Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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02 abril, 2025

Migrantes - Alguns objetos e memórias


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a ligar comunidades, neste que é o ano em que se sublinha o papel fundamental das bibliotecas escolares na promoção da integração, inclusão e envolvimento dos seus alunos. Deste modo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na Semana da Leitura, convidou alunos a partilharem o que foi possível trazer dos países de origem e que carrega memórias das suas vidas em outras paragens. Professores e Auxiliares de Ação Educativa em empatia com os alunos migrantes, associaram-se à iniciativa e trouxeram também objetos das suas origens para esta exposição da biblioteca escolar.
    A escola desempenha um papel crucial na construção das identidades pessoais e sociais dos alunos. No caso dos alunos imigrantes, a valorização da sua cultura de origem é essencial para o seu bem-estar emocional e para o seu sucesso educativo. Quando os seus saberes, línguas e tradições são reconhecidos e integrados nas práticas pedagógicas, estes alunos sentem-se respeitados e motivados, o que se pode refletir positivamente no seu percurso escolar.
















Um Livro que Li (Inês Ferreira)


    Partilhar leituras marcantes cria oportunidades de diálogo sincero entre pais e filhos. Estas conversas fortalecem a ligação afetiva e tornam-se espaços privilegiados para a troca de ideias, sentimentos e memórias. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Inês Ferreira que divulgamos.


Leituras Dialogadas : Os Migrantes (5º A4)


  
  Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi realizada mais uma sessão de Leituras Dialogadas a propósito da obra Os Migrantes, de Marcelo Simonetti. O grupo/turma 5º A4 foi levado pela professora bibliotecária Teresa Costa a refletir sobre temas como o preconceito ou a xenofobia. Com as Leituras Dialogadas os alunos envolveram-se emocionalmente com a história, desenvolvendo a sua empatia e capacidade de reflexão sobre os assuntos abordados. A aprendizagem sobre xenofobia é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes da diversidade que caracteriza o mundo em que vivemos e até o nosso Agrupamento de Escolas, e é essencial para se encarar este assunto como atitude de hostilidade, preconceito ou discriminação contra pessoas de outras nacionalidades ou culturas. No final desta sessão ainda visionámos dois documentários e o debate não parecia ter fim.





01 abril, 2025

Poesia de Porta Aberta ( 6ºB3)


     Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro recebemos mais uma vez as famílias dos nossos alunos de 6º ano, na atividade Poesia de Porta Aberta, dinamizada pelos professores de Português.
    O envolvimento das famílias nas atividades escolares permite que a aprendizagem não se esgote no espaço físico da escola. Quando há colaboração entre alunos, professores e famílias, os conteúdos ganham continuidade e mais significado. Estas atividades conjuntas enriquecem o processo educativo, tornando-o mais próximo, humano e inclusivo. Esta interação ajuda a construir pontes entre diferentes mundos e valoriza o conhecimento como uma construção coletiva. Foi mais uma vez visível o orgulho dos alunos da professora Anabela Carvalho, do grupo/turma 6ºB3, que trouxeram familiares para lerem em conjunto poesia. E esta atividade de leitura de poemas mostrou bem que, mais do que um simples exercício literário, a leitura de poesia é uma oportunidade para estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos. A interpretação poética convida à dúvida, à reflexão, à abertura de sentidos — não há uma única leitura correta, mas sim múltiplas possibilidades que desafiam a rigidez do pensamento. O debate final sobre os textos lidos foi verdadeiramente enriquecedor.






A minha casa tem uma palavra a dizer ( (6ºB1)


    Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foi realizada mais uma vez a oficina A minha casa tem uma palavra a dizer. Foi replicada a atividade do gabinete FaJunior da Faculdade de Arquitetura, integrado nas atividades do programa Cientificamente Provável, da Rede de Bibliotecas Escolares, e que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro vem aplicando há três anos. Desta vez foram os alunos do 6ºB1 que transformaram adjetivos em construção espacial. Alunos da professora Anabela Carvalho, transformaram adjetivos em representações plásticas como uma forma de estimular a criatividade. Ao explorar os adjetivos através de colagens, pinturas e desenho livre, os alunos exercitaram a imaginação e experimentaram diversas formas de expressão. Esta abordagem permitiu-lhes pensar de forma mais livre, associando palavras a emoções, símbolos e experiências visuais. Por outro lado mais uma vez foi trabalhado com os alunos a leitura crítica do espaço, desenvolvendo competências como a observação e análise do espaço  arquitetónico. 







 



Um Livro que Li (Elizabete Koman)


    Um pai ou uma mãe que fala com entusiasmo sobre um livro que leu, transmite aos filhos uma mensagem poderosa: os livros interessam, fazem pensar, emocionam. Esse entusiasmo desperta nos mais novos o desejo de também viver essas experiências, funcionando como motivação natural para começar (ou continuar) a ler. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Lara Sigá que apresentamos.