Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 março, 2017

Ler o Holocausto


No passado dia 8 de março alunas da turma 9º B apresentaram aos alunos do 6º L, na biblioteca escolar,  a obra O violino de Auschwitz, de Maria Àngels Anglada, integrado no Projeto Ler o Holocausto.


Este romance fala-nos da história de um violino que sobreviveu ao holocausto, feito por um judeu preso num campo de concentração e que vem parar às mãos de uma violinista que o tocava num concerto dedicado a Mozart, em Cracóvia em 1991.


A obra retrata como se vivia ou sobrevivia num campo de concentração nazi: «Abraçando o banco, não gritou mais do que o número de cada uma das vinte e cinco chicotadas. E como, apesar da dor, não se enganou na contagem, livrou-se de uma diversão frequente dos carrascos: ter de recomeçar.»  p. 32-33 ; «Teria querido rezar por eles a oração dos defuntos, mas não podia, porque, ao ver as crianças serem selecionadas para a morte , o mundo inteiro ficara paralisado . »p.88 ;«A esta hora , já devem estar mortos , nus e sem mortalha , sem despedida (…) Os gritos asfixiados e desesperados que, à noite , tinham atravessado as finas paredes de madeira (…) » p. 88 .

10 março, 2017

Ler o Holocausto


Continuando com o projeto Ler o Holocausto, no dia 9 de março, a turma do 9º B apresentou à turma do 6º D a obra Os bebés de Auschwitz, de Wendy Holden.


Este livro conta-nos as histórias reais de três mães judias, Priska, Rachel e Anka, que sobreviveram grávidas ao Holocausto. Todas elas conseguiram esconder a sua gravidez em locais onde, se fossem descobertas seriam imediatamente mortas ou vítimas de experiências mortais, em conjunto com os seus bebés. As três eram casadas e apesar de todas as mães e respetivos bebés sobreviverem relativamente saudáveis à Guerra, nenhum dos pais teve a mesma sorte. 


As mães e os seus filhos sobreviventes.


“Transportadas em comboios selados de mercadorias” ou “em vagões de transporte de animais que chegavam a ter cinquenta e cinco carruagens e sessenta judeus em cada uma delas”.


09 março, 2017

Ler o Holocausto

No passado dia oito de março na biblioteca escolar, integrado na atividade Ler o Holocausto,  foi apresentado o livro Regresso de Auschwitz de Goran Rosenberg, por alunos do 9ºH à turma do 6º D.




Göran Rosenberg, o autor do livro Regresso de Auschwitz.



Do livro Regresso de Auschwitz de Goran Rosenberg, uma das passagens lida pelos alunos foi sobre a viagem de comboio para o campo de concentração: “Num desses dias de agosto de 1944 (…) vós abandonais os vossos esconderijos (…) e ides para o local de reunião (…) não sei se ides por vossa própria iniciativa ou «escoltados» pela Gestapo, mas sei que entre todos os que nesse dia se reúnem para serem transportados rumo a um destino desconhecidop.. 69 e 70


Sobre as condições nos comboios, os aluno apontam a seguinte afirmação : “É uma longa viagem, as pessoas morrem de pé. Até os jovens morrem de pé”p..90



Acerca das câmaras de gás é lida a seguinte passagem:“ A morte nas câmaras de gás é coletiva, anónima, despida, cuidadosamente disfarçada com eufemismos (vestiários, duches), com cenários de teatro (letreiros, bétulas verdejantes, carro da Cruz Vermelha…) e com a sua natureza incompreensível.”p. 112



08 março, 2017

Ler o Holocausto

Ler o Holocausto


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com o grupo disciplinar de História propôs aos alunos de nono ano a atividade Ler o Holocausto. Cada aluno deveria ler uma obra integral, de preferência de um testemunho sobrevivente ao holocausto. O trabalho a apresentar deveria conter: biografia do autor da obra; resumo do livro; citações do livro comentadas pelo aluno sobre diversos temas. No final o aluno deveria fazer uma reflexão crítica sobre a obra. 



Durante todo o mês de março alunos de nono ano apresentam na biblioteca escolar a obra trabalhada e os trabalhos realizados, a todas as turmas de sexto ano, dando a conhecer o que foi o holocausto durante a segunda guerra mundial.



Uma das obras apresentada foi a Mala de Hana de Karen Levine, por alunas do 9º I a alunos do 6º E.






As mesmas turmas exploraram a obra Canção de Embalar de Auschwitz de Mário Escobar.


28 fevereiro, 2017

Experiência Emulsionante


Nos meses de fevereiro e março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os professores de Ciências Físico-química aplicam o projeto Newton gostava de ler no seu módulo I Experiência Emulsionante, a todos os seus 142 alunos de 7º ano, associando mais uma vez a leitura à experiência cientifica. 


É explorada a obra Notas de cozinha de Leonardo Da Vinci após o visionamento de um ppt sobre vida e obra do autor. Para além de se divulgarem receitas dos séculos XV e XVI, os alunos debruçam-se sobre o código de civilidade de Leonardo Da Vinci através de um jogo de cartões criado para o efeito. 


Em seguida os alunos vão bater natas com a ajuda de uma pedra e vão aprender o processo  que leva à formação de manteiga através da fricção. No final, todos experimentam a manteiga que fizeram barrada em tostas.




23 fevereiro, 2017

Projeto Ecobiblio - Antes que a água se afogue


No passado dia vinte e dois de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, inserido no seu projeto Ecobiblio recebeu mais um atelier pedagógico do SMAS Sintra intitulado Antes que a água se afogue. Esta foi uma atividade multimédia em que se ensinaram várias maneiras de poupar e reutilizar água e onde se falou da importância da separação dos resíduos. Três turmas de nono ano puderam jogar e aprender em simultâneo recordando conteúdos pedagógicos de Ciências Naturais.












18 fevereiro, 2017

Atelier Conta Gotas




Dia 17 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou na Escola EB1 nº 1 de Mem Martins do agrupamento, um atelier de contador de histórias intitulado Conta-Gotas, patrocinado pelo SMAS de Sintra. Os alunos e professores tiveram o privilégio de assistir à excelente contadora de histórias Ana Sofia Pereira, cuja expressividade, criatividade, empatia com o público, transportaram cerca de duzentos alunos à magia das palavras. 





Histórias de encantar e de mistério, misturaram personagens fantásticas às forças da natureza.
 Em todas as sessões vimos chover, o sol brilhar, o arco-íris encantar, a terra tremerReis, Rainhas e Princesaslobos, tartarugas e pintainhos, castelos e montanhas. Foi mágico.