Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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13 março, 2019

Palavras e Sentidos - SEMANA DA LEITURA




Nesta Semana da Leitura a animação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi grande.

Palavras soltas e aleatórias que se juntam para fazerem sentido, é um desafio à imaginação e à criatividade.




As ideias andaram de cabeça em cabeça e as frases ou os textos lá se iam compondo.
Foi um momento agitado e cheio de entusiasmo.




12 março, 2019

Desenhos e Histórias - SEMANA DA LEITURA


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro abre a Semana da Leitura com a atividade Desenhos e Histórias.
A professora de Educação Visual preparou com os alunos das turmas de 6º ano, no primeiro período letivo, desenhos criativos sob o tema Histórias Fantásticas. Cada aluno da turma elaborou o seu desenho colocando no papel toda a imaginação que os seus lápis conseguiam reproduzir.



Na Semana da Leitura esses desenhos são o ponto de partida para as histórias que iriam ser escritas.
Cada grupo de alunos associa diversos desenhos, que não sejam os seus, e constrói um enredo cujas ilustrações terão de fazer sentido.





Os nossos alunos foram escritores e ilustradores de histórias de encantar.




Esta atividade esteve integrada nos conteúdos programáticos de Educação Visual ao nível da composição de um discurso gráfico, e simultaneamente trabalhou a competência na escrita e educação literária da disciplina de português.

A animação foi grande, a produção literária foi criativa e o entusiasmo esteve sempre presente.

08 março, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro - SEMANA DA LEITURA










Do currículo de geografia de 7º ano faz parte a observação e descrição de paisagens. Enquadrado neste tema foi desenvolvido o projeto “As Paisagens”. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que organizou uma exposição sobre a descrição de paisagens nas obras de Ferreira de Castro. 



Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro

O Edifício, velho e longo, muito longo e de um só piso, parecia querer mostrar que a sua missão, justamente por ser celeste, devia agarrar-se à terra, estender-se bem na terra, para extrair a alma dos homens que nela viviam. No telhado antigo, com o pó dos tempos fixado em crostas esverdeadas que nenhuma chuva conseguia lavar, os pardais faziam o ninho na primavera. Em baixo, entre as paredes e as covitas que as goteiras, em horas pluviosas, abriam no solo, vicejavam lírios, roseiras trepadoras e tenros pés de salsa que o irmão hortelão não se dispensava de cultivar. Ao fundo, com uma árvore em frente, tão ramalhuda que quase a ocultava, erguia-se a capela, que, ligada embora ao edifício, avançava sobre o jardim, dando ao todo a forma de um grande L.
Ferreira de Castro, A Missão (1954)
(82-3 – CAS-MIS) pág. 13

01 março, 2019

ARQUIbe - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro desenvolveu hoje um workshop em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o seu gabinete FAJúnior , onde os alunos puderam experimentar a composição volumétrica de pequenos seres arquitetónicos.





A construção de edifícios com toda a criatividade e imaginação, transformou a Biblioteca Escolar num ateliê de arquitetura e urbanismo juvenil.




Deseja-se que a experiência plástica dos alunos não seja encarada, apenas, como uma atividade ilustrativa do que vê, mas a (re)invenção de soluções para a criação de novas imagens, relacionando conceitos, materiais, meios e técnicas, imprimindo-lhe a sua intencionalidade e o desenvolvimento da sua expressividade.

São estes alguns dos Organizadores das Aprendizagens Essenciais de Educação Visual, ligados ao Domínio Experimentação e Criação, para o 3º ciclo, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro quis integrar na sua missão de integração curricular e desenvolvimento de literacias.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo, como o preconizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.

25 fevereiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro




Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro

Anoitecia. Nos topes da serra ainda havia rósea claridade, mas cá em baixo, boiavam sombras cada vez mais densas. Com suas altivas lombas, as ramificações da montanha cercavam, de todas as bandas, a vila postada quase no fundo do grande vale, ao pé do Zêzere, que na paz crepuscular adquiria voz forte, correndo e cantando entre os penedais do seu leito. A luz parecia desprender-se, como um véu, da imensurável cavidade, deixando ainda vermelhar a telha francesa das casas abastadas, enquanto os negros telhados dos pobres se somavam já à escuridão que avançava. Nas encostas, os pinheiros formavam mancha compacta e, nos vastos soutos, os castanheiros, de arredondadas frontes, dir-se-iam sem troncos - apenas largas copas pousadas nos penhores, como acampamento aguardando a noite”
Ferreira de Castro, A Lã e a Neve (1947)
(BEFC 82-3 – CAS-LA)
pág. 23,24


24 fevereiro, 2019

Peter and the wolf


Mais umas sessões de histórias em inglês animaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no passado dia 19 de fevereiro. Desta vez os alunos de 6º ano puderam ouvir Peter and the wolf.





23 fevereiro, 2019

Experiência emulsionante - Projeto Newton Gostava de Ler


Nove turmas de 7º e 9º anos participaram neste mês de fevereiro no Projeto Newton Gostava de Ler, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Desta vez com o Módulo I Experiência Emulsionante, os nossos alunos vão aprender as propriedades físicas e químicas dos materiais através da produção de manteiga. 





Promover aprendizagens científicas em atividades simples e motivadoras, de forma lúdica e associada a leitura, foi um dos objetivos que os professores de Ciências Físico Químicas tiveram quando trouxeram os alunos à biblioteca.

Batendo natas com a ajuda de uma pedra, os alunos vão aprender o processo que leva à formação de manteiga através da fricção. No final, todos experimentam a manteiga que fizeram, barrando-a em tostas.
Foi bem divertido!

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo.


22 fevereiro, 2019

Igualdade de Género - Programa Cientificamente Provável


A 20 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP da Universidade de Lisboa, integrado no Programa Cientificamente Provável, desenvolveu uma série de debates e palestras sobre Igualdade de Género. Alunos de oitavo e nono anos puderam discutir a problemática, integrando a Visão do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que pretende que os alunos rejeitem todas as formas de discriminação e de exclusão social.


A Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) assenta numa visão estratégica para o futuro sustentável de Portugal, enquanto país que realiza efetivamente os direitos humanos, assente no compromisso coletivo de todos os setores na definição das medidas a adotar e das ações a implementar. Esta abordagem integrada potencia a colaboração e coordenação de esforços, valorizando uma visão comum que simultaneamente tenha um efeito mais estruturante e sustentável no futuro que se pretende construir.

PORTUGAL+IGUAL
 ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A IGUALDADE E
A NÃO DISCRIMINAÇÃO 1. Visão
R 2/2018 -2018.01.10 Resolução do Conselho de Ministros
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Garantir uma educação livre de estereótipos de género e integrar a IMH em programas setoriais no âmbito da educação, foram alguns dos objetivos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, para além da Implementação da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC), no que se refere à temática da Igualdade de Género.