Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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05 dezembro, 2024

Tertúlias Literárias (9º B3)


    Hoje publicamos as Tertúlias Literárias do grupo/turma 9ºB3, projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com os professores de português, que neste caso é a professora Sandra Gerardo a quem agradecemos a dedicação a este projeto. É com muito prazer que ouvimos os pareceres literários dos jovens leitores , até porque do ponto de vista pedagógico, a apresentação oral promove a motivação coletiva para a literatura. A troca de percepções sobre uma obra amplia o repertório cultural dos alunos, permitindo que cada um descubra novos livros e perspetivas. Além disso, a interação durante as apresentações, com perguntas e debates, fortalece a confiança dos participantes e estimula a curiosidade pela leitura. Essa prática une aprendizagens e permite o desenvolvimento pessoal e social, consolidando o papel da literatura como instrumento de crescimento integral.



Leituras + em Rota Livre (6ºC3)


    Os alunos do grupo/turma do 6ºC3 visitaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e escolheram as suas próximas leituras, no passado dia 4 de dezembro, inseridos no projeto da biblioteca escolar, Leituras + em Rota Livre.
    A democratização da leitura passa inevitavelmente pelo papel desempenhado pelas bibliotecas escolares. Estes espaços inclusivos garantem que todos os alunos, sem distinção de origem, tenham acesso a livros, revistas e outros materiais que muitas vezes não estão disponíveis nos seus lares.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro permite que a leitura deixe de ser um privilégio de poucos e se torne um direito global. Este acesso igualitário contribui para a formação de cidadãos mais informados e críticos, promovendo a equidade educacional e cultural dentro das escolas e das comunidades em geral.






Mediação Ler+ Jovem com Melissa Gomez

    Elaborar um parecer literário, neste projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem, implica interpretar, analisar e avaliar um texto. Este processo obriga os jovens a questionarem as intenções do autor, a relevância do contexto histórico-cultural e a eficácia da mensagem transmitida. Assim, ao partilharem as suas opiniões, são desafiados a justificar os seus argumentos, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva, essencial para a vida académica e cívica. Hoje publicamos o parecer literário de Melissa Gomez sobre o livro A Estrela que vejo da minha janela.


A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA2)


    Com os alunos do 5ºA2, realizou-se na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro mais um encontro em tertúlia dialógica, dinamizado pela professora Andreia Santos. A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, foi a obra literária em torno da qual se estabeleceu o diálogo, em que a história da pequena gotinha, levou os nossos alunos a compreenderem conceitos como o ciclo da água e a interdependência entre os seres vivos.
    Sendo que as bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental na aquisição de conhecimentos pelos alunos, como verdadeiros centros de aprendizagem, a dinamização de tertúlias dialógicas permitem uma metodologia pedagógica que vai além da simples transmissão de conhecimentos. Elas promovem uma aprendizagem ativa e colaborativa, na qual os participantes se tornam coautores do processo educativo.





04 dezembro, 2024

Leituras+ em Rota Livre (6ºC1)


    Os alunos do grupo/turma 6ºC1 visitaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o objetivo de compor o seu Cabaz Literário e prepararem as suas leituras das próximas semanas. Consultaram os livros, pediram conselhos, partilharam, entre eles, opiniões, e por fim escolheram o livro para levar.
    As bibliotecas escolares são verdadeiros portais para o mundo da leitura, permitindo que os alunos descubram a riqueza e a variedade da literatura. Disponibilizando livros de diferentes géneros e autores, bem como recursos digitais, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro torna-se espaço inclusivo onde todos podem encontrar algo que desperte o seu interesse. Este acesso contínuo incentiva os alunos a explorarem o mundo dos livros, contribuindo para a sua formação cultural e para o desenvolvimento da imaginação.






Tertúlias Literárias (9ºC1)


    Hoje é o grupo/turma 9º C1 que publicamos no ato das Tertúlias Literárias, projeto partilhado entre a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os professores de Português, que tão bem orientam os seus alunos.
    Estes alunos, da professora Sandra Gerardo, ao apresentarem uma obra lida para a turma, não apenas compartilham as suas impressões literárias, mas também desenvolvem competências sociais e académicas essenciais. Durante a apresentação, eles aprendem a organizar as suas ideias, falar com clareza e lidar com o nervosismo diante de um público. Essas habilidades são valiosas para a vida escolar e para futuras situações profissionais, onde a comunicação eficaz é indispensável. Este é mais um projeto que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro integrou no programa da Rede de Bibliotecas Escolares,  Escolas a ler mais e melhor.






Ler o Holocausto - O voluntário de Auschwitz



    A inclusão do Holocausto no currículo escolar é uma forma poderosa de prevenir que tragédias similares se repitam. Essa tragédia não ocorreu apenas devido à ação de líderes autoritários, mas também pela aceitação e passividade de muitos indivíduos e instituições. Ensinar o Holocausto oferece uma oportunidade única de discutir os mecanismos que permitiram que tal evento ocorresse, desde a desinformação até a banalização do mal.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na sua função formativa de uma sociedade democrática, criou este projeto Ler o Holocausto, em que os alunos escolhem uma obra com testemunhos reais da realidade do genocídio do Holocausto, e pronunciam-se sobre a obra e sobre as situações descritas na mesma.
    Hoje, é Samir Santos que nos revela o que foi para ele ler a obra O voluntário de Auschwitz 

    Bitola Pilecki, um soldado polaco, voluntariou-se a ser um prisioneiro em Auschwitz para relatar os horríveis acontecimentos passados no campo de concentração. A missão decorreu entre 1940 e 1943 e convence os Aliados sobre as práticas nazis. Além disso, ele organizou os prisioneiros em grupos de resistência para controlar o campo.
    A minha personagem favorita é o Witold Pilecki, pois ele demonstrou coragem e devoção no cumprimento da sua missão.
    Ao ler o livro, aprendi que não podemos desistir em nenhuma situação se tivermos o objetivo de realizar algo ou provar algo.
    Na minha opinião, este livro tem uma história inspiradora e foi fácil de entender, e qualquer pessoa consegue compreender a história.
    Se eu tivesse de recomendar este livro, eu diria que é um livro com uma boa história e de fácil leitura.
Samir Santos 9º A2






03 dezembro, 2024

Tertúlias Literárias (9ºC2)


    Os alunos da professora Sandra Gerardo, do grupo/turma 9ºC2, deram-nos o prazer de assistir à apresentação dos seus pareceres literários, no projeto Tertúlias Literárias, realizado em parceria com os professores de português e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, incluído no projeto da biblioteca escolar, Leituras + em Rota Livre.
    Do ponto de vista pedagógico, a apresentação oral promove a motivação coletiva para a literatura. A troca de perceções sobre uma obra amplia o repertório cultural dos alunos, permitindo que cada um descubra novos livros e perspetivas. Além disso, a interação durante as apresentações, com perguntas e debates, fortalece a confiança dos participantes e estimula a curiosidade pela leitura. Esta prática une aprendizagens e permite o desenvolvimento pessoal e social, consolidando o papel da literatura como instrumento de crescimento integral. A Escola Básica Ferreira de Castro é uma Escola a ler mais e melhor!