As bibliotecas escolares são verdadeiros pilares na construção do hábito de leitura entre os jovens. Estes espaços vão além do empréstimo de livros, promovendo iniciativas que inspiram a curiosidade e a criatividade dos alunos. Projetos como Tertúlias Literárias, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, transformam a biblioteca escolar num ponto de encontro para o debate literário e a partilha de ideias. Ao se democratizar o acesso aos livros, as bibliotecas escolares desempenham um papel inclusivo, garantindo que todos os alunos, independentemente do contexto socioeconómico, tenham a oportunidade de explorar a riqueza literária e descobrir o prazer de ler. A biblioteca escolar e os professores de português dão as mãos nesta caminhada de promoção da leitura. Aqui são imagens dos alunos do professor Filipe Marques, 8ºD2.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
25 janeiro, 2025
24 janeiro, 2025
Álbum da Lisboa Republicana em tempo de mudança II
Os alunos de 9º ano continuam a visitar a exposição da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Álbum da Lisboa Republicana (em tempo de mudança), para apresentarem na aula de História a sua perceção sobre o quotidiano de Lisboa do início do século XX.
A análise do quotidiano ao longo da História permite perceber as transformações sociais e económicas que moldaram as sociedades. A evolução das condições de trabalho, da organização familiar e do acesso à educação são aspetos fundamentais para entender a mudança histórica. O estudo da vida diária revela também as desigualdades sociais e de género, dando voz a grupos que, muitas vezes, foram ignorados pelas narrativas tradicionais. Dessa forma, a História do quotidiano ajuda a construir um conhecimento mais inclusivo e abrangente sobre o passado, contribuindo para uma sociedade mais consciente e informada.
Estas são imagens de alunos de 9º ano, da professora Gisela Pinto, que visitam a exposição. Quando os alunos são incentivados a questionar o que veem, a relacionar informações e a expressar as suas interpretações, estão a fortalecer competências essenciais para a sua formação. A observação detalhada torna-se, assim, um exercício de análise e compreensão, preparando os alunos para uma leitura mais aprofundada do mundo que os rodeia. É com este objetivo que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro também trabalha.
23 janeiro, 2025
Literacia Financeira: Orçamento Pessoal (8ºC1, 8ºC2)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua, na sua função de apoio ao currículo e de desenvolvimento de diversas literacias, a proporcionar aos alunos formação na área da literacia financeira, Aqui são alunos de oitavo ano que aprendem a planificar um orçamento pessoal, aprendendo a estabelecer objetivos e prioridades, com a colaboração da Associação Sintra ES+.
A educação financeira é uma prática pedagógica essencial para preparar os jovens a lidar com os desafios económicos do mundo moderno. Desde cedo, compreender conceitos como orçamento, poupança e consumo consciente ajuda os alunos a desenvolverem autonomia e a tomarem decisões financeiras responsáveis. Essa aprendizagem vai além do cálculo de números; ela envolve reflexões sobre valores, prioridades e o impacto de suas escolhas na vida pessoal e coletiva.
No final da sessão os alunos tiveram que fazer um orçamento pessoal, e foi possível constatar a dificuldade que estes alunos têm em planificar um orçamento, desconhecendo muitos dos encargos das famílias.
22 janeiro, 2025
Tertúlias Literárias (6ºC1, 6ºC2, 6ºC3)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a fazer a Escola Básica Ferreira de Castro, uma Escola a Ler Mais e Melhor. Os nossos alunos continuam a apresentar aos colegas os seus pareceres literários, nas Tertúlias Literárias. Esta a atividade desperta o interesse das turmas, que são motivadas a explorar novas leituras por meio das recomendações e das impressões compartilhadas. Esta prática também cria um espaço de diálogo literário, no qual os alunos podem debater pontos de vista diferentes, enriquecendo a aprendizagem coletiva e formando leitores mais atentos e críticos.
Hoje apresentamos os grupos/turmas da professora Raquel Brouco, a quem agradecemos esta adesão aos projetos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
21 janeiro, 2025
Álbum da Lisboa Republicana em tempo de mudança I
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no cumprimento da sua missão de apoio ao currículo, preparou uma exposição sobre Lisboa dos finais do século XIX e início do século XX, enquadrando visualmente a Capital Portuguesa dos tempos da Primeira República. O estudo do quotidiano permite uma compreensão mais profunda da forma como as pessoas viveram em diferentes épocas. Tradicionalmente, a História focou-se nos grandes acontecimentos e nas figuras de destaque, mas a vida quotidiana das populações comuns fornece um retrato mais realista das sociedades. Ao analisar aspetos como a alimentação, o vestuário, os hábitos de trabalho e lazer, percebemos melhor as dinâmicas sociais e culturais. Além disso, compreender o passado quotidiano ajuda-nos a refletir sobre as mudanças e permanências na sociedade atual, permitindo uma análise mais crítica do nosso próprio tempo.
Todos os alunos de 9º ano são convidados a visitar esta exposição, na disciplina de História, e a descobrir diferenças e distâncias dos dias de hoje. Em sala de aula cada aluno apresenta as suas conclusões através do seu olhar atento.
Aqui são os alunos do professor Paulo Panda que visitam a exposição e preparam o seu trabalho. No contexto pedagógico, a prática de visitar uma exposição, desenvolve a capacidade de análise crítica, o pensamento reflexivo e a sensibilidade estética. Ao ensinar os alunos a observar com atenção, incentivamos uma aprendizagem mais profunda e significativa, estimulando a curiosidade e o gosto pelo conhecimento.
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