Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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07 janeiro, 2025

Miúdos a Votos



    A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo nono ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
    Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
    A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

    Depois da votação nacional, em que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou, já foram selecionados os títulos que irão a votos, após um processo rigoroso de apuramento, da responsabilidade da Pordata, que assegura a transparência e o rigor do processo de votação.
    No 2º e 3º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. As listas completas dos livros finalistas para cada ciclo já estão disponíveis para consulta.

Próximas Etapas:
  • Campanha Eleitoral: De 20 de janeiro a 10 de março de 2025, os apoiantes de cada livro terão a oportunidade de promover os seus favoritos, numa verdadeira festa da leitura.
  • Dia da Eleição: Agendado para o dia 12 de março de 2025, será o momento decisivo em que os jovens leitores escolherão os grandes vencedores.
https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos.html

06 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Sofia Chakvetadze


    O comentário sobre um livro lido é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da expressão pessoal e crítica nos alunos. Este exercício permite-lhes partilhar as suas perspetivas, identificar elementos que apreciaram ou questionaram e explorar as razões por detrás das suas impressões. Hoje publicamos o parecer literário de Sofia Chakvetadze.


04 janeiro, 2025

Ler o Holocausto - As Gémeas de Auschwitz


     O projeto Ler o Holocausto, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretende que os testemunhos reais tragam um rosto humano aos números e factos apresentados nos livros escolares, neste caso de História de 9º ano. Ao lerem as memórias de sobreviventes do Holocausto, os jovens são confrontados com emoções e experiências que tornam a História mais palpável e real. Esta ligação emocional permite-lhes ver para além das datas e estatísticas, entendendo que cada vítima era uma pessoa com sonhos, medos e uma vida interrompida pela guerra. Humanizar a história é essencial para que os jovens desenvolvam empatia e compreendam o valor da dignidade humana.
     Hoje publicamos o parecer literário de Bruna Filipe sobre o livro As Gémeas de Auschwitz.

    O livro relata a história de duas irmãs gémeas judias que foram levadas à força para um campo de concentração na Polónia. Foram umas das escolhidas para integrarem um grupo de crianças gémeas, com a finalidade de serem “estudadas” por um médico nazi. Mas, apesar de todas as experiências e de todo o mal que vivem, nunca perdem a esperança de conseguirem fugir e sobreviver a todo o terror.
    A personagem de que mais gostei foi a Eva, porque em toda a história é a mais corajosa e destemida, pois, no decorrer do tempo para sobreviver, a sua coragem levou-a a sítios que jamais alguém conseguiria ir.
    Com este livro aprendi que nunca devemos desistir ou parecer fracos à frente dos nossos inimigos. Devemos saber perdoar, como a autora refere na história: perdoarmos os nossos amigos, mas principalmente os nossos inimigos.
    Simplesmente adorei o livro, porque além de nos dar conhecimento do passado, de aprendermos mais sobre o Holocausto, também nos inspira para não cometermos os mesmos erros que a Eva sofreu.
    Recomendo este livro a quem quer aprender mais sobre o tema do Holocausto e goste de histórias verídicas, tal como esta.
Bruna Filipe 9º A1










03 janeiro, 2025

Cabaz Literário (8ºA2 8ºA3 8ºD2 8ºD3)


     No passado dia 17 de dezembro, foram quatro os grupos/turmas a receber o seu Cabaz Literário do projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, contendo as suas escolhas literárias para as férias do Natal. Aguardaremos para janeiro os seus pareceres literários.
     Num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, é fundamental relembrar os jovens do poder transformador da literatura. Um livro é mais do que palavras numa página; é um convite à imaginação e à descoberta. Divulgar a literatura junto das novas gerações ajuda a contrabalançar o consumo passivo de conteúdos digitais e incentiva uma relação ativa com as histórias. Ler não é apenas uma forma de entretenimento, mas também um meio de viajar para outros mundos e épocas







02 janeiro, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Flávio Ferreira

    Solicitar a um aluno que comente um livro que leu é uma prática pedagógica que consolida a experiência da leitura. Este exercício promove a reflexão, levando o aluno a compreender melhor o enredo, as personagens e os temas abordados. Ao organizar as suas ideias para elaborar um comentário, o jovem aprofunda a compreensão da obra e reforça a ligação entre a leitura e a expressão crítica. Este processo transforma a leitura num momento ativo de aprendizagem, essencial para o desenvolvimento de competências analíticas e interpretativas.
    Hoje publicamos o parecer literário de Flávio Ferreira sobre a obra de Maria Teresa Maia Gonzalez, Tomás e Bianca, para que outros jovens leitores se possam interessar pela obra, neste que é o projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.







Cabaz Literário (6ºC1)


     O incentivo à leitura, através de programas pedagógicos que promovam a divulgação de livros, é um dos pilares para a construção de mentes criativas e críticas. Ler estimula a imaginação, a capacidade de argumentação e o pensamento reflexivo, competências essenciais para o percurso académico e pessoal dos alunos. Com o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Cabaz Literário, os nossos alunos constroem o seu percurso literário com os livros que escolhem, que leem e dos quais expressam o seu parecer literário. No passado mês de dezembro foram também os alunos do grupo/turma do 6ºC1 que construíram o seu Cabaz Literário. 



20 dezembro, 2024

Cabaz Literário ( 5ºC3, 5ºB2, 5ºC2)


     A 18 e 19 de dezembro, foram três os grupos/turmas de 5ºano, a receber o Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, composto pelos livros que cada aluno escolheu para as suas férias de Natal.
     A literatura não é apenas uma fonte de prazer; é também um recurso valioso para a educação. Através dos livros, os jovens podem aprender sobre história, cultura, ciência e valores humanos. Ler ajuda a melhorar o vocabulário, a capacidade de escrita e a compreensão de textos, competências indispensáveis para o sucesso académico e profissional. A divulgação literária entre os jovens é, por isso, uma estratégia indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade mais culta e preparada para os desafios do futuro. São estes os propósitos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.







17 dezembro, 2024

Cabaz Literário (6ºC2)


    As bibliotecas escolares desempenham um papel essencial na divulgação literária, proporcionando aos alunos acesso a uma vasta gama de obras que enriquecem o seu repertório cultural. Através de iniciativas como o Cabaz Literário, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um agente ativo na formação de leitores críticos e apaixonados. No passado dia 12 de dezembro foram os alunos do 6ºC2 receber os livros do seu Cabaz Literário.


15 dezembro, 2024

Leituras + em rota livre (5ºC2)


     Mais um grupo/turma vem à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrado no projeto Leituras+ em rota livre, escolher a sua próxima leitura de obras integrais, das quais aguardaremos os seus pareceres para janeiro.
     A liberdade de escolher um livro para ler contribui para aumentar a motivação, pois os alunos sentem que têm controlo sobre a sua experiência de leitura. Pedagogicamente, esta prática incentiva a personalização da aprendizagem e demonstra que o ato de ler pode ser adaptado aos gostos e ritmos de cada um, promovendo uma abordagem mais inclusiva e efetiva à educação literária.





Cabaz Literário (6ºA4)


    Através de projetos como O Cabaz Literário, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamiza atividades que tornam a leitura acessível e atrativa para diferentes faixas etárias. Para além disso, ao disponibilizar livros que representam uma diversidade de autores, culturas e temas, contribui para uma educação mais inclusiva e enriquecedora, reforçando o papel central da leitura no desenvolvimento integral dos alunos. No passado dia 12 de dezembro, foram os alunos do 6ºA4 a receber o seu Cabaz Literário escolhido na biblioteca escolar.







14 dezembro, 2024

Leituras + em rota livre (5ºC1)


     Proporcionar aos alunos a escolha de um livro para ler é uma forma de valorizar a sua individualidade e promover o envolvimento emocional com a leitura. Cada aluno tem interesses, experiências e necessidades únicas, e permitir que selecionem um livro cria um vínculo mais forte com a obra escolhida. No passado dia 12 de dezembro foram os alunos do grupo/turma 5ºC1 que vieram à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro escolher a obra para leitura integral.