Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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26 abril, 2016

Concurso Nacional de Leitura - 9ª Edição - 2015/2016

Com este concurso promoveu-se a leitura nas escolas de uma forma lúdica promovida pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares. 
Os objetivos centrais pretenderam estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto de todos os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. 
A coordenação foi assegurada pelos docentes da disciplina de Português. 
A primeira eliminatória realizou-se na escola, que selecionou três vencedores. 
A segunda eliminatória consistiu numa prova pública, que decorreu na Biblioteca Municipal da Lourinhã, e na qual participaram os concorrentes selecionados pelas escolas do distrito de Lisboa. 
Foram avaliados por um júri distrital com três membros, o presidente e dois vogais, do distrito onde se realizou a prova. 
O júri nacional que presidiu à terceira eliminatória foi constituído por personalidades ligadas ao Plano Nacional de Leitura, à rede de Bibliotecas Escolares e à Direção Geral do Livro e das Bibliotecas. 





É de salientar o comportamento positivo das alunas da nossa Escola durante a sua participação nas etapas deste evento extra-escola. 

19 abril, 2016

Exposição de Educação Musical

No âmbito da disciplina de Educação Musical, dando cumprimento à planificação estabelecida, o professor José Carias propôs-se realizar, ao longo do ano, a apresentação dos trabalhos dos alunos resultantes da pesquisa efetuada pelos mesmos relativamente aos instrumentos musicais selecionados para cada mês.

A primeira exposição teve lugar no mês de dezembro, nela constando os trabalhos realizados ao longo dos meses de novembro e de dezembro relativos aos instrumentos musicais guitarra e harpa, respetivamente.




Durante o mês de abril a exposição consta de trabalhos relativos a flautas e pianos.
Nela podemos observar então, trabalhos elaborados pelos alunos do professor José Carias no âmbito da disciplina de Educação Musical, sobre vários tipos de flautas e de pianos.

Flautas – flauta de pã, flautim, flauta transversal, flauta basca e flauta doce.

Pianos – piano vertical, piano de cauda e piano digital.








Durante o mês de maio o instrumento musical exposto foi a bateria.





















14 março, 2016

Continentes e Oceanos

O grupo de Geografia tem vindo a desenvolver com a Biblioteca Escolar um trabalho de parceria cujas atividades se dirigem a cada um dos anos de escolaridade, no âmbito dos conteúdos da disciplina. Para a realização dessas atividades, os alunos têm utilizado, como recurso, o planisfério existente na Biblioteca procurando aplicar, de forma lúdica (jogo de conhecimento), os conhecimentos adquiridos acerca dos continentes e dos oceanos, nomeadamente a identificação da sua localização.














Participaram os alunos do sétimo ano de escolaridade que classificaram como boa a duração da atividade e de muito boa a interação estabelecida com a professora, assim como o interesse que, no geral, este trabalho despertou.

Cuide Bem da Sua Voz

A voz é um instrumento fundamental e facilitador da comunicação. No caso da profissão docente, uma vez que é essencial como instrumento de trabalho ao serviço do ensino, requer especial atenção e cuidados indispensáveis à sua preservação. Foi a pensar na sua importância que se propôs a realização de uma pequena ação de formação destinada a professores, a qual foi dinamizada pela professora Raquel Silva.

A primeira sessão teve lugar a 28 de janeiro, a próxima realizar-se-à no próximo dia 14 de abril. 



































Foram dadas noções básicas sobre o funcionamento do aparelho fonador e salientada a importância da postura e da respiração adequadas ao processo da comunicação.



Foram executados exercícios para aquecimento e treino da voz.













08 março, 2016

Concurso Faça lá um Poema

Este concurso foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Centro Cultural de Belém. Destinou-se a premiar poemas produzidos por alunos de todos os ciclos do ensino básico, das escolas públicas ou privadas, visando sensibilizar e promover a criatividade no campo da poesia, incentivando o aparecimento de novos valores. Os trabalhos foram de participação individual.

O concurso decorreu no mês de janeiro de 2016.

Os poemas selecionados foram os seguintes:

A Música
A Música é uma paixão,
Que nasce no coração,
Com sentimento e emoção.

Para além das alegrias e sensações,
A Música toca-nos os corações.

Bastam uns acordes
Para despertar a atenção
E apenas uma melodia,
Para preencher um coração.

A pureza de um som,
Envolve-nos em paz e harmonia,
Permite-me viajar em sonhos,
E descobrir o que não conhecia.

Entre tantos sentimentos,
Desperta-nos alegria,
Consolo e boa disposição,
Misturada com um toque de magia.

Sem Música o Mundo seria diferente,
Mais triste e mais deprimente!
Mónica Martins, 5ºA, nº23


A humanidade dos Animais
Zé Gato
Era um cão bonacheirão
Muito, muito, independente,
Ainda assim responsável,
Dono de si seguramente!
Sozinho lá vai ele
Para dar as suas voltinhas,
Ia sempre pelo passeio,
Cumprimentando as vizinhas.
Sim!...Porque era educado
E gostava de apanhar ar,
Ficar em casa trancado
Isso é que nem pensar!
Era assim este Zé Gato,
Que por mais voltas que desse,
Nunca, nunca se perdia
Porque a comidinha boa,
Essa era em casa que a comia!
Certo dia,
Ao regressar,
Viu a dona inanimada,
No chão sem respirar…
Uivou, ladrou sem parar,
Até alguém o ouvir,
Até a ajuda chegar!
Foi assim que o Zé Gato
A sua dona salvou…
Agora é Herói, o maior,
Como ele nunca imaginou!
Miguel Janeiro,7ºI, nº 24

Brincar com a Leitura

Esta atividade foi iniciada com a leitura expressiva do livro " A que sabe a Lua" de Michael Grejniec.

Seguidamente, foi lido um texto sobre a primavera, utilizando um kit de ferramentas de forma a colocar em prática diferentes formas de leitura lúdica e expressiva.






07 março, 2016

Projeto Newton

Este projeto articula-se com a Universidade de Aveiro (Fábrica Centro Ciência Viva) e o Centro de Ciência Viva de Sintra e com a Rede de Bibliotecas Escolares; pretende-se desenvolver atividades no espaço escolar em colaboração com recursos/ programas existentes de modo a promover a cultura científica e tecnológica e divulgar ciência junto dos estudantes do ensino básico.


No âmbito deste projeto, já foi concretizado o Módulo I - Creme de mãos – na EB1 nº1 e na EB Ferreira de Castro.









29 fevereiro, 2016

Exposição EMRE - Mundo Bíblico e a sua Situação na Atualidade


 O foco centra-se no contexto bíblico e a abordagem trata tanto o passado, como a situação do presente e a atuação no futuro.
 Os objetivos delineados são: 
- dar a conhecer temas chave do mundo bíblico; 
- compreender a situação do mundo bíblico em algumas comunidades educativas da Grande Lisboa.


A primeira parte, o mundo bíblico de hoje pretende analisar questões de geografia, história e cultura bíblicas; a segunda parte, investiga representações do mundo da Bíblia em Portugal e em Israel e, a terceira parte, apresenta propostas de ação para a interrogação Mundo Bíblico, que fazer com esta memória?
 O Mundo Bíblico tem relevância educacional a vários níveis, tanto na educação básica, como na formação contínua. O problema abordado tem ainda importância social, visto que  os Textos  Bíblicos e os seus Mundos são parte integrante dos alicerces da sociedade.

O itinerário pelo MUNDO BÍBLICO é um desafio que pode ser comparado a um caminho por terrenos variados, cheios de trajetos diferentes. O espaço é largo, o tempo a percorrer é vasto e as culturas a conhecer são diversas, pelo que se trata de uma aventura fascinante, pois ela vai ao encontro da memória. É uma lembrança que ainda existe na atualidade e que busca novas formas de recordação.








22 fevereiro, 2016

Formação em Word


A Biblioteca Escolar é um espaço onde se presta um serviço pedagógico cujo papel principal é contribuir para a formação, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que melhorem o desempenho e concorram para a formação integral do aluno. Neste contexto surgiu a oportunidade de proporcionar aos alunos uma formação básica em Word, tentando conjugar os horários das professoras formadoras e dos alunos. Com os alunos do 5º ano, esta formação decorreu na hora de Educação Tecnológica.
















Decorreu de janeiro a março, sendo o balanço bastante positivo, com as turmas a considerar que são capazes de elaborar um trabalho autónomo, embora ainda subsistam algumas dúvidas sobre a aplicação de ferramentas do programa o que será naturalmente colmatado com a prática e a utilização diária.

16 dezembro, 2015

Comemoração do Natal

O Natal é, por excelência, uma época em que é mais forte o apelo à solidariedade, à partilha, ao olhar os outros com olhos de ver, com carinho, respeito e amor, ajudando-os hoje, pois amanhã poderemos ser nós a precisar.
Sendo a Escola uma instituição que integra seres humanos em formação que se pretende que venham a ser participantes ativos e responsáveis na sociedade, é essencial que se promova neste espaço o espírito de entreajuda e de solidariedade. Fomentando-se o hábito de ajudar os outros como gostaríamos de ser ajudados.

 As atividades desenvolvidas foram a angariação de brinquedos para distribuir pelas famílias mais carenciadas e a decoração da árvore de Natal com mensagens redigidas por alunos da escola, com o objetivo de estimular o espírito natalício, incentivar o desejo de partilha e desenvolver a criatividade.

Relativamente à angariação de brinquedos/ presentes, a adesão foi francamente positiva despertando o sentimento de solidariedade. As mensagens natalícias despertaram a curiosidade, a leitura e como tal, o interesse de muitos alunos.
Foram cumpridos os limites/ prazos estipulados para a realização das atividades de comemoração da época natalícia.



03 dezembro, 2015

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Data de 1998 a promoção da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência por parte da ONU. Assim, e nesse âmbito, a Biblioteca Escolar e o Grupo de Educação Especial decidiram comemorar esta data tendo como principal objetivo despertar e sensibilizar toda a comunidade escolar para a problemática da deficiência, de forma a mobilizá-la para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar destas pessoas.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem como missão a escolarização de todos os alunos, procurando promover a sua formação integral e contribuir para que sejam cidadãos ativos e conscientes dos seus direitos  e deveres, privilegiando a inclusão. Como tal, dispõe de espaços adequados à integração de alunos com diferentes tipos de deficiência, e ao seu acolhimento, nomeadamente a UAAM (Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência), Oficina do Aprender e a UEE (Unidade de Ensino Estruturado).

Ao comemorar esta data, pretende-se igualmente divulgar o trabalho desenvolvido no Agrupamento pelo núcleo da Educação Especial, divulgar e partilhar experiências sobre as diversas características/ problemáticas e necessidades da pessoa com deficiência e implicar os intervenientes nesta temática de forma que estes sejam agentes ativos no quotidiano.

Realizaram-se os seguintes eventos:
- venda de produtos;
- projeção de um filme com a compilação de atividades realizadas no âmbito do Projeto "Todos Juntos";
- atividade musical orientada pela Professora Sofia Doutor;
- atividade "surpresa" orientada pela Professora Raquel Silva;
- jogo "Juntos Conseguimos" orientada pela animadora Marisa Ramalhete;
- debate subordinado ao tema "Tenho um filho Diferente. E agora?" - que contou com a presença dos oradores: Drª Isabel Jorge Santos (membro da Associação "Dar Resposta", Alunos do Curso Vocacional do 9º ano, Dr. Miguel Vales (Coordenador da Equipa Técnica do CECD), Técnicos do CECD e da APDDA, Ana Besteiro (Encarregada de Educação).

Nas atividades onde se verificou a participação dos alunos com deficiência, a comunidade educativa assistiu com entusiasmo. Relativamente aos jogos que visavam sensibilizar para as dificuldades que algumas pessoas sentem na realização das suas tarefas, houve uma boa adesão e os alunos de 5º e de 9º ano participaram de forma ativa.



















O debate revelou-se bastante didático, interessante e envolvente.













Deveria ter-se verificado um maior envolvimento de professores/ técnicos do Agrupamento.