Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

12 março, 2018

Ler o Holocausto - SEMANA DA LEITURA


Em mais um ano letivo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com o grupo disciplinar de História desenvolveu com os alunos de nono ano a atividade Ler o Holocausto. Cada aluno lê uma obra integral, de preferência de um testemunho sobrevivente ao holocausto. O trabalho a apresentar deverá conter: biografia do autor da obra; resumo do livro; citações do livro comentadas pelo aluno sobre diversos temas. No final o aluno deve fazer uma reflexão crítica sobre a obra estudada.

Após a leitura das obras, alunos de 9ºano apresentaram a sua reflexão crítica na Biblioteca Escolar. Ferreira de Castro.



Só um regime e um homem capaz de tais brutalidades poderia ter feito esta afirmação:                 
«A brutalidade inspira respeito. As massas têm necessidade de quem lhes incuta temor, que as converta numa mole temerosa e submissa. Não quero que os campos de concentração se transformem em pensões familiares. O terror é o mais eficaz dos instrumentos políticos… Os descontentes e os insubmissos, quando souberem o que os espera nos campos de concentração, pensarão duas vezes antes de nos desafiarem. Agrediremos os nossos adversários com uma feroz brutalidade, não hesitando em vergá-los ao interesse da nação”.
Adolf Hitler, discurso em Março de 1933
 aquando da inauguração dos dois primeiros campos de concentração 
– Oranienburg e Dachau.

É sempre tempo de nos indignarmos!

09 março, 2018

Aprender jogando


A necessidade de alargar o conhecimento dos docentes do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em relação à comunidade eTwinning, foi a motivação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na promoção da formação docente dada pela professora Rita Zurrapa, no passado dia 19 de abril. A plataforma dá acesso a um espaço no qual os professores podem comunicar, colaborar, partilhar e desenvolver projetos com outros agentes educativos europeus, através do recurso às tecnologias da informação e comunicação.
Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.

Objetivos:

•Promover o espírito de cidadania Europeia;
•Promover o trabalho colaborativo entre professores e alunos;
•Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
•Explorar de forma integrada o eTwinning e as competências do século XXI;
•Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•Promover a realização de projetos colaborativos;
•Adquirir conhecimentos que permitam explorar a Plataforma eTwinning.

Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.
1.O eTwinning e as competências do Século XXI
2.O Portal eTwinning
3.eTwinning Live
a.Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Oportunidades na comunidade
i.Eventos e Grupos eTwinning
b.Realização Projetos colaborativos
i.Passos para um projeto eTwinning
ii.Twinspace – Espaço comum de trabalho
iii. Ferramentas de colaboração e partilha

02 março, 2018

Rodolfo Castro - SEMANA DA LEITURA


No passado dia 27 de fevereiro tivemos mais uma vez na Escola Básica Ferreira de Castro,
a convite da Biblioteca Escolar e do grupo disciplinar de Espanhol, Rodolfo Castro como contador de histórias em língua castelhana.
A sua expressividade, empatia e simpatia, e arte de contar histórias, prendeu a atenção de três turmas de 8º ano de opção de língua espanhola.



26 fevereiro, 2018

Aprender a fazer trabalhos de pesquisa

Estão a ser dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos, para  as 10 turmas de 6º ano de escolaridade.



As sessões seguem as temáticas:
-como elaborar um trabalho escrito, académico e científico;
-normas para a sua estruturação e escrita;
-como fazer um trabalho de pesquisa;
·         como se elabora a estrutura do trabalho
·         recomendações gerais para a escrita do trabalho
·         o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho
·         como se elabora uma introdução e uma conclusão
·         como se elabora um índice e uma bibliografia



Estas sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.