Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 abril, 2018

História da Força Aérea Portuguesa

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro comemora os cem anos da participação de Portugal na 1ª Grande Guerra.




Em mais uma parceria com o Museu do Ar, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a 10 de abril de 2018 proporcionou a 157 alunos de 9º ano uma formação sobre o pioneirismo da história da aviação militar portuguesa na relação com a participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial.



Esta atividade teve integração curricular com a disciplina de História de 9º ano, nos conteúdos referentes à caracterização da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

26 março, 2018

Óscar Monteiro Torres - SEMANA DA LEITURA



Encontra-se a decorrer na Escola Básica Ferreira de Castro, entre os dias 19 de março e 16 de abril, a exposição biográfica sobre Óscar Monteiro Torres, da iniciativa da Biblioteca Escolar e com o patrocínio do Museu do Ar.

Visita a exposição e voa com este cavaleiro do ar.



12 março, 2018

Ler o Holocausto - SEMANA DA LEITURA


Em mais um ano letivo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com o grupo disciplinar de História desenvolveu com os alunos de nono ano a atividade Ler o Holocausto. Cada aluno lê uma obra integral, de preferência de um testemunho sobrevivente ao holocausto. O trabalho a apresentar deverá conter: biografia do autor da obra; resumo do livro; citações do livro comentadas pelo aluno sobre diversos temas. No final o aluno deve fazer uma reflexão crítica sobre a obra estudada.

Após a leitura das obras, alunos de 9ºano apresentaram a sua reflexão crítica na Biblioteca Escolar. Ferreira de Castro.



Só um regime e um homem capaz de tais brutalidades poderia ter feito esta afirmação:                 
«A brutalidade inspira respeito. As massas têm necessidade de quem lhes incuta temor, que as converta numa mole temerosa e submissa. Não quero que os campos de concentração se transformem em pensões familiares. O terror é o mais eficaz dos instrumentos políticos… Os descontentes e os insubmissos, quando souberem o que os espera nos campos de concentração, pensarão duas vezes antes de nos desafiarem. Agrediremos os nossos adversários com uma feroz brutalidade, não hesitando em vergá-los ao interesse da nação”.
Adolf Hitler, discurso em Março de 1933
 aquando da inauguração dos dois primeiros campos de concentração 
– Oranienburg e Dachau.

É sempre tempo de nos indignarmos!

09 março, 2018

Aprender jogando


A necessidade de alargar o conhecimento dos docentes do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em relação à comunidade eTwinning, foi a motivação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na promoção da formação docente dada pela professora Rita Zurrapa, no passado dia 19 de abril. A plataforma dá acesso a um espaço no qual os professores podem comunicar, colaborar, partilhar e desenvolver projetos com outros agentes educativos europeus, através do recurso às tecnologias da informação e comunicação.
Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.

Objetivos:

•Promover o espírito de cidadania Europeia;
•Promover o trabalho colaborativo entre professores e alunos;
•Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
•Explorar de forma integrada o eTwinning e as competências do século XXI;
•Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•Promover a realização de projetos colaborativos;
•Adquirir conhecimentos que permitam explorar a Plataforma eTwinning.

Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.
1.O eTwinning e as competências do Século XXI
2.O Portal eTwinning
3.eTwinning Live
a.Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Oportunidades na comunidade
i.Eventos e Grupos eTwinning
b.Realização Projetos colaborativos
i.Passos para um projeto eTwinning
ii.Twinspace – Espaço comum de trabalho
iii. Ferramentas de colaboração e partilha

02 março, 2018

Rodolfo Castro - SEMANA DA LEITURA


No passado dia 27 de fevereiro tivemos mais uma vez na Escola Básica Ferreira de Castro,
a convite da Biblioteca Escolar e do grupo disciplinar de Espanhol, Rodolfo Castro como contador de histórias em língua castelhana.
A sua expressividade, empatia e simpatia, e arte de contar histórias, prendeu a atenção de três turmas de 8º ano de opção de língua espanhola.



26 fevereiro, 2018

Aprender a fazer trabalhos de pesquisa

Estão a ser dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos, para  as 10 turmas de 6º ano de escolaridade.



As sessões seguem as temáticas:
-como elaborar um trabalho escrito, académico e científico;
-normas para a sua estruturação e escrita;
-como fazer um trabalho de pesquisa;
·         como se elabora a estrutura do trabalho
·         recomendações gerais para a escrita do trabalho
·         o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho
·         como se elabora uma introdução e uma conclusão
·         como se elabora um índice e uma bibliografia



Estas sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.

23 fevereiro, 2018

Avaliar sem esforço


Na função formativa a que se propõem as bibliotecas escolares, a Biblioteca Ferreira de Castro promoveu no mês de fevereiro dois encontros formativos para professores, lecionado pela professora Rita Zurrapa.


Intitulada AVALIAR SEM ESFORÇO, esta ação pretendeu sensibilizar os professores para a utilização de ferramentas que ajudam na avaliação formativa dos alunos.  As ferramentas apresentadas permitem que os professores rentabilizem o seu tempo, assim como permitem que os alunos aferiram os seus conhecimentos.
Este encontro teve como conteúdos a apresentação do conceito de BYOD (Bring your own device), a apresentação de práticas com ferramentas online.  (Exemplos de ferramentas: Socrative, Padlet; Quizlet; Survey Monkey; GoogleDrive; Goformative; Rubistar), e a exploração das ferramentas com o intuito de construir conteúdos.

Os objetivos foram:

•Inovar práticas pedagógicas
•Promover o conceito BYOD (Bring your own device)
•Promover o trabalho autónomo dos alunos;
•Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
•Explorar as competências do século XXI;
•Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•Promover a utilização de ferramentas que rentabilizem o trabalho dos professores;
•Apresentar ferramentas disponíveis online que ajudam os professores em momentos de avaliação;
•Apresentar ferramentas que permitem que os alunos aferiam de forma autónoma os seus conhecimentos;

16 fevereiro, 2018

No início era a semente



Na segunda quinzena de fevereiro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estará patente a Exposição No início era a semente.



Esta exposição interativa foi cedida pelo Centro de Ciência Viva de Sintra e contempla a temática da formação e desenvolvimento das sementes (desde a formação da semente até à idade adulta).



Esta é uma exposição em que são abordados conteúdos dos domínios e subdomínios das metas curriculares do Ensino Básico da disciplina de ciências Naturais.


Quatro turmas de 5º e 8º anos já puderam ter uma aula diferente na Biblioteca Escolar. O entusiasmo dos alunos foi visível.




05 fevereiro, 2018

Afetos e educação para a sexualidade


A Santillana, em parceria diversas entidades, desenvolveu um projeto de educação para a saúde, denominado «Mais saúde, melhor futuro». Constituído por três módulos, este projeto tem como finalidade contribuir para a literacia em saúde, promover atitudes, valores e competências que suportem comportamentos saudáveis e contribuir para um ambiente escolar seguro e saudável.

O módulo de «Afetos e educação para a sexualidade» foi desenvolvido em parceria com o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), promovido pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Norte IP e reconhecido pela Associação Mundial de Saúde Sexual como programa de Inovação e Excelência em Educação Sexual.

Este módulo inclui a exposição itinerante «PRESSE PAPER», por analogia a peddy-paper, que é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE e que consiste num percurso dedicado à sexualidade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade.



Esta exposição esteve patente na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na segunda quinzena de janeiro onde pode ser visitada por 140 alunos acompanhados dos seus professores na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e cerca de 60 alunos de 9º ano na disciplina de Ciências Naturais.
Cada docente fez a integração curricular deste recurso proporcionado pela biblioteca escolar.






16 janeiro, 2018

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


Com o objetivo de envolver os alunos na reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, organizou a participação de alunos de 9º ano na exploração do documento de referência. 



Foi feita uma primeira exibição da apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, seguindo-se o debate com os mesmos.
Prosseguiu-se com um levantamento de princípios, valores e competências que foram traduzidos em vocabulário explicito, com o objetivo de cada grupo de alunos elaborar uma proposta/projeto com base no léxico exposto.
Cada grupo de alunos de cada turma de 9º ano redigiu assim na Biblioteca Escolar, propostas de atividades/intervenção para desenvolvimento do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, com o preenchimento de ficha própria com os seguintes itens:
•  Nome da atividade/ intervenção
•  Descrição da atividade/ intervenção
•  Intervenientes na atividade/ intervenção
•  Objetivos da atividade/ intervenção
•  Perfil do Aluno pretendido


Estes alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foram assim o motor da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no dia 15 de janeiro, Dia Nacional do Perfil do Aluno.

A Biblioteca escolar empenhada no debate de ideias!
De forma a apoiar as dinâmicas em torno da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e das suas implicações práticas na vida das escolas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu propiciar dinâmicas que permitiram aos alunos ter um papel central na discussão deste documento e na apresentação de ideias e propostas para projetos futuros, como foi proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares.



Deste modo, no dia 15 de janeiro estava tudo a postos para uma reflexão e debate em todas as turmas da escola do 5º ao 9º ano, com a dinamização dos grupos de alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar.
Cada turma visionou e interpretou a apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, e elaborou propostas de intervenção e atividades a serem dinamizadas, com o objetivo de desenvolver o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.




A Biblioteca Escolar preparou um jogo de cartões com princípios, valores e competências para serem explorados nos projetos a serem propostos pelos restantes alunos das turmas de 9ºano.