Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

01 abril, 2025

Poesia de Porta Aberta ( 6ºB3)


     Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro recebemos mais uma vez as famílias dos nossos alunos de 6º ano, na atividade Poesia de Porta Aberta, dinamizada pelos professores de Português.
    O envolvimento das famílias nas atividades escolares permite que a aprendizagem não se esgote no espaço físico da escola. Quando há colaboração entre alunos, professores e famílias, os conteúdos ganham continuidade e mais significado. Estas atividades conjuntas enriquecem o processo educativo, tornando-o mais próximo, humano e inclusivo. Esta interação ajuda a construir pontes entre diferentes mundos e valoriza o conhecimento como uma construção coletiva. Foi mais uma vez visível o orgulho dos alunos da professora Anabela Carvalho, do grupo/turma 6ºB3, que trouxeram familiares para lerem em conjunto poesia. E esta atividade de leitura de poemas mostrou bem que, mais do que um simples exercício literário, a leitura de poesia é uma oportunidade para estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos. A interpretação poética convida à dúvida, à reflexão, à abertura de sentidos — não há uma única leitura correta, mas sim múltiplas possibilidades que desafiam a rigidez do pensamento. O debate final sobre os textos lidos foi verdadeiramente enriquecedor.






A minha casa tem uma palavra a dizer ( (6ºB1)


    Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foi realizada mais uma vez a oficina A minha casa tem uma palavra a dizer. Foi replicada a atividade do gabinete FaJunior da Faculdade de Arquitetura, integrado nas atividades do programa Cientificamente Provável, da Rede de Bibliotecas Escolares, e que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro vem aplicando há três anos. Desta vez foram os alunos do 6ºB1 que transformaram adjetivos em construção espacial. Alunos da professora Anabela Carvalho, transformaram adjetivos em representações plásticas como uma forma de estimular a criatividade. Ao explorar os adjetivos através de colagens, pinturas e desenho livre, os alunos exercitaram a imaginação e experimentaram diversas formas de expressão. Esta abordagem permitiu-lhes pensar de forma mais livre, associando palavras a emoções, símbolos e experiências visuais. Por outro lado mais uma vez foi trabalhado com os alunos a leitura crítica do espaço, desenvolvendo competências como a observação e análise do espaço  arquitetónico. 







 



Quem tem capa sempre escapa (8ºA1,8ºA2, 8ºA3)


    Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a professora bibliotecária desenvolveu três oficinas de escrita criativa. Os alunos dos três grupos/turmas da equipa do 8ºA foram convidados a produzir um texto partindo de uma sequência de imagens. Utilizar a ilustração como estímulo para a produção textual é uma estratégia poderosa para desenvolver competências de escrita. Os alunos ganham um ponto de partida concreto para estruturar ideias, organizar narrativas e explorar descrições. A imagem oferece pistas visuais que orientam a construção do texto. Esta atividade convida à exploração de diferentes géneros — narrativo, descritivo, opinativo — e ao uso mais rico de vocabulário, ao tentar traduzir em palavras aquilo que se vê ou se imagina. Este tipo de exercício ajuda também a trabalhar a inferência, a antecipação e a construção de enredos. Ao escreverem a partir de uma ilustração, os alunos praticam a arte de "ler imagens" e de transformar essas leituras em narrativas originais e significativas. Das mãos destes alunos saíram, com entusiasmo, histórias de amor, textos policiais, enredos de terror, e tudo o que a sua imaginação foi capaz de criar.  






Poesia de Porta Aberta (6ºC2)


    Com a Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi possível trazer até à escola as famílias dos nossos alunos de 6º ano, com a atividade Poesia de Porta Aberta, dinamizada em colaboração com os professores do grupo de Português de 2º Ciclo.
    O envolvimento das famílias nas atividades da escola tem um impacto direto e positivo no percurso educativo dos alunos. Quando pais, encarregados de educação ou outros familiares se mostram presentes e interessados, os nossos alunos sentem-se mais motivados, valorizados e seguros. Essa ligação reforça a autoestima e promove uma atitude mais positiva perante a escola e a aprendizagem.
    Foi visível o orgulho dos alunos que se fizeram acompanhar pelos seus familiares e que com eles prepararam a declamação de poemas. Com o grupo/turma 6ºC2 da professora Raquel Brouco foi possível estabelecer uma conversação entre alunos e famílias, sobre os temas abordados em cada poema. Foi uma sessão verdadeiramente gratificante.








31 março, 2025

Literacia Financeira : Consumo responsável e consciente (5ºA1,5ºA2)


    A aprendizagem de um consumo responsável e consciente é essencial para a formação de cidadãos ativos, críticos e informados. No contexto educativo, esta temática deve ser abordada como parte integrante da educação para a cidadania, promovendo a reflexão sobre as consequências das escolhas individuais e coletivas. Ao desenvolverem a capacidade de avaliar o impacto social, económico e ambiental dos seus hábitos de consumo, os alunos tornam-se mais conscientes do seu papel na sociedade. A escola tem, assim, a responsabilidade de proporcionar espaços de diálogo e aprendizagem que incentivem comportamentos éticos e solidários, preparando os jovens para um futuro mais justo e sustentável. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha a responsabilidade no desenvolvimento da literacia financeira, colaborando com  Educação para a Cidadania, proporcionado formação a alunos de 5º ano, nas áreas do consumo responsável e consciente. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, os grupos/turmas 5ºA1 e 5ºA2 receberam mais uma vez a formadora Mariana Nunes.