Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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03 abril, 2019

Descobrir Cabo Verde através da poesia de Jorge Barbosa - Programa Cientificamente Provável


Integrado no Programa Cientificamente Provável, a dois de abril o Dr. Hilarino da Luz da Universidade Nova de Lisboa, veio fazer a apresentação de Jorge Barbosa (Cabo Verde, 22.06.1902 – 06.01.1971) que caracterizou o imaginário e o quotidiano cabo-verdianos na sua escrita. Foram lidos e interpretados vários poemas. No final os alunos foram convidados a fazer um poema.


Desta feita, esta atividade visou dar a conhecer aos alunos um autor que abordou a realidade histórica das ilhas de Cabo Verde, desde a chegada dos portugueses, ocorrida em 1460, à formação da sociedade cabo-verdiana que se iniciou na ilha de Santiago, por volta de 1462.  




Os conteúdos programáticos trabalhados nesta atividade  em História e Geografia de Portugal de 5º ano, foram: Portugal nos séculos XV e XVI: Sublinhar a importância dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos; Valorizar a diversidade cultural e o direito à diferença.
Ao nível de Portuguêsdominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita, foi um dos objetivos desta atividade.




Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.



26 março, 2019

Violência no Namoro - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA


No dia 20 de março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP da Universidade de Lisboa, integrado no Programa Cientificamente Provável, desenvolveu uma série de debates e palestras sobre Violência no Namoro.


O estudo Violência no Namoro 2019 revela que 58% dos jovens já foram vítimas de violência, mais 2% do que em 2018. E 67% acha isso natural, ligeiramente menos do que em 2018, mas ainda assim uma percentagem elevada.
O estudo nacional sobre a Violência no Namoro 2019, que a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) tem vindo a realizar nos últimos anos não traz grandes melhorias em relação aos inquéritos anteriores.

O número de jovens, que namoram ou já namoraram, que diz ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte do companheiro ou ex-companheiro é de 58%. Uma percentagem superior à do estudo de 2018, 56%.
O outro dado que os investigadores da UMAR salientam é a quantidade de jovens que entendem as práticas violentas como naturais. São 67% no inquérito deste ano, quando no ano passado eram 68,5%.

https://www.dn.pt/pais/interior/mais-de-metade-dos-jovens-diz-ter-sofrido-violencia-no-namoro-10574439.html




Foram notícias como esta que motivaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a promover estes debates com atividades de simulação associadas, onde os alunos fazem exercícios de posicionamento crítico em diversas situações criadas.


Na Área de Competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no Relacionamento Interpessoal, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade levar os alunos a interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

Pretende-se que os alunos sejam responsáveis e estejam conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde e o seu bem-estar ( Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tende a ajustar o seu trabalho à mudança das práticas pedagógicas e didáticas que o novo perfil do aluno exige.

24 março, 2019

Vamos falar de Drogas


Decorreu na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a dezanove de março, uma intervenção da Escola Segura subordinada ao tema Vamos falar de Drogas.


Esta atividade, que teve como entidade promotora a PSP de Algueirão Mem Martins, destinou-se a quatro turmas de 9º ano e pretendeu fundamentalmente alertar os jovens para os malefícios das drogas, fornecendo-lhes informação útil acerca dos riscos associados ao se consumo. 



Numa visão multidisciplinar estas sessões abordaram questões relacionadas com a legislação sobre disponibilização e consumo de substâncias, não se cingindo a uma perspetiva de interdição. Foi objetivo desta intervenção facultar aos jovens mecanismos para conseguirem lidar com esta problemática tendo uma escolha consciente de opções por uma vida saudável.


Saber prever e avaliar o impacto das suas decisões, é um dos objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo.

22 março, 2019

MULHERES E O MAR - Programa Cientificamente Provável


No passado dia 18 de março, integrado no Programa Cientificamente Provável com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, tivemos a presença do CHAM-Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. 




O tema a apresentar aos nossos alunos de 8º ano foi MULHERES E O MAR.
A História tende a excluir o papel das mulheres no período dos Descobrimentos Portugueses. No entanto, elas foram parte ativa da construção do Império Português. A atividade pretendeu contrariar esta lacuna, apresentando aos alunos diversos papéis desempenhados por mulheres, com diferentes origens e funções, no Império Português. 

Após uma exposição teórica, com recurso a PPT, desafiámos os alunos a lerem e a interpretarem alguns documentos da época escritos por e sobre mulheres.  


As presenças femininas que nos deram o prazer desta palestra foram: Ana Teresa Hilário, Assistente de Investigação do CHAM - Centro de Humanidades e aluna de doutoramento da FCSH-NOVA, cujas áreas de investigação são História da expansão portuguesa; História social, História cultural, História institucional e política. Atualmente tem-se dedicado ao estudo da História das Mulheres, ao seu lugar em sociedades coloniais e às suas vivências e relações; Maria Barreto Dávila, bolseira de Pós-Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, cujas áreas de investigação são História cultural, História da expansão portuguesa, História institucional e política, História militar e História social. Atualmente é coordenadora da Linha de História das Mulheres e do Género.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurando implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, desenvolve atividades que visem aplicar o pensamento crítico, em que os alunos observam, analisam e discutem ideias, processos ou produtos centrando-se em evidências e usam critérios para apreciar essas ideias, processos ou produtos, construindo argumentos para a fundamentação das tomadas de posição.

21 março, 2019

Fabular no digital - SEMANA DA LEITURA




Ao longo da Semana da Leitura, integrado nas atividades da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação e a disciplina de Educação Visual envolveram todas as turmas de 5º ano na composição de fábulas e a respetiva ilustração.



Neste projeto Fabular no digital, todos os alunos de 5º ano se transformaram em escritores e ilustradores e desafiaram a imaginação com as novas tecnologias.

A primeira fase deste projeto criativo foi a audição e visualização da fábula "A Cegonha e a Raposa" através da ferramenta digital StoryJumper.




Seguidamente aplicaram-se dois jogos criados na learningapps.: https://learningapps.org/6689992 (ordenar imagens) e  https://learningapps.org/6689970 (palavras cruzadas).

Os alunos após explorarem a ferramenta digital criaram fábulas ou poemas no âmbito da semana nacional da leitura.

Depois de cada aluno criar a sua história, foi apresentada à turma e no final os alunos votaram nas que se consideraram melhores.



Promover a criatividade e inovação, promover a autonomia, a iniciativa e espírito crítico, promover a capacidade de resolução de problemas e  promover a inovação das práticas educativas, foram alguns dos objetivos desta atividade que envolveu dez turmas de 5º ano.

Conceber e desenvolver trabalhos escolares, recorrendo a diferentes ferramentas digitais, para exprimir e representar conhecimentos, ideias e sentimentos, dar a conhecer as normas de conduta na utilização de ambientes digitais online nomeadamente, das normas de segurança a seguir em ambientes digitais, foram também algumas das estratégias utilizadas.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procura implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência da Informação e comunicação, cujas competências nesta área dizem respeito à seleção, análise, produção e divulgação de produtos, de experiências e de conhecimento, em diferentes formatos.

As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de:  utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade;  transformar a informação em conhecimento;  colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente.

20 março, 2019

Ler nos gestos - SEMANA DA LEITURA




Na Semana da Leitura a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de ter com os nossos alunos, Nuno Santos Calado, Intérprete Língua Gestual Portuguesa.
Trabalhar a inclusão através de outras leituras, dar a conhecer outras formas de comunicação, foram alguns dos objetivos desta atividade.




Depois de alguma introdução à LGP e de pequenos jogos de decifração com os nossos alunos, ouvimos a nossa professora Anabela Araújo ler um excerto do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, acompanhada pela expressão em Língua Gestual Portuguesa feita pelo nosso convidado, Nuno Santos Calado, que exibe uma expressividade altamente comunicativa.











No final todos os alunos experimentaram expressar-se com Língua Gestual Portuguesa.


A LGP é uma língua visuo-motora, cuja produção se processa através dos gestos e das
expressões facial e corporal, e cuja perceção se realiza através da visão. Esta língua é
utilizada por pessoas Surdas portuguesas na sua comunicação, sendo uma marca
importante da sua identidade. É o elemento mais unificador na Comunidade Surda,
enquanto meio de transmissão de valores e da herança cultural das pessoas surdas.


PROGRAMA CURRICULAR DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO BÁSICO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
HOMOLOGAÇÃO:
 Por Despacho de 18.12.07 do S.E.E.
https://www.dge.mec.pt/lingua-gestual-portuguesa