena formação sobre Bullying na Escola, proporcionado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o patrocínio da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins. Fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização, foi o principal objetivo desta formação.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nesta formação pretendeu implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Relacionamento interpessoal ,onde se desejou ajudar os alunos a interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.


21 novembro, 2018

Projeto “Explorar o Universo” - DO INFINITAMENTE GRANDE AO INFINITAMENTE PEQUENO


No contexto do projeto “Explorar o Universo” hoje a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de proporcionar a alunos de 9º ano uma palestra com a Dr.ª Rita Neves, aluna de doutoramento da Faculdade de Ciências do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob tema Do infinitamente grande ao infinitamente pequeno.


A gravidade quântica é um tema de investigação recente na área da física que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos. Nesta palestra podemos ver por que razões esta abordagem é necessária. Vimos que a Relatividade Geral de Einstein não consegue descrever buracos negros nem o Big-Bang e que para tal precisamos de considerar efeitos quânticos da gravidade e do próprio espaço-tempo.


Nesta apresentação foram abordadas as enormes diferenças de tamanhos ou escalas espaciais e temporais, associados à enorme diversidade de partículas e estruturas que preenchem o Universo. Desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande. É a questão em aberto mais ambiciosa, a demanda do Santa Graal na Física Moderna, nomeadamente a unificação da Teoria da Relatividade Geral e da Física Quântica.



Este Projeto “Explorar o Universo” pretende ao longo do ano letivo trazer à escola Palestras Científicas proferidas por Cientistas Portugueses, alguns de renome internacional, numa parceria entre a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e o grupo disciplinar de Ciências Físico-Química.


Assim sendo, este projeto visa cultivar o gosto dos alunos pela Ciência e aumentar a literacia científica, sobretudo em áreas onde, tradicionalmente, o insucesso escolar é mais elevado. O Projeto também contemplou uma vertente informativa especificamente dirigida à disciplina de Físico-Química para complementar o currículo da mesma e combater o insucesso escolar.

Cumprindo os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto “Explorar o Universo” pretende desenvolver “As competências na área de Saber científico, técnico e tecnológico(que)dizem respeito à mobilização da compreensão de fenómenos científicos e técnicos e da sua aplicação para dar resposta aos desejos e necessidades humanos, com consciência das consequências éticas, sociais, económicas e ecológicas.”

16 novembro, 2018

Projeto Newton Gostava de Ler


Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam: o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional; a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.



O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/Newton_gostava_de_ler.html


Foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou em prática para turmas de 9º ano, a atividade Quase Robots, onde pretendeu verificar com os alunos a lei de Arquimedes numa atividade laboratorial e aplicar essa lei em situações do dia-a-dia. Conteúdos de Ciências Físico-químicas como Forças, Movimentos e Energia, foram abordados de forma prática e lúdica.



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.