Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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13 janeiro, 2025

Tertúlias literárias (6ºB3)



    O projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Tertúlias Literárias, em parceria com  os professores de português de segundo e terceiro ciclos, continua a divulgar leituras e leitores. Hoje foi o grupo/turma 6ºB3, da professora Anabela Carvalho,  a apresentar de forma magnífica, os seus pareceres literários.
    A apresentação oral de uma obra lida, diante de uma turma, é uma prática pedagógica que desenvolve habilidades fundamentais para a comunicação e a expressão. Ao preparar-se para apresentar um livro, o aluno precisa organizar as suas ideias, identificar os pontos principais da obra e transmitir as suas impressões de forma clara e envolvente. Esse processo fortalece a capacidade de síntese, a argumentação e a autoconfiança, competências indispensáveis em contextos escolares e pessoais. Estes jovens leitores não se esqueceram de transmitir aos seus colegas tudo o que aprenderam com o seu livro Foi uma verdadeira partilha.







12 janeiro, 2025

Camões, Engenho e Arte: Ilustrar Camões I


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, associando-se ao projeto da Rede de Bibliotecas Escolares Camões, Engenho e Arte.
    Desta vez, apresentámos a proposta, Ilustrar Camões, a professores de Educação Visual de 8º e 9º ano, que prontamente aderiram a este projeto da biblioteca escolar. Depois de investigarem sobre a vida e a obra de Luís de Camões, os alunos criam uma composição visual retratando o poeta nas suas diversas facetas. A professora bibliotecária foi aos grupos/turmas de 8º e 9º ano divulgar o projeto com uma apresentação com sugestões de abordagens visuais e temáticas. A partir desse momento os esboços começaram a saltar da mão de cada aluno.
    Hoje revelamos o início dos esboços artísticos de alunos do professor Fernando Trigo, a quem desde já agradecemos o facto de mais uma vez ter aderido a um projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.






09 janeiro, 2025

Tertúlias Literárias 5º ANO (B2,B3,C1,C2,C3)


    As Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com os professores de português, desempenham um papel central na formação de leitores críticos da Escola Básica Ferreira de Castro, estimulando a análise e a argumentação em torno de textos literários. Durante estes encontros com livros do projeto Cabaz Literário, os alunos aprendem a justificar as suas opiniões com base nos elementos do texto, como enredo, personagens e estilo. Esse processo desenvolve habilidades fundamentais para o pensamento crítico, como a interpretação, a reflexão e a construção de argumentos. 
  Esta semana, os alunos dos grupos/turmas do professor Diogo Vieira, do 5º ano, B2,B3,C1,C2e C3, apresentaram o seu parecer sobre o livro que leram e motivaram os colegas para a suas leituras. Alguns alunos, pela primeira vez fizeram apresentações orais, e mesmo com o nervosismo normal, correu muito bem.





















08 janeiro, 2025

As plantas na obra poética de Luís de Camões


    Graças a uma profícua parceria com a Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza a versão digital desta exposição, em grande formato, para que as escolas possam, caso assim o entendam, imprimi-la com qualidade.

    A exposição permitirá aos agrupamentos de escolas partilhar, celebrar e promover, não só a obra poética de Camões, bem como, divulgar a botânica e a língua portuguesa.

    Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.

    A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos.

    Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais.

    Também n´Os Lusíadas, escritos quase na totalidade no Oriente e centrados nos Descobrimentos, Luís de Camões refere principalmente as plantas medicinais e as especiarias asiáticas.

    O mesmo não acontece na Lírica, maioritariamente escrita em Portugal e centrada no amor e na paixão. Como Camões terá vivido a sua grande paixão durante os 13 anos que esteve em Coimbra (1531- 1544), de onde partiu cerca dos 20 anos, as plantas referidas na Lírica são, na sua maioria, dos campos do Mondego. O poeta alude a essas mesmas plantas, saudosamente, n’Os Lusíadas, nos episódios de “Inês de Castro” (Canto III.118-135) e da “Ilha dos Amores” (Cantos IX.18 – X.95).

    Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos linguísticos.

    Nesta exposição, encontram-se ilustrações de alguns poemas de Luís de Camões, com aguarelas das plantas glosadas. Da autoria de Ursula Beau (1906-1984), as aguarelas representam espécies da flora espontânea de Portugal e fazem parte de um notável conjunto pertença da Sociedade Broteriana.

    Em cada painel poema-aguarela, indica-se o nome vulgar e o nome científico das plantas e destaca-se a sua menção no texto.

https://www.rbe.mec.pt/np4/4680.html

Humanismo e Ciência
Antiguidade e Renascimento
As plantas na obra poética de Camões (épica e lírica)

capítulo de Jorge Paiva; Universidade de Aveiro; 2015


Resumo do capítulo

Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura, não eram tanto as plantas comestíveis ou ornamentais, mas mais as plantas medicinais. Como Os Lusíadas foram escritos, quase na totalidade, no Oriente e centrados nos Descobrimentos, têm como base plantas asiáticas, particularmente especiarias e medicinais; a Lírica como foi, maioritariamente, escrita em Portugal e centrada no amor e paixão, as plantas referidas são europeias e ornamentais.

Numa e noutra obra o poeta raramente cita as mesmas plantas, mas quando isso acontece, fá-lo com significados diferentes. Como Camões viveu a sua grande paixão durante os treze anos que esteve em Coimbra (1531-1544), de onde partiu aos vinte anos, a maioria das plantas referidas na Lírica são plantas dos campos do Mondego.

O mesmo acontece n’Os Lusíadas nos episódios da “Ilha dos Amores” (Canto IX, 18 – X, 95) e de “Inês de Castro” (Canto III, 118-135). Num trabalho sucinto, não é possível abranger a vasta obra completa de Luís de Camões.

 Assim, abordaremos algumas das plantas mais invulgares referidas n’Os Lusíadas e praticamente todas as citadas na Lírica. Aliás, é n’Os Lusíadas que o poeta mais plantas menciona (cerca de cinco dezenas), na maioria asiáticas e aromáticas. Na Lírica refere muito menos espécies de plantas (cerca de três dezenas e meia), maioritariamente, europeias campestres e ornamentais.

https://www.rbe.mec.pt/np4/4387.html


07 janeiro, 2025

Miúdos a Votos



    A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo nono ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
    Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
    A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

    Depois da votação nacional, em que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou, já foram selecionados os títulos que irão a votos, após um processo rigoroso de apuramento, da responsabilidade da Pordata, que assegura a transparência e o rigor do processo de votação.
    No 2º e 3º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. As listas completas dos livros finalistas para cada ciclo já estão disponíveis para consulta.

Próximas Etapas:
  • Campanha Eleitoral: De 20 de janeiro a 10 de março de 2025, os apoiantes de cada livro terão a oportunidade de promover os seus favoritos, numa verdadeira festa da leitura.
  • Dia da Eleição: Agendado para o dia 12 de março de 2025, será o momento decisivo em que os jovens leitores escolherão os grandes vencedores.
https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos.html

06 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Sofia Chakvetadze


    O comentário sobre um livro lido é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da expressão pessoal e crítica nos alunos. Este exercício permite-lhes partilhar as suas perspetivas, identificar elementos que apreciaram ou questionaram e explorar as razões por detrás das suas impressões. Hoje publicamos o parecer literário de Sofia Chakvetadze.