Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

17 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Leonor Nunes

    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, publica mais um parecer literário de uma leitora, que pode servir de motivação para outros jovens leitores. É a Leonor Nunes que nos diz o que sentiu ao ler o livro O rapaz escondido, de Katherine Marsh. Muitas narrativas juvenis apresentam protagonistas que enfrentam adversidades e mostram coragem e resiliência ao longo da sua jornada. Estes exemplos ficcionais ensinam aos jovens a importância de persistir perante as dificuldades e a valorizar a superação como um processo natural da vida. A leitura destas histórias inspira os leitores a incorporar valores como a força interior e a determinação no seu próprio quotidiano.






16 janeiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ler Camões


    Com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a comemorar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, hoje foi dia de gravar um vídeo com algumas leituras de textos de Luís de Camões. Com a colaboração das professoras Luísa Rodrigues e Rita Zurrapa na edição do trabalho, alguns dos nossos alunos de 9º ano leram textos camonianos. Com  emoção e muita vontade, estes alunos constam assim do vídeo da Escola Básica Ferreira de Castro, que a Rede de Bibliotecas Escolares emitirá no dia 23 de janeiro na iniciativa Ler Camões.

Pode ser visto aqui: https://youtu.be/f5K-8w33TsQ









Tertúlias Literárias (6ºA1,A2,A3,A4)


    Nesta semana foram os alunos da equipa  6º A, quatro grupos/turmas, A1,A2,A3 e A4, da professora de português Maria José Martins, a apresentarem as suas leituras, no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com os professores de português,  Tertúlias Literárias. Histórias, aprendizagens, personagens favoritas, autores e ilustradores, tudo foi apresentado aos colegas, que com entusiasmo fizeram muitas perguntas.
    A apresentação oral de uma obra lida é uma oportunidade para os alunos desenvolverem uma leitura mais crítica e reflexiva. Para transmitir o conteúdo de forma eficaz à turma, é necessário ir além da simples descrição da história: o aluno precisa interpretar os temas, analisar as personagens e relacionar a obra com questões atuais ou pessoais. Esse exercício aprofunda o entendimento da literatura e fortalece a capacidade de análise. Foi esta realidade que foi possível assistir nestas apresentações.















14 janeiro, 2025

Tertúlias Literárias (6ºB1)


    A leitura pode ser uma experiência solitária, mas a partilha de livros e ideias pode criar laços profundos entre os jovens. A divulgação literária pode fomentar o diálogo e a troca de perspetivas. Eventos literários como as Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com os professores de português, são formas eficazes de aproximar os jovens da literatura. Ao envolver os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro em atividades relacionadas com os livros, cultivamos neles o sentido de pertença e uma maior valorização do património literário. Hoje foram os alunos da professora Anabela Carvalho a falar sobre as suas leituras de forma entusiástica, motivando os colegas para lerem o seu livro.





Mediação Ler+ Jovem com Leonor Oleirinha

   
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar pareceres literários dos seus leitores, que deste modo podem divulgar a obra que leram e motivar outros jovens a ler, tornando-se mediadores jovens de leitura. Do ponto de vista do leitor do parecer, receber uma indicação ou crítica literária de um colega torna a experiência mais relevante e motivadora. A identificação entre os jovens estimula o interesse pela leitura e cria um espaço para o diálogo sobre questões importantes, como valores, conflitos e emoções presentes nas histórias. Assim, o parecer literário entre jovens não apenas promove a literatura, mas também fortalece a autonomia, a empatia e a interação no ambiente escolar. É uma prática que une o prazer de ler à aprendizagem, formando leitores críticos e conectados entre si.
    Hoje divulgamos as palavras de Leonor Oleirinha sobre a obra A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Brubaker Bradley.