Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

10 maio, 2025

Descobrir Camões (9ºB3, 9ºC1))


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a dar a conhecer a vida e obra de Luís de Camões aos grupos/turmas de 9º ano. Com um jogo de descoberta, criado pela biblioteca escolar, os nossos alunos exploram a exposição do Instituto Camões, celebrando assim os 500 anos do nascimento do poeta. Desta vez publicamos a visita dos alunos dos grupos/turmas do 9ºB3 e 9ºC1, da professora Sandra Gerardo.





09 maio, 2025

Um Livro que Li (Domingos Impuque)


    Partilhar livros marcantes pode desenvolver a empatia e mostrar como a leitura faz parte do crescimento pessoal. É uma forma de pais e filhos se aproximarem, mesmo com idades ou contextos diferentes. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras do pai de Mariana Impuque que apresentamos.







Concurso de Tradução em Língua Inglesa


 Em colaboração com os professores de Inglês de 3º Ciclo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de receber dez grupos/turmas e respetivos professores, para a realização do Concurso de Tradução em Língua Inglesa, na semana de 5 a 9 de maio. A biblioteca escolar vestiu-se a rigor e os dicionários andaram de mão em mão sem traduções digitais.











08 maio, 2025

Um Livro que Li (Soraia Ossmane)


    Quando os pais demonstram gosto pelos livros e partilham as suas leituras, tornam-se exemplo como incentivo à leitura. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da avó de Soraia Ossmane que apresentamos.

Literacia Financeira: Tomada de decisões financeiras informadas


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha a responsabilidade no desenvolvimento da literacia financeira, colaborando com Educação para a Cidadania, proporcionado formação a alunos de 8º ano, trabalhando com os alunos a tomada de decisões financeiras informadas.
Num mundo cada vez mais complexo e globalizado, a literacia financeira assume um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, autónomos e responsáveis. Fomentar a tomada de decisões financeiras informadas, desde a escolaridade obrigatória, é um imperativo pedagógico que visa preparar os jovens para enfrentar os desafios económicos do quotidiano com discernimento e competência. A educação financeira não se limita apenas à aprendizagem de conceitos como orçamento, poupança ou investimento. Trata-se, acima de tudo, de desenvolver capacidades críticas e analíticas que permitam aos alunos avaliar riscos, planear a longo prazo e distinguir entre necessidades e desejos. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, os grupos/turmas 8ºC1 e 8ºC2 receberam mais uma vez o formador Sérgio Félix.









07 maio, 2025

Um Livro que Li (Vanessa Nogueira)


    Quando pais e filhos falam sobre livros que deixaram marca, criam um património literário familiar. Estas obras tornam-se referências partilhadas que enriquecem o vocabulário emocional e cultural da família. Esta ligação fortalece a comunicação e ajuda a desenvolver um sentido de pertença e identidade leitora. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Nogueira que apresentamos.  



06 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Leonor Sousa


    Com o projeto Mediação Ler+ Jovem, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro convida os seus jovens leitores a partilhar o seu parecer literário sobre uma obra lida da sua biblioteca escolar. Ao incentivar os jovens a partilharem opiniões críticas sobre os livros que leem, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promove uma relação mais ativa e participativa com a leitura. Em vez de encararem os textos de forma passiva, os jovens tornam-se leitores conectados, questionando intenções do autor, explorando temas subjacentes e identificando conexões com as suas próprias vivências. Esta abordagem não só aumenta a compreensão e o apreço pela literatura, como também estimula a curiosidade e o hábito de leitura.
    Hoje é a Leonor Sousa que nos escreve sobre Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, e que, quem sabe, atrai mais um novo leitor.










05 maio, 2025

Um Livro que Li (Susana P.)


    A conversa sobre o impacto de uma história lida na juventude dos pais cria um diálogo entre gerações, onde se partilham referências culturais, sonhos e inquietações, promovendo a empatia e o entendimento mútuo. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Sofia Alves que apresentamos.

02 maio, 2025

Descobrir Camões (9ºC2)


    Continuamos a celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Com a exposição promovida pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, patrocinada pelo Instituto Camões, foi possível aos nossos alunos de 9º ano realizar jogos de descoberta da vida e obra do poeta.
Comemorar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões tem uma importância pedagógica significativa, não apenas pela sua contribuição para a literatura, mas também pelo seu impacto no desenvolvimento da linguagem e da cultura portuguesa. Camões foi um mestre da língua e da poesia, e a sua obra oferece uma vasta gama de temas e estilos literários que continuam a inspirar gerações de leitores. Para os alunos, estudar Camões significa mergulhar em uma rica tradição literária, perceber a evolução da nossa língua e entender melhor o contexto histórico e cultural da época dos Descobrimentos.