Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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26 novembro, 2024

Leituras+ em Rota Livre (6ºA4)


    A literatura tem o poder de estimular a imaginação e o pensamento crítico, elementos essenciais para o sucesso académico e pessoal dos alunos. A promoção de atividades que divulguem obras literárias em escolas, permite que os jovens tenham contacto com uma ampla variedade de géneros e autores. Essas experiências literárias despertam a criatividade, ao mesmo tempo que oferecem ferramentas para a análise de situações complexas e para a formulação de opiniões fundamentadas. Assim, a divulgação literária torna-se um motor para o desenvolvimento de mentes criativas e reflexivas. Foi este o propósito do Projeto Leituras+ em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, ao ter no seu espaço os alunos do 6ºA4 a escolherem as suas próximas leituras.







25 novembro, 2024

Literacia Financeira : O que é o dinheiro e para que serve.(5ºA1)


     Aprender a lidar com o dinheiro é uma habilidade fundamental para a vida adulta e tem grande importância pedagógica, pois envolve o desenvolvimento de competências financeiras que afetam diretamente o bem-estar pessoal e social. Desde cedo, ensinar aos jovens como gerenciar seus recursos de forma consciente contribui para o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis e para a construção de um futuro mais seguro e equilibrado. Neste sentido, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, começou hoje com as sessões de literacia financeira, em parceria com a Associação Sintra És+. Foram os alunos do 5ºA1 que aprenderam O que é o dinheiro e para que serve, complementando o currículo de Cidadania e Desenvolvimento, e cumprindo o Plano Nacional de Formação Financeira.





Leituras+ em Rota Livre (6ºB3)

    A divulgação literária desempenha um papel central na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. Quando crianças e jovens têm acesso a livros e são incentivados a explorar diferentes géneros literários, desenvolvem habilidades como interpretação, análise e reflexão. A leitura amplia a visão do mundo, estimula a empatia e ajuda a compreender contextos sociais e culturais variados. Nesse sentido, projetos pedagógicos que priorizam a divulgação literária contribuem não apenas para o enriquecimento académico, mas também para a construção de indivíduos mais preparados para dialogar e interagir com a sociedade de forma ética e reflexiva. São estes objetivos que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende atingir com o seu Projeto Leituras+ em Rota Livre, onde inclui as suas montras literárias. Hoje foram os alunos do grupo/turma 6ºB3 que prepararam o seu Cabaz Literário.




24 novembro, 2024

Mediação Ler+ Jovem com Carolina Lercas


    Ao redigir um parecer destinado a seus colegas, o jovem assume o papel de mediador literário, analisando a obra e recomendando-a com base no seu entendimento e apreciação pessoal. Esse processo exige do aluno uma leitura cuidadosa e uma escrita argumentativa, habilidades que são fundamentais no seu desenvolvimento. Hoje publicamos o parecer de Carolina Lercas, sobre o livro Leão por cima da porta, neste projeto, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem.


23 novembro, 2024

Ler o Holocausto - A última testemunha de Auschwitz



    Incluir o Holocausto no currículo escolar ajuda a fomentar o respeito à diversidade e os valores de igualdade. Por meio do estudo deste tema, os estudantes são incentivados a questionar comportamentos preconceituosos e a reconhecer a importância de proteger os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua origem, religião ou crença. Além disso, o ensino do Holocausto cria um senso de responsabilidade coletiva, destacando a necessidade de agir contra injustiças em qualquer contexto. O conhecimento é a melhor arma contra o esquecimento e o primeiro passo para garantir que atrocidades como estas nunca mais aconteçam. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o seu projeto Ler o Holocausto, dá aos seus alunos a possibilidade de conhecerem esta realidade através da leitura de obras que são testemunhos reais deste contexto histórico. Hoje, é Miguel Andrade que nos escreve o que lhe ficou da leitura da obra A última testemunha de Auschwitz .

    O livro A última testemunha de Auschwitz é uma história real sobre um soldado britânico, que entrou de livre vontade num campo de concentração conhecido como Auschwitz III, para testemunhar os horrores sofridos pelos judeus.
    A minha personagem favorita foi o próprio Denis Avey porque ele quis experienciar o que os judeus sofriam em Auschwitz. E o que mais me surpreendeu com isto tudo foi que ele fez um plano para trocar de lugar com um prisioneiro judeu, para assim experienciar como era Auschwitz.
    Com este livro eu aprendi que, por mais esforços que façamos, não é possível descrever a desumanidade do Homem para com o seu semelhante. O que é triste.
    É um livro extremamente importante porque relata como foi o Holocausto. O livro conta uma história extraordinária, até porque parece algo que não é natural. É um livro magnífico, que conta a história de um homem que estava disposto a sofrer para contar e explicar como tudo se passou.
    Este é um livro muito bom para quem gosta de saber sobre o Holocausto e de temas relacionados com a Segunda Guerra Mundial. Recomendo.
 
                                                                                                                           Miguel Andrade   9º A2





20 novembro, 2024

Utilização segura da Internet (5ºA2,5ºB1)

    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a Escola Segura, continua as formações a alunos de 5º ano, sobre a utilização segura da Internet.
    Os perigos da internet, como a disseminação de fake news, a exploração de dados pessoais e a exposição a comportamentos inadequados, destacam a urgência de preparar os jovens para enfrentá-los. Diferentemente de outras épocas, onde as interações sociais eram mais controladas, o ambiente digital é vasto, instantâneo e nem sempre regulamentado, o que aumenta a vulnerabilidade dos utilizadores mais jovens.
    A responsabilidade de proteger os jovens não é apenas dos pais, mas também das escolas, das plataformas tecnológicas e da sociedade. Iniciativas como a inclusão de disciplinas de cidadania digital nas escolas, o uso de softwares de controle parental e campanhas de conscientização são fundamentais. Além disso, incentivar o senso crítico, ajudando-os a identificar informações confiáveis e a evitar armadilhas online, é essencial para garantir que aproveitem os benefícios da internet sem se tornarem vítimas de seus perigos. Esse esforço coletivo é crucial para formar uma geração que saiba usufruir do ambiente digital de forma segura e consciente.
    Desta vez foram os alunos dos grupos/turmas 5ºA2 e 5ºB1 que ouviram atentamente as palavras do agente da PSP e colocaram muitas questões.





19 novembro, 2024

Mediação Ler+ Jovem com Stella Gonçalves

    O parecer literário, quando elaborado por um jovem para outro jovem, tem um valor pedagógico significativo, pois promove o protagonismo no processo de aprendizagem e incentiva a troca de experiências literárias de maneira mais próxima e autêntica. Essa prática permite que os jovens compartilhem suas impressões sobre uma obra, recomendem livros e dialoguem sobre temas e personagens, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa e estimulante. É neste contexto que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma jovens leitores em mediadores de leitura para os seus pares, produzindo e divulgando postais com pareceres literários, neste que é o Projeto Mediação Ler+ Jovem. Hoje é a Stella Gonçalves que partilha o seu parecer literário sobre a obra Confia na Mudança, de Margarida Fonseca Santos.

18 novembro, 2024

Utilização segura da Internet (5ºA1,5ºB3)


    Num mundo cada vez mais digital, a internet tornou-se uma ferramenta essencial para a aprendizagem , a comunicação e o lazer. Contudo, ela também apresenta perigos que podem ser prejudiciais aos jovens, como o cyberbullying, golpes, exposição a conteúdos inadequados e violação de privacidade. É fundamental que pais, educadores e a sociedade em geral promovam uma educação digital eficaz, orientando os jovens a usar a internet com responsabilidade e segurança.
    Ensinar boas práticas, como não compartilhar informações pessoais, reconhecer ameaças como mensagens suspeitas e evitar interações com desconhecidos, é uma forma de preparar os nossos alunos para navegar nesse ambiente de forma crítica e protegida. Além disso, o diálogo aberto e contínuo sobre os riscos da internet ajuda a criar uma relação de confiança, onde os jovens se sentem confortáveis para relatar situações desconfortáveis ou perigosas que possam vivenciar online. Assim, formar cidadãos conscientes no mundo virtual é tão importante quanto prepará-los para o mundo real.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promove, assim, mais uma formação para alunos de 5º ano sobre a utilização segura da Internet, através da parceria estabelecida com a Escola Segura. Começámos com os grupos/turmas A1 e B3 do 5º ano.