A divulgação literária no contexto educativo é uma peça-chave para o desenvolvimento integral dos alunos. Através da promoção da leitura, é possível fomentar competências fundamentais como a compreensão textual, a expressão escrita e a capacidade crítica. Mais do que uma prática escolar, a literatura permite que os nossos alunos explorem universos desconhecidos, contactem com realidades distintas e desenvolvam valores como a empatia e a tolerância. Nesse sentido, integrar a divulgação literária nas práticas pedagógicas contribui para formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Com o Projeto Leituras+ em Rota Livre os alunos do 6º B1 visitaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e elegeram as suas próximas leituras.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
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28 novembro, 2024
27 novembro, 2024
Ler o Holocausto - O violino de Auschwitz
Ao aprender sobre o Holocausto, os estudantes desenvolvem empatia e consciência crítica, entendendo como o extremismo e a discriminação podem escalar para níveis catastróficos quando não são combatidos. Além disso, essa aprendizagem estimula reflexões sobre direitos humanos, responsabilidade coletiva e a importância de resistir a discursos de ódio. Apenas compreendendo os erros do passado é possível evitar que eles se repitam no futuro, fortalecendo os valores democráticos e humanitários.
Hoje é a Catarina Pascoal que integra o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto, e nos revela como foi ler O Violino de Auschwitz.O protagonista, Daniel, foi a personagem de que mais gostei, porque representa a força interior e a capacidade de preservar a própria identidade no meio de tanta desumanização.
A leitura desta obra permitiu-me aprender sobre a capacidade de encontrar esperança no desespero e sobre a dignidade humana, mesmo nas situações mais sombrias da nossa vida.
Na minha opinião, o livro é profundamente tocante e poderoso, pois a autora consegue transmitir as emoções e os dilemas vividos pelos prisioneiros de Auschwitz.
Considero que é uma leitura intensa, que vale muito a pena ler para quem quer entender a força da esperança e da resiliência no meio do horror.
Catarina Pascoal 9º A2
Leituras+ em Rota Livre (6ºA1)
A divulgação literária desempenha um papel central na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. Quando crianças e jovens têm acesso a livros e são incentivados a explorar diferentes géneros literários, desenvolvem habilidades como interpretação, análise e reflexão. A leitura amplia a visão de mundo, estimula a empatia e ajuda a compreender contextos sociais e culturais variados. Nesse sentido, projetos pedagógicos que priorizam a divulgação literária contribuem não apenas para o enriquecimento académico, mas também para a construção de indivíduos mais preparados para dialogar e interagir com a sociedade de forma ética e reflexiva. Com o Projeto Leituras+ em Rota Livre, os alunos do 6º ano A1 escolheram na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro as suas leituras das próximas semanas.
26 novembro, 2024
Utilização segura da Internet (5ºC2,5ºC3)
A Internet é uma ferramenta indispensável na educação moderna, proporcionando acesso a um vasto universo de conhecimentos e recursos. No entanto, aprender a utilizá-la com segurança é fundamental para garantir que os alunos tirem o máximo partido destas oportunidades sem se exporem a riscos desnecessários. A inclusão de programas pedagógicos sobre literacia digital nas escolas ajuda os estudantes a reconhecerem perigos como desinformação, ciberbullying e violações de privacidade.
Mais uma vez, com a parceria com a Escola Segura, foi possível à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro proporcionar aos alunos de 5º ano, desta vez o 5ºC2 e 5ºC3, uma formação sobre a utilização segura da Internet. Os nossos alunos viram atentamente os filmes apresentados e colocaram muitas questões.
Leituras+ em Rota Livre (6ºA2)
A literatura tem um impacto profundo no desenvolvimento da imaginação e criatividade dos alunos. Através de histórias, poemas e narrativas, o leitor entra em contato com mundos fantásticos, diferentes culturas e perspetivas. Esses elementos não apenas enriquecem a experiência de leitura, mas também inspiram a criação de novas ideias e formas de expressão. A divulgação literária no ambiente pedagógico, como no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Leituras+ em Rota Livre, em que os alunos escolhem livremente a leitura das próximas semanas, torna-se num envolvimento mais pessoal com a leitura. Hoje foram os alunos do 6ºA2 a visitar a biblioteca escolar para escolher as suas próximas leituras.
Literacia Financeira : O que é o dinheiro e para que serve
No
contexto pedagógico, ensinar a lidar com o dinheiro promove a autonomia dos alunos,
pois dá-lhes as ferramentas necessárias para tomar decisões financeiras
independentes e seguras, reduzindo o risco de endividamento e insegurança
financeira no futuro. A aprendizagem
sobre como lidar com o dinheiro vai além do simples ato de economizar ou gastar
de forma responsável. Ele envolve o entendimento do valor do dinheiro, a
importância do planeamento financeiro e a capacidade de tomar decisões
informadas sobre investimentos, compras e dívidas. Neste sentido, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a Associação Sintra És+, continua a desenvolver sessões para alunos do 2º ciclo sobre Literacia Financeira. Ao grupo/turma 5º A2 foi apresentada a sessão sobre a utilidade do dinheiro, e os nossos alunos viajaram do tempo da troca direta ao pagamento virtual.
Leituras+ em Rota Livre (6ºA4)
A literatura tem o poder de estimular a imaginação e o pensamento crítico, elementos essenciais para o sucesso académico e pessoal dos alunos. A promoção de atividades que divulguem obras literárias em escolas, permite que os jovens tenham contacto com uma ampla variedade de géneros e autores. Essas experiências literárias despertam a criatividade, ao mesmo tempo que oferecem ferramentas para a análise de situações complexas e para a formulação de opiniões fundamentadas. Assim, a divulgação literária torna-se um motor para o desenvolvimento de mentes criativas e reflexivas. Foi este o propósito do Projeto Leituras+ em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, ao ter no seu espaço os alunos do 6ºA4 a escolherem as suas próximas leituras.
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