Permitir que os alunos escolham os livros que desejam ler é uma estratégia pedagógica poderosa para fomentar a autonomia e o prazer pela leitura. Quando os estudantes têm liberdade para decidir, sentem-se mais motivados a explorar histórias e temas que os interessam, tornando a leitura uma experiência pessoal e significativa. Hoje foram os alunos do 8ºD2 que vieram à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, escolher as suas obras de leitura, neste que é o projeto Leituras+ em Rota Livre.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
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10 dezembro, 2024
Ler o Holocausto - Portugueses no Holocausto
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro publica mais um parecer literário de um aluno participante no projeto Ler o Holocausto, Rodrigo Sousa do 9ºA1. Ensinar o Holocausto é preservar a memória de milhões de vítimas e garantir que suas histórias não sejam esquecidas. Esse processo educativo é um ato de respeito e reconhecimento, além de uma forma de alertar as novas gerações sobre os riscos da intolerância e do extremismo. A história do Holocausto serve como um alerta poderoso sobre o que pode acontecer quando a discriminação e o ódio são normalizados. É para nós gratificante constatar o que os nossos alunos descobrem com estas leituras.
Este livro fala das vítimas portuguesas, ou descendentes, que sofreram no Holocausto. Fala sobre o cônsul português que arriscou a sua vida pela vida de milhares de judeus na II Guerra.
Para mim, a personagem que mais se destacou foi o cônsul Aristides de Sousa Mendes, pela sua coragem ao arriscar a própria carreira e vida para passar vistos aos judeus, e pela empatia e humanidade que teve ao salvar milhares de judeus deportados.
Este livro transmite-nos a ideia de que devemos ajudar os necessitados de qualquer forma que possamos, e ensinou-me mais sobre a empatia e generosidade do povo português.
Gostei bastante da leitura deste livro por abordar um tema tão desconhecido: as histórias de como Portugal participou na ajuda contra a perseguição dos judeus na II Guerra.
Recomendo este livro a quem queira aprender mais sobre o Holocausto, e sobre o nosso país.
Rodrigo Sousa 9º A1
Leituras + em rota livre (8ºA3)
Ensinar os alunos a selecionar livros que correspondam aos seus interesses e objetivos de aprendizagem é uma estratégia pedagógica que pode transformar a leitura num prazer, em vez de uma obrigação. A escolha de livros que abordem temas apelativos ou que sejam desafiantes na medida certa aumenta a probabilidade de os alunos desenvolverem uma relação positiva com a leitura. Assim, ao incentivar a escolha autónoma e informada de livros, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro ajuda os alunos a cultivar hábitos que favorecem a autonomia e espírito crítico. Hoje são os alunos do 8ºA3 que aqui divulgamos, no seu ato de seleção das suas próximas leituras, integrados no projeto da BEFC, Leituras em rota livre.
Cabaz Literário (6ºA1)
Hoje foi distribuído aos alunos do 6ºA1 o Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, que os acompanhará nas férias do Natal, fruto das suas escolhas pessoais. O livro é um instrumento essencial no desenvolvimento educativo, pois proporciona aos alunos acesso a um vasto leque de conhecimentos e experiências. A sua divulgação nas escolas, acompanhada de um incentivo à leitura, é uma estratégia pedagógica indispensável para a formação de leitores autónomos e críticos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participa neste esforço pela Escola Básica Ferreira de Castro, uma Escola a ler mais e melhor.
A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA4)
Do ponto de vista pedagógico, as tertúlias dialógicas são ferramentas valiosas para aprofundar a aprendizagem em diferentes contextos educativos. Através da troca de ideias e da reflexão conjunta, os participantes desenvolvem a capacidade de compreender diferentes perspetivas, o que contribui para o alargamento do seu repertório de conhecimentos. Este formato pedagógico estimula a curiosidade intelectual e cria um ambiente de confiança, onde os alunos se sentem encorajados a questionar e a propor novas interpretações.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro é um espaço inclusivo que promove a igualdade de acesso ao conhecimento, garantindo que todos os alunos, independentemente das suas condições socioeconómicas, possam usufruir de oportunidades para crescer intelectualmente e desenvolver um espírito crítico e autónomo. Deste modo, com as tertúlias dialógicas transforma-se o espaço de aprendizagem num espaço dinâmico e inclusivo, onde o aprender é fruto de um esforço coletivo e partilhado. Dinamizado pela professora Andreia Santos, a biblioteca escolar, com a obra A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, ofereceu uma narrativa envolvente que continua a ser relevante nos dias de hoje. Através da viagem da gotinha, estes jovens leitores do 5ºA4 foram conduzidos por diferentes cenários naturais, aprendendo sobre o ciclo da água e a sua relação com a vida no planeta.
09 dezembro, 2024
Mediação Ler+ Jovem com Santiago Nunes
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a solicitar pareceres literários aos seus leitores. Refletir sobre uma obra lida permite ao aluno conectar-se com as emoções e os dilemas apresentados, promovendo o autoconhecimento e a empatia. Ao analisar as ações das personagens, os conflitos e os temas explorados, o jovem aprende a compreender perspetivas diferentes e a questionar valores e comportamentos. Esta prática enriquece não só a leitura, mas também a sua visão do mundo, preparando-o para lidar com situações da vida real de forma mais consciente e sensível. Hoje são as palavras de Santiago Nunes que publicamos neste projeto Mediação Ler+ Jovem.
Leituras + em rota livre (5ºC3)
Um livro bem selecionado pode despertar a curiosidade, desenvolver o pensamento crítico e proporcionar momentos de reflexão sobre temas relevantes. Quando os bibliotecários orientam os alunos na escolha de livros, promovem não apenas o hábito da leitura, mas também a capacidade de fazer escolhas conscientes e informadas. Desta vez foram os alunos do 5ºC3 que vieram até à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrados no projeto Leituras em Rota Livre, escolher os livros para as suas próximas leituras.
08 dezembro, 2024
Leituras + em rota livre (6ºC1)
Ao garantir a democratização da leitura, as bibliotecas escolares desempenham uma função vital no sistema educativo. Estas instituições vão além da simples disponibilização de livros: promovem o gosto pela leitura, organizam eventos literários e oferecem orientação para que os alunos possam explorar o mundo literário de forma autónoma. Por serem acessíveis a todos os estudantes, independentemente das suas condições sociais ou económicas, as bibliotecas reduzem barreiras ao conhecimento e criam oportunidades iguais para todos. Além disso, ao incentivarem o contacto regular com a leitura, as bibliotecas escolares contribuem para a formação de leitores mais conscientes e para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e informada. É deste modo que funciona a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Leituras em Rota Livre, oferecendo aos seus alunos a escolha informada e motivada das suas leituras. Hoje são as imagens dos alunos do 6ºC1 que publicamos.
Mediação Ler+ Jovem com Maria Inês Sousa
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no seu projeto Mediação Ler+ Jovem, convida os seus leitores e expressarem o seu parecer literário sobre a obra que leram. A reflexão sobre uma obra lida tem um impacto direto no estímulo à criatividade e à expressão crítica. Este momento de análise permite que o aluno explore diferentes interpretações e exercite a sua capacidade de argumentação e comunicação. Ao expressar as suas ideias sobre o texto, o jovem pratica a organização do pensamento e enriquece o seu vocabulário, criando uma base sólida para futuras aprendizagens. Além disso, esta abordagem encoraja a leitura como uma experiência ativa, que alimenta a curiosidade e o gosto pelo conhecimento. É gratificante para a BEFC quando os seus leitores se conseguem entusiasmar com a leitura de uma obra integral.
07 dezembro, 2024
Ler o Holocausto -Os Bebés de Auschwitz
Publicamos mais um testemunho de um leitor da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Luís Silva, que participa neste projeto Ler o Holocausto. O objetivo deste projeto é levar os jovens a aprendem a reconhecer e resistir a discursos de ódio e exclusão que ainda surgem em diferentes contextos. Além disso, o ensino do Holocausto promove a análise crítica, essencial para que os alunos possam identificar e combater ideologias perigosas. Esse conhecimento é uma ferramenta indispensável na formação de cidadãos que defendem ativamente os princípios da igualdade e da dignidade humana.
O livro refere três mulheres judias, Priska, Anka, Rachel, que foram brutalmente levadas do seu lar para um campo de concentração. Chegando lá. conhecem o pior pesadelo delas, pois estavam grávidas e corriam o risco de serem descobertas. Gostei de ler sobre estas três mulheres, que lutaram até ao fim para sobreviver, para que os filhos tivessem chance de viver.
Com este livro aprendi que tenho de dar valor por ter o que tenho hoje e que não devo ser preconceituoso com outras religiões, porque todos somos iguais.
Eu gostei do livro só por ver o esforço das mulheres e pela coragem de manterem em segredo que estavam grávidas.
Diria que este livro é bom para quem gosta de ação e de História, e não o recomendo para pessoas sensíveis pois podem não aguentar essas histórias reais.
Luís Silva 9º A3
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