Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

23 março, 2017

Ler o Holocausto


A 22 de março os alunos do 9º A apresentaram à turma do 6º F na biblioteca escolar, a obra Depois de Auschwitz de Eva Schloss. 


Mais uma vez os alunos de 9º ano puderam revelar a colegas de 6º ano o que foi a realidade do holocausto, através da obra que leram.


Eva Schloss, nasceu no dia 11 de maio de 1929 em Viena, Áustria. Atualmente tem 87 anos.



Quando Eva tinha 15 anos, ela e a família foram enviados para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, sendo que ela e a mãe tiveram que se separar do seu pai.


"Nunca vou-me esquecer do medo e do pressentimento que tive na noite em que os nazis chegaram a Viena.”Pg 41; “Começamos a ver mensagens estampadas nas entradas de teatros, cafeterias e outros locais públicos – Verboden voor Joden (proibido para judeu)”.p.  90 



«(...)encontrei Mutti costurando uma Estrela de Davi amarela em minhas roupas.(...) A partir de então, todos nós passamos a utilizar a Estrela de Davi estampada em nossas roupas, com a palavra “judeu” escrita nela.»p.  96 


“Os momentos e as cenas na plataforma foram extremamente carregadas de emoção(...)sons de pessoas lamentando e chorando, gritando adeus desesperadamente. Havia centenas delas ali – idosos, mães com filhos e com bebês nos braços, todos em estado de total emoção e em uma espécie de desespero primitivo.” p. 139



22 março, 2017

Projeto Ecobíblio- Eco-concerto

No âmbito do Projeto Ecobiblio da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com a colaboração do SMAS de Sintra, a Biblioteca Escolar Margarida Botelho, na escola  EBNº1 de Mem Martins, apresentou no dia 22 de março um atelier que interligou preocupações e recomendações ecológicas de preservação da água na Terra, dirigido a 44 alunos do Jardim de Infância e 50 alunos de segundo e terceiros anos, com exibição de violino, viola e contrabaixo, com músicos da Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos. 




É contada uma história infantil cujo tema realça o valor da Natureza e a importância da água no nosso planeta. 



A história é acompanhada de sons instrumentais que são associados aos sons da natureza: a chuva, o vento, a trovoada, etc. Por fim é tocada uma obra clássica de Vivaldi que nos transporta aos vários momentos das estações do ano.


Todo o desenrolar da atividade é feito com a interação com o público que com sons vocais, palmas e estalidos acompanham o cenário musical. No final há espaço para perguntas e respostas sobre música e a natureza. A Biblioteca Escolar em apoio ao currículo, interage com a área curricular de Música e de Estudo do Meio.


21 março, 2017

Projeto Ecobíblio - A qualidade da nossa água


Nos meses de fevereiro e março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o patrocínio do SMAS de Sintra, promoveu a atividade A qualidade da nossa água  na Biblioteca Escolar Margarida Botelho da Escola EB1nº1 de Mem Martins, que visou sensibilizar e alertar para a escassez da água potável na Terra e dar a conhecer o ciclo hidrológico. 


Os alunos puderam realizar análises químicas para perceberem a importância do controlo de qualidade da água. Mais uma vez a Biblioteca Escolar transformou-se num laboratório. 


Foram 73 alunos de 4º ano e 22 de 3º ano que puderam realizar esta experiência na Biblioteca Escolar.


20 março, 2017

Exposição Pharmácia Antiqua



A propósito da visita de estudo dos alunos de 7º ano ao museu da farmácia integrado na disciplina de Físico-química, e integrado nas sessões sobre a história da farmácia, a Biblioteca Escolar organizou uma exposição alusiva a vários períodos da evolução da farmácia. 


Objetos alusivos à farmácia do século XVIII e à manipulação química de elementos, levaram os alunos a reconhecer utensílios utilizados em laboratório das aulas de Físico-química e Ciências Naturais. Tripés de ferro, tubos de ensaio, balões de destilação, pinças de madeira, provetas, balões volumétricos, almofarizes, erlenmeyer, balão volumétrico, funil, cadinhos, etc.


Vários tipos de balanças de várias épocas: a balança de dois pratos e pêndulo do século XIX, balanças mecânicas antropométricas de pesar bebés e vertical de farmácias dos anos cinquenta do século XX,  balança de laboratório, tudo os alunos puderam observar nesta exposição.


Vários tipos de frascos e mangas de farmácia encheram as prateleiras da exposição.


Cartazes publicitários de produtos de farmácia e medicamentos fizeram os alunos viajar pela história da farmácia mas também pela história da publicidade e do design. 










Vários foram os professores que contribuíram com objetos seus para a exposição assim como o Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins com a colaboração da enfermeira Paula Antunes.

19 março, 2017

Ler o Holocausto




Ainda integrado no Projeto Ler o Holocausto, os alunos do 9ºH apresentaram à turma do 6º C, na biblioteca escolar, o livro Médicos da Morte, de Philippe Azis.











Philippe Aziz, de nome verdadeiro Aziz Mahjoub, foi um jornalista, escritor francês de origem tunisina, nasceu a 9 de maio de 1943.




Philippe Aziz, neste seu livro Médicos da Morte, fala-nos na primeira parte do “Homem de branco do III Reich”- Karl Brandt.

Karl Brandt foi médico pessoal de Hitler e não era a favor das experiências realizadas nos campos de concentração, tendo sido acusado e preso por traição e derrotismo.


“Homem de branco do III Reich”- Karl Brandt

“-— Não sou da sua opinião Reichsfuhrer. Eu sou primeiro que tudo médico.” – refere   Karl Brandt na página  60 do livro.

A 2ª parte da obra assinala o  percurso dos prisioneiros quando chegavam a Auschwitz. Sobre esta temática fala-se da carreira do “fornecedor da morte” (Joseph Mengele) na medicina alemã, este “médico”  que realizou experiências execráveis em crianças, gémeos, mulheres grávidas…


Joseph Mengele

“Os fios foram ligados a aparelhos e eu fui lançado à água. Tive imediatamente muito frio e comecei a tremer. Disse aos homens que ali se encontravam que não poderia suportar aquela temperatura durante muito tempo. Mas eles riram-se.”-p. 472


18 março, 2017

Ler o Holocausto


No dia 16 de março a biblioteca escolar continuou com o Projeto Ler o Holocausto e a turma 9º H apresentou ao 6º C a obra de Primo Levei, Se isto é um Homem.


Na noite de 13 de Dezembro de 1934, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica e é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; Primo Levi passa por muitas dificuldades, como por exemplo, as condições de vida e o constante medo de morrer, mas graças ao seu conhecimento químico consegue permanecer vivo em Auschwitz e lá permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado, referem os alunos no seu trabalho.



Uma das citações escolhidas pelos alunos para revelar como se viveu em Auschwitz, foi a seguinte: “Isto é o inferno. Hoje, nos nossos dias, o inferno deve ser assim, um local grande e vazio, e nós cansados de estar de pé, com uma torneira a pingar água que não se poder beber, esperamos algo sem dúvida terrível e nada acontece e continua a não acontecer nada. Como pensar? Já não se pode pensar, é como estar morto. “p. 21



17 março, 2017

Ler o Holocausto



Nos passados dias 14 e 16 de março na biblioteca escolar, as turmas 9º D e 9º G apresentaram respetivamente às turmas do 6º I e 6º B a obra de Elie Wisel, Noite, de acordo com o Projeto Ler o Holocausto a decorrer na Biblioteca Escolar durante o mês de março.


Os alunos de 9º ano introduzem o livro com a sua apresentação: Elie Wiesel foi um sobrevivente judeu do Holocausto, uma das testemunhas dos horrores passados durante a II Guerra Mundial.Em Noite, o autor relembra a sua infância antes de os Nazis o expulsarem da sua cidade natal, e os dias de terror que suportou nos campos de morte alemães.


A perplexidade de Elie Wiesel perante tudo o que vivenciou no campo de concentração nazi é a grande questão que esta obra nos apresenta pelo olhar dos alunos destas turmas de nono ano: “Como era possível que se queimassem homens e crianças e que o mundo se calasse?” p. 40; “Nunca mais esquecerei estas chamas que consumiram para sempre a minha Fé.” p. 42; “De repente, fui invadido por uma certeza: já não havia mais razões para viver, já não havia mais razões para lutar.” p..109; Do fundo do espelho, um cadáver contemplava-me. O seu olhar nos meus olhos nunca me abandona.” p.127


16 março, 2017

Literacia Digital




A atividade de promoção da Literacia Digital decorreu nos meses de fevereiro e março, envolvendo cinco turmas do sexto e quarto do nono ano, abordando os seguintes temas inerentes à temática da promoção da Literacia Digital, a saber:




Primeiro tema - contextualização teórica «A Ética da informação», no qual foram analisadas as causas e consequências de “Copiar/Colar” /” Plágio”, validação dos critérios de avaliação das diversas fontes de informação, promoção do desenvolvimento crítico face à informação encontrada, coligindo diferentes fontes de informação. Respeito pelos Direitos de Autor e Propriedade Intelectual efetuando as «Citações/Referências Bibliográficas» ou o uso das Licenças Creative Commons. Usabilidade da Internet na sala de aula versos Classroom;




Segundo tema – Metodologias de «Pesquisa e Seleção de Informação» usando pelo menos dois Motores de Busca diferentes, e aplicação de diversos filtros de refinamento dos resultados obtidos, utilizando para tal, as álgebras booleanas e as ferramentas inerentes aos motores de pesquisa. A desconstrução dos temas em subtemas para análise da pertinência da informação obtida;


Terceiro tema – Especificação da Metodologia de Projeto – Modelo BIG6 e a análise das suas fases de implementação: definição da tarefa a realizar; estratégias de pesquisa de informação; localização e acesso; utilização/tratamento da informação; síntese da informação; e avaliação final.


Foram ainda disponibilizados para análise os instrumentos de apoio à gestão da metodologia de projeto, a saber: grelhas de validação dos critérios de credibilidade da informação; ficha de leitura/visualização de vídeo; Citações e Referências Bibliográficas – Normas APA e Licenças Creative Commons, bem como um modelo de Relatório Técnico para normalização dos trabalhos escolares.



Na sequência destas formações foram colocados na Biblioteca Escolar três cartazes que sintetizam e sistematizam o contexto da Literacia Digital veiculado nos temas abordados.