Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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29 junho, 2020

DIAS DE QUARENTENA - LER COMO EXEMPLO



DICAS PARA INCENTIVAR OS MIÚDOS A LER NAS FÉRIAS

Férias são sinónimo de descanso e, para os mais pequenos, uma oportunidade de criar novos hábitos em ambiente descontraído. 

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, as crianças com rotinas de leitura apresentam melhores resultados académicos (e não só) ao longo da vida, nomeadamente uma aprendizagem mais rápida, melhor capacidade de concentração, criatividade, memória, argumentação e uma melhor compreensão geral do mundo em seu redor. Por tudo isto e muito mais, deixamos aqui algumas ideias para tornar as leituras de verão no ponto alto das férias dos mais pequenos.

Dá o exemplo

Se o adulto tiver momentos dedicados à leitura, a criança vai imitá-lo. Habitua-te a mostrar os livros como um parceiro divertido. Mas não te esqueças: é importante ter em conta os gostos de cada um. Começa por sugerir livros curtos, contos ou banda desenhada, de forma a mostrar à criança que a leitura não tem de ser entediante ou uma obrigação. Ler é divertido!

Promove leituras em conjunto

Os pediatras sugerem criar uma rotina diária de pelo menos 15 minutos em que miúdos e graúdos se juntam no momento de leitura. Este momento pode acontecer antes do jantar, por exemplo, para que durante a refeição exista o estímulo de conversar sobre o que foi lido.

Ler em conjunto, seja com adultos ou com os amigos da mesma idade, é uma ótima forma de estimular o interesse pelos livros. Conversar sobre os temas, dramatizar o texto e criar vozes para cada personagem tornam a leitura mais divertida e estimulante para os mais pequenos. Não há nada como formar um pequeno grupo de leitura para animar uma tarde de verão.

Cria um canto de leitura

Bastam dois (ou mais) assentos e boa iluminação e podes estar perante uma pequena biblioteca. Escolham os livros em conjunto e deixem que os mais pequenos façam parte de todo o processo. Este exercício é uma ótima forma de reforçar laços e passar mais tempo de qualidade juntos. 

Usa a tecnologia como aliada

Com os estímulos de televisão, tablets e consolas, é complicado virar a atenção das crianças para um livro. Mas nem tudo está perdido e as aplicações digitais já são um aliado no que toca aos livros. Existem disponíveis vários livros com realidade aumentada que, em conjunto com uma aplicação no tablet ou smartphone, dão vida em três dimensões às estórias e personagens dos livros. 

Faz de cada livro uma aventura

Se o livro falar de animais,porque não levar o pequeno leitor ao zoo para complementarem a experiência do livro? E se for um livro com histórias do espaço, leva-o a fazer uma viagem ao planetário, ou tira um momento da noite para observarem as estrelas e deixarem a imaginação fluir para lá das páginas. Também deves ter em conta os filmes, séries ou peças de teatro que surgem a partir dos livros. Estas podem ser ótimas formas de estimular o interesse pela leitura.

Não o deixes pensar que ler é um castigo

Lembrando que as férias são para descansar e queremos que a leitura seja um dos pontos altos dos dias das crianças, evita cobrar resultados. Opta antes por reconhecer e elogiar os seus esforços. Ler nunca deve ser um castigo. A intenção é manter o jovem ativo, mas também deixá-lo descansar e divertir-se. É suposto que a rotina de leitura seja leve e não rígida, uma feliz opção e não uma obrigação.

http://www.revistaestante.fnac.pt
/dicas-incentivar-os-miudos-ler-nas-ferias/


28 junho, 2020

DIAS DE QUARENTENA - O POETA AGORA SOU EU : AMIZADE


     No desafio O poeta agora sou eu foram vários os poemas dedicados à amizade. Vamos aqui revelar alguns desses poemas dos alunos da professora Teresa Vieira.

A amizade 

A amizade
É como a felicidade
Que não se pode comprar 
Nem roubar.

A amizade 
É como uma flor ,
É como ter saudade,
É como saber de cor .

A amizade 
É como ter lealdade,
É como saber a realidade.

A amizade 
É ter uma oportunidade,
É ter uma identidade.

Mariana Gaspar, 6º B

Amizade

A amizade é como um dia que acordou feliz,
É como a leveza dos balões,
É transparente como a água do mar.

Ter um amigo é o melhor do mundo.
É ter um jardim florido, cheio de cor e alegria.
É a melhor coisa da minha vida.

A amizade é linda,
A amizade é bela, 
A amizade é florida, 
É como uma Cinderela

Ter um amigo por vontade,
Ajudá-lo a ser vencedor,
É ter alguém com lealdade
E nada é feito por favor.

Rodrigo Monteiro, 6º B

Falsas amizades

A raiva e a tristeza dançam juntos.
Existe amizade verdadeira?
Não fico mais em conjuntos.
Mas também não fico na choradeira.

Tem amizade que parecia boa.
Confesso que me iludi.
Faço tudo pela pessoa, mas no fim foi tudo à toa.

O certo é fechar com vários.
Perto sou muito elogiada.
Mas tenho que confiar em poucos.
Porque por trás sou mal falada.

Opinião é como gosto musical.
E isso eu entendo.
Vamos parar com a falsidade 1...2...3 e ´tá valendo.

Ana Carolina, 6ºA

A minha amizade na quarentena

Nesta quarentena 
Sozinha não fiquei 
Com a minha pequena 
Me animei.

Esta quarentena 
Mais parecia uma prisão 
Mas tudo se animou quando levei um beijinho na mão.

Esta quarentena foi passada 
Com a minha maior preocupação ,
A minha roupa toda amassada 
Mas que grande trabalhão.

A minha gata, 
Muito destemida,
Foi e será a minha melhor amiga.

Inês Rita, 6º A
A amizade 

A amizade não é uma coisa que cresce numa árvore.
E muito menos uma coisa que se elabore .
Por que tem de ser verdadeira,
Não é uma coisa que se arranje na feira.

A amizade é uma coisa bonita.
E é por vezes uma coisa que nos excita.
Também relacionada ao amor,
A amizade por vezes faz nos sentir dor.

Ela não é uma coisa que se encontra,
Mas sim uma coisa que se cria.
Pois além de fazeres um amigo recebes um extra.

A amizade por vezes deixa-nos à deriva 
Num mar de expectativa e intriga. 
A amizade é um mar de sonhos.
João Baleia, 6º C
     A Biblioteca Escolar Ferreira de castro agradece mais uma vez a todos os alunos que responderam a este desafio.

27 junho, 2020

DIAS DE QUARENTENA - LIDO LÁ EM CASA : D. MANUEL I DUAS IRMÃS PARA UM REI.


 Sara Alexandra Malato, mãe do nosso aluno Rodrigo Malato de 6º ano, escolhe como leitura que lhe agradou, D. Manuel I duas irmãs para um rei de Isabel Stilwell. Para a mãe de Rodrigo esta é a história de um homem que não nasceu para ser rei, chegou até lá depois de ter visto o sobrinho morrer e de ter visto o irmão e o cunhado a serem assassinados, é uma história muito interessante, e que nos mostra como eram algumas coisas antigamente.

 Já o padrasto do Rodrigo,  o senhor Luís Gaspar indica-nos O Monge que vendeu o seu Ferrari  de Robin Sharma. Este nosso leitor achou a história muito interessante e diz-nos que é um livro muito bom e que a história tem muitas lições de como viver melhor.

O nosso aluno Rodrigo Malato Monteiro escolhe Ulisses de Maria Alberta Meneres Foi o último livro que leu, gostou muito da história e achou muito interessante e divertido.

 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro 
agradece mais uma vez às famílias de leitores 
da nossa comunidade educativa que 
aceitaram responder ao desafio Lido lá em casa

26 junho, 2020

DIAS DE QUARENTENA - LITERATURA E FOTOGRAFIA: A EXCELÊNCIA DE UM TRABALHO


    Não queremos deixar passar este último dia de aulas deste ano letivo 2019/2020,sem divulgar um trabalho de excelência de uma aluna da Escola Básica Ferreira de Castro de 9º ano, Cecília Barbosa.

      Em Educação Visual, uma das tarefas de E@D disse respeito ao tema da Ilustração. O desafio constou em ilustrar versos de Fernando Pessoa através do processo fotográfico, revelando a interpretação pessoal do texto. Podia-se optar por vários tipos de imagem (realista, figurativa, abstrata), ou então criar uma composição (formal/cor) com vários objetos e/ou outros elementos.

      De muitos dos trabalhos realizados, destacamos o que aqui apresentamos porque para além do recurso fotográfico, surge um vídeo e um texto interpretativo elaborado por Cecília Barbosa da turma I do 9º ano.

       Os versos que Cecília utilizou da obra «Episódios - A Múmia». Poesias. Fernando Pessoa, são:
De quem é o olhar
Que espreita por meus olhos?


Convido-vos a ver a produção de Cecília 
antes de qualquer explicação da autora.


     Cecília Barbosa escreve assim, 
como criou esta produção:

      Eu já queria fazer um trabalho assim há muito tempo, eu queria fazer uma coisa que chocasse as pessoas e que as fizesse pensar.
      A ideia surgiu assim que li os versos. Pensei em fazer um trabalho apenas sobre os problemas que as mulheres têm com o seu corpo e como se sentem inseguras. Decidi pensar mais um pouco e defini que ia fazer um vídeo com todos os problemas que a mulher enfrenta diariamente, como o assédio, a violência, algum machismo no trabalho e as inseguranças.
    Fui ler alguns casos para fazer uma boa interpretação e comecei a tirar as fotografias. Para as fotos decidi que iria usar uma camisa branca e uns calções, queria que fosse delicado e queria que as minhas pernas aparecessem para representar a insegurança referente ao corpo.
     O texto foi surgindo. Enquanto editava as fotos, fui apontando tudo o que me vinha à cabeça, fui escrevendo e decidi finalizar com os próprios versos de Fernando Pessoa. Gravar não foi fácil porque nunca tinha feito nada deste género, mas penso que acabei por fazer uma boa interpretação do que tinha escrito. Quando ouvi o áudio pela primeira vez mexeu comigo e não contive as lágrimas quando vi o projeto concluído.
     Este trabalho mexeu muito comigo e é com certeza um dos trabalhos que nunca irei esquecer porque é uma realidade que todas vivemos. 


Obrigada Cecília por partilhares connosco a tua 
sensibilidade artística e sentido estético.

     Colocamos agora aqui o poema de Fernando Pessoa de onde foram tirados os versos inspiradores.

Fernando Pessoa 
III - De quem é o olhar 

III 

De quem é o olhar 
Que espreita por meus olhos? 
Quando penso que vejo, 
Quem continua vendo 
Enquanto estou pensando? 
Por que caminhos seguem, 
Não os meus tristes passos, 
Mas a realidade 
De eu ter passos comigo? 

Às vezes, na penumbra 
Do meu quarto, quando eu 
Para mim próprio mesmo 
Em alma mal existo, 
Toma um outro sentido 

Em mim o Universo — 
É uma nódoa esbatida 
De eu ser consciente sobre 
Minha ideia das coisas. 

Se acenderem as velas 
E não houver apenas 
A vaga luz de fora —
Não sei que candeeiro 
Aceso onde na rua — 
Terei foscos desejos 
De nunca haver mais nada 
No Universo e na Vida 
De que o obscuro momento 
Que é minha vida agora. 

Um momento afluente 
Dum rio sempre a ir 
Esquecer-se de ser, 
Espaço misterioso 
Entre espaços desertos 
Cujo sentido é nulo 
E sem ser nada a nada. 

E assim a hora passa 
Metafisicamente. 
s. d.
«Episódios - A Múmia». Poesias. Fernando Pessoa. 
(Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.)
 Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995). - 64. 
1ª publ. in Portugal Futurista , nº 1. Lisboa: 1917. 

DIAS DE QUARENTENA - VÍDEO MÁGICO SOBRE OS LIVROS.


      Hoje é o último dia de aulas e não podemos deixar de apresentar um pequeno filme intitulado A melhor curta-metragem do mundo para incentivar a leitura. 
      Nestes cerca de 15 minutos de vídeo, através de uma história mágica, é-nos transmitida a paixão pela leitura, assim como o amor pelos livros.


Sentem-se em família e assistam 
a este filme maravilhoso 


DIAS DE QUARENTENA - ÚLTIMO DIA DE AULAS


As aulas estão a chegar ao fim, mas os livros devem continuar.
Boas leituras para todos.

DIAS DE QUARENTENA - O POETA AGORA SOU EU : O REGRESSO À ESCOLA


     Neste desafio O poeta agora sou eu muitos foram os alunos que nos revelaram que gostam da escola, não só do convívio como da aprendizagem. Estes poemas são um motor de esperança e de crença nas aulas presenciais e nos alunos que gostam de aprender. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro fica satisfeita por poder revelar estes sentimentos positivos de esperança.
     Temos aqui o Miguel Afonso da turma A do 6º ano que nos fala do Regresso à Escola.
     Obrigada Afonso pelo teu entusiasmo.

O regresso à escola

Quero voltar à escola
para mais poder aprender,
às costas levar a minha sacola
com muitos livros para ler.

Quero voltar à escola para todos ver
No peito levo a saudade,
O cuidado de todos querer saber
depois destes dias sem liberdade.

Quero voltar à escola…
Ela é como um raio de sol,
como a luz de um farol.

No regresso à escola
as nuvens vão deixar de chorar
e o sol vai brilhar.

DIAS DE QUARENTENA - LIDO LÁ EM CASA : O ANJO BRANCO.


      Uma nova partilha de leituras e desta vez da família de um aluno de 7º ano.
     O pai do nosso aluno Pedro Alves, o senhor João Alves escolhe para nos sugerir leitura, o livro de José Rodrigues dos Santos, O Anjo Branco. Para este pai este foi um dos livros mais emocionantes que leu em 2019. 

      A mãe do Pedro, a senhora Susana Pereira, escolhe A Magia Das Pequenas Coisas de Sarah Addison Allen, porque é uma história engraçada e leve.


     O nosso aluno de 7º ano  Pedro Alves, escolhe para nos sugerir o livro História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luiz Sepúlveda porque fala de uma amizade improvável de um gato e de uma gaivota.
A biblioteca Escolar Ferreira de Castro 
agradece a mais esta família 
que respondeu ao desafio Lido lá em casa.