Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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05 fevereiro, 2018

Afetos e educação para a sexualidade


A Santillana, em parceria diversas entidades, desenvolveu um projeto de educação para a saúde, denominado «Mais saúde, melhor futuro». Constituído por três módulos, este projeto tem como finalidade contribuir para a literacia em saúde, promover atitudes, valores e competências que suportem comportamentos saudáveis e contribuir para um ambiente escolar seguro e saudável.

O módulo de «Afetos e educação para a sexualidade» foi desenvolvido em parceria com o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), promovido pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Norte IP e reconhecido pela Associação Mundial de Saúde Sexual como programa de Inovação e Excelência em Educação Sexual.

Este módulo inclui a exposição itinerante «PRESSE PAPER», por analogia a peddy-paper, que é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE e que consiste num percurso dedicado à sexualidade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade.



Esta exposição esteve patente na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na segunda quinzena de janeiro onde pode ser visitada por 140 alunos acompanhados dos seus professores na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e cerca de 60 alunos de 9º ano na disciplina de Ciências Naturais.
Cada docente fez a integração curricular deste recurso proporcionado pela biblioteca escolar.






16 janeiro, 2018

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


Com o objetivo de envolver os alunos na reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, organizou a participação de alunos de 9º ano na exploração do documento de referência. 



Foi feita uma primeira exibição da apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, seguindo-se o debate com os mesmos.
Prosseguiu-se com um levantamento de princípios, valores e competências que foram traduzidos em vocabulário explicito, com o objetivo de cada grupo de alunos elaborar uma proposta/projeto com base no léxico exposto.
Cada grupo de alunos de cada turma de 9º ano redigiu assim na Biblioteca Escolar, propostas de atividades/intervenção para desenvolvimento do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, com o preenchimento de ficha própria com os seguintes itens:
•  Nome da atividade/ intervenção
•  Descrição da atividade/ intervenção
•  Intervenientes na atividade/ intervenção
•  Objetivos da atividade/ intervenção
•  Perfil do Aluno pretendido


Estes alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foram assim o motor da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no dia 15 de janeiro, Dia Nacional do Perfil do Aluno.

A Biblioteca escolar empenhada no debate de ideias!
De forma a apoiar as dinâmicas em torno da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e das suas implicações práticas na vida das escolas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu propiciar dinâmicas que permitiram aos alunos ter um papel central na discussão deste documento e na apresentação de ideias e propostas para projetos futuros, como foi proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares.



Deste modo, no dia 15 de janeiro estava tudo a postos para uma reflexão e debate em todas as turmas da escola do 5º ao 9º ano, com a dinamização dos grupos de alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar.
Cada turma visionou e interpretou a apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, e elaborou propostas de intervenção e atividades a serem dinamizadas, com o objetivo de desenvolver o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.




A Biblioteca Escolar preparou um jogo de cartões com princípios, valores e competências para serem explorados nos projetos a serem propostos pelos restantes alunos das turmas de 9ºano.