Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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08 dezembro, 2024

Leituras + em rota livre (6ºC1)


    Ao garantir a democratização da leitura, as bibliotecas escolares desempenham uma função vital no sistema educativo. Estas instituições vão além da simples disponibilização de livros: promovem o gosto pela leitura, organizam eventos literários e oferecem orientação para que os alunos possam explorar o mundo literário de forma autónoma. Por serem acessíveis a todos os estudantes, independentemente das suas condições sociais ou económicas, as bibliotecas reduzem barreiras ao conhecimento e criam oportunidades iguais para todos. Além disso, ao incentivarem o contacto regular com a leitura, as bibliotecas escolares contribuem para a formação de leitores mais conscientes e para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e informada. É deste modo que funciona a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Leituras em Rota Livre, oferecendo aos seus alunos a escolha informada e motivada das suas leituras. Hoje são as imagens dos alunos do 6ºC1 que publicamos.





Mediação Ler+ Jovem com Maria Inês Sousa


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no seu projeto Mediação Ler+ Jovem, convida os seus leitores e expressarem o seu parecer literário sobre a obra que leram. A reflexão sobre uma obra lida tem um impacto direto no estímulo à criatividade e à expressão crítica. Este momento de análise permite que o aluno explore diferentes interpretações e exercite a sua capacidade de argumentação e comunicação. Ao expressar as suas ideias sobre o texto, o jovem pratica a organização do pensamento e enriquece o seu vocabulário, criando uma base sólida para futuras aprendizagens. Além disso, esta abordagem encoraja a leitura como uma experiência ativa, que alimenta a curiosidade e o gosto pelo conhecimento. É gratificante para a BEFC quando os seus leitores se conseguem entusiasmar com a leitura de uma obra integral.





07 dezembro, 2024

Ler o Holocausto -Os Bebés de Auschwitz


    Publicamos mais um testemunho de um leitor da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Luís Silva, que participa neste projeto Ler o Holocausto. O objetivo deste projeto é levar os jovens a aprendem a reconhecer e resistir a discursos de ódio e exclusão que ainda surgem em diferentes contextos. Além disso, o ensino do Holocausto promove a análise crítica, essencial para que os alunos possam identificar e combater ideologias perigosas. Esse conhecimento é uma ferramenta indispensável na formação de cidadãos que defendem ativamente os princípios da igualdade e da dignidade humana.

    O livro refere três mulheres judias, Priska, Anka, Rachel, que foram brutalmente levadas do seu lar para um campo de concentração. Chegando lá. conhecem o pior pesadelo delas, pois estavam grávidas e corriam o risco de serem descobertas. Gostei de ler sobre estas três mulheres, que lutaram até ao fim para sobreviver, para que os filhos tivessem chance de viver.
    Com este livro aprendi que tenho de dar valor por ter o que tenho hoje e que não devo ser preconceituoso com outras religiões, porque todos somos iguais.
    Eu gostei do livro só por ver o esforço das mulheres e pela coragem de manterem em segredo que estavam grávidas.
    Diria que este livro é bom para quem gosta de ação e de História, e não o recomendo para pessoas sensíveis pois podem não aguentar essas histórias reais.

Luís Silva 9º A3


06 dezembro, 2024

A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA3)


    A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, é uma obra que combina pedagogia e literatura de forma exemplar. Por este facto a professora Andreia Santos dinamizou na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tertúlias dialógicas em torno desta obra. Esta experiência também foi vivida pelos alunos do 5ºA3 que se envolveram em discussões baseadas no respeito mútuo e na valorização das ideias de todos, e puderam desenvolver competências transversais como a comunicação, a argumentação e a escuta ativa. Estas competências não só contribuíram para a aquisição de conteúdos de Ciências Naturais, como o ciclo da água, mas também para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.









Tertúlias Literárias ( 9ºC3)

    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a patrocinar as Tertúlias Literárias com os professores de Português. Depois de cada aluno ler a sua obra do Cabaz Literário da biblioteca escolar, e fazer o seu parecer literário, apresenta à turma o livro que leu. Cada leitor é motivador de outros leitores e o interesse pela leitura multiplica-se. Mais do que um espaço de discussão literária, as tertúlias literárias são momentos de interação e colaboração que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais e culturais. Durante as tertúlias, os participantes aprendem a ouvir ativamente, respeitar opiniões divergentes e expressar suas ideias de forma clara e construtiva. Somos uma Escola a ler mais e melhor, e estes são os alunos o grupo/turma 9ºC3.





Cabaz Literário (6ºB2)


    No passado dia 5 de dezembro, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, teve o prazer de distribuir mais um Cabaz Literário, e desta vez aos alunos do 6ºB2, que vão assim ter uma companhia literária nas férias do Natal.
    As bibliotecas escolares têm um papel central na democratização da leitura, ao proporcionarem acesso gratuito a um vasto conjunto de livros e recursos educativos. Num meio em que muitas famílias enfrentam dificuldades económicas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro garante que todos os alunos, independentemente do seu contexto socioeconómico, possam explorar a riqueza literária e desenvolver o hábito de ler.  



05 dezembro, 2024

Tertúlias Literárias (9º B3)


    Hoje publicamos as Tertúlias Literárias do grupo/turma 9ºB3, projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com os professores de português, que neste caso é a professora Sandra Gerardo a quem agradecemos a dedicação a este projeto. É com muito prazer que ouvimos os pareceres literários dos jovens leitores , até porque do ponto de vista pedagógico, a apresentação oral promove a motivação coletiva para a literatura. A troca de percepções sobre uma obra amplia o repertório cultural dos alunos, permitindo que cada um descubra novos livros e perspetivas. Além disso, a interação durante as apresentações, com perguntas e debates, fortalece a confiança dos participantes e estimula a curiosidade pela leitura. Essa prática une aprendizagens e permite o desenvolvimento pessoal e social, consolidando o papel da literatura como instrumento de crescimento integral.



Leituras + em Rota Livre (6ºC3)


    Os alunos do grupo/turma do 6ºC3 visitaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e escolheram as suas próximas leituras, no passado dia 4 de dezembro, inseridos no projeto da biblioteca escolar, Leituras + em Rota Livre.
    A democratização da leitura passa inevitavelmente pelo papel desempenhado pelas bibliotecas escolares. Estes espaços inclusivos garantem que todos os alunos, sem distinção de origem, tenham acesso a livros, revistas e outros materiais que muitas vezes não estão disponíveis nos seus lares.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro permite que a leitura deixe de ser um privilégio de poucos e se torne um direito global. Este acesso igualitário contribui para a formação de cidadãos mais informados e críticos, promovendo a equidade educacional e cultural dentro das escolas e das comunidades em geral.






Mediação Ler+ Jovem com Melissa Gomez

    Elaborar um parecer literário, neste projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem, implica interpretar, analisar e avaliar um texto. Este processo obriga os jovens a questionarem as intenções do autor, a relevância do contexto histórico-cultural e a eficácia da mensagem transmitida. Assim, ao partilharem as suas opiniões, são desafiados a justificar os seus argumentos, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva, essencial para a vida académica e cívica. Hoje publicamos o parecer literário de Melissa Gomez sobre o livro A Estrela que vejo da minha janela.


A menina gotinha de água - Tertúlia dialógica com Ciências Naturais (5ºA2)


    Com os alunos do 5ºA2, realizou-se na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro mais um encontro em tertúlia dialógica, dinamizado pela professora Andreia Santos. A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos, foi a obra literária em torno da qual se estabeleceu o diálogo, em que a história da pequena gotinha, levou os nossos alunos a compreenderem conceitos como o ciclo da água e a interdependência entre os seres vivos.
    Sendo que as bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental na aquisição de conhecimentos pelos alunos, como verdadeiros centros de aprendizagem, a dinamização de tertúlias dialógicas permitem uma metodologia pedagógica que vai além da simples transmissão de conhecimentos. Elas promovem uma aprendizagem ativa e colaborativa, na qual os participantes se tornam coautores do processo educativo.