Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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18 janeiro, 2019

Terapias em Ação - Programa Cientificamente Provável



No Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. É neste contexto que organizámos uma exposição intitulada Terapias em Ação, que pretendeu mostrar aos nossos alunos diversos aparelhos e instrumentos de intervenção em terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia.




Alguns dos instrumentos expostos puderam mostrar aos nossos alunos as diversas formas de intervenção nas terapias apresentadas: Goniómetro - Instrumento para medição de ângulos articulares utilizado na fisioterapia para medir a amplitude dos movimentos em várias articulações do corpo humano, importante para verificar se as articulações realizam os movimentos nas amplitudes esperadas, bem como, para avaliar o progresso dos resultados de um tratamento; Littmann Select Stethoscope  - Instrumento utilizado na fisioterapia para realizar a auscultação pulmonar com o objetivo de avaliar a condição clínica do foro respiratório que  permite configurar o tratamento de forma mais adequada e dirigida, bem como, avaliar os resultados do mesmo; Martelo de reflexos - Instrumento utilizado na fisioterapia para testar os reflexos com o objetivo de avaliar o estado do sistema nervoso central e periférico; vários objetos de uso quotidiano adaptados a pessoas com dificuldades de coordenação de movimentos; Kit de material de intervenção nas perturbações da deglutição; Dispositivos de suporte à comunicação para pessoas com necessidades complexas, não utilizando a fala como principal meio de comunicação. 

Muitos foram os objetos expostos assim como bibliografia especifica de terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia.


Várias foram as turmas de 9º ano que visitaram a exposição acompanhadas pelos professores de Ciências Naturais em aulas dedicadas ao capítulo programático referente a Viver melhor na terra: De que modo a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.









Parcerias com universidades e outras organizações, com vista à produção de conteúdos, formação e realização de estudos, é uma linha de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro  operacionaliza.


17 janeiro, 2019

A Química entre nós



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o patrocínio da Bayer Portugal e da Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia - Ambiente e com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, do Comité Português para as Geociências e do Comité Português para o Ano Internacional das Florestas e da Biodiversidade, exibe a Exposição "A Química entre Nós......".



O objetivo desta exposição é criar nos jovens o interesse pela ciência química pretendendo salientar as conquistas da Química, revelando as suas contribuições para o bem-estar da Humanidade.



A Exposição "A Química entre Nós......"integra-se nos objetivos das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Biodiversidade (2011-2020).





Com os professores de Ciências Físico Químicas foram 19 as turmas de 7º ao 9º ano que visitaram a exposição e puderam responder a um questionário como guia de observação sobre temas como História da Química, A Química no dia-a-dia, A Química na Saúde, Química no Ar, Água e Solo, e A Química nos Alimentos.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo.

12 dezembro, 2018

Montra DUDH



Acompanhando as celebrações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou uma monta bibliográfica sobre os direitos humanos que foi alvo de consulta para trabalhos de investigação por parte dos alunos.








11 dezembro, 2018

A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos


 Ontem foi dia de reflexão para a Escola Básica Ferreira de Castro. Todos os alunos e professores se envolveram nas comemorações dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




Como mais um desafio da Direção Geral de Educação, comemorou-se no dia 10 de dezembro o 70º aniversário da DUDH, com uma iniciativa integrada n’ A Voz dos Alunos, que deu a palavra às crianças e aos jovens, nas escolas, sobre assuntos com relevância para a sua vida, favorecendo a participação crítica e o envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania

Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.


Com esta iniciativa pretendeu-se refletir sobre os Direitos Humanos e sua articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, num perfil de base humanista, centrado numa escola que habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.



Para assinalar esta data a Rede de Bibliotecas Escolares foi também convidada a participar nas comemorações, e foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos.  

Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.


Os alunos de 9º ano foram os grandes dinamizadores da atividade em cada turma, e preparados pela Biblioteca Escolar, promoveram os seguintes momentos:
1º momento - Visionamento de um pequeno filme sobre Direitos Humanos. 
2º momento - A turma foi dividida em grupos de 5 alunos.  A cada grupo foi distribuído um baralho de cartas produzido pela Biblioteca Escolar com os 30 artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (versão simplificada).  A cada grupo foram atribuídas quatro cartas com situações específicas da vida quotidiana.  A cada grupo foi distribuída uma folha de registo de reflexão e conclusões.
3º momento - Os alunos leram cada um dos artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e refletiram sobre eles.  Em seguida os alunos leram as quatro situações específicas que lhe foram atribuídas e refletiram sobre elas. Os alunos agruparam carta(s) com artigo(s) da DUDH às quatro situações específicas que lhe foram atribuídas no sentido de indicar qual(ais) o(s) artigo(s) que estão a ser cumpridos em cada uma das situações específicas.  Depois de reflexão e debate em grupo, os alunos registaram os seus argumentos face às diversas situações específicas.


4º momento - Depois de eleito o porta voz do grupo, este apresentou à turma as reflexões e conclusões obtidas revelando cada uma das situações específicas que lhes foram atribuídas.
5º momento – Finalmente deu-se o debate generalizado sobre as situações apresentadas ou outras, em que se revelou o cumprimento ou o incumprimento da DUDH. Relacionar os artigos da DUDH com os direitos fundamentais dos cidadãos com deficiência, foi a fase final.
Foram cinquenta turmas de 5º ao 9º ano a participar neste dia de reflexão.



Esta atividade persegue o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na visão que se pretende do cidadão:   que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta.

10 dezembro, 2018

O Antigo Egito


Decorreu no mês de novembro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a montra bibliográfica dedicada ao Antigo Egito, conteúdo programático de História do 7º ano. Os professores desta disciplina visitaram com os seus alunos esta exposição, tendo elaborado para o efeito um guião de exploração de algumas das obras expostas.





Para além dos livros, vários foram os quadros e objetos que completaram a montra bibliográfica, graças ao empréstimo de diversos professores.














Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.


30 novembro, 2018

LITERACIA 3Di


LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento , consiste num desafio nacional e faseado, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o objetivo de promover a Literacia nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e Inglês. É uma iniciativa da inteira responsabilidade da Porto Editora que, envolvendo os demais elementos da comunidade educativa, como os respetivos professores, pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a desenvolver competências.



Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou neste desafio com alunos e professores entusiastas do conhecimento. Português e Inglês do terceiro ciclo foram as disciplinas corajosas neste estímulo pelo saber.

29 novembro, 2018

Festa Ajudaris



No dia de ontem decorreu na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a Festa Ajudaris

A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social, (IPSS) com estatuto de utilidade pública. Pretende auxiliar no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.

Um dos projetos da Ajudaris é o Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, que consiste na edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Este projeto pretende desenvolver nos nossos jovens escritores a criatividade, o imaginário, a cidadania e a solidariedade, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.



A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, é um projeto que une solidariedade ao ato da escrita.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou no ano letivo de 2017/2018, acabando por ver publicada uma das histórias construídas no coletivo do grupo turma.


 A 28 de novembro a escola celebrou a edição do seu conto na Histórias da Ajudaris 2018, com uma festa de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’18”, através de um espetáculo musical, atividade rítmica e expressiva e  ainda com leitura Dar voz ao nosso poema «Proteger a Natureza» da turma 6ºB.




Para além de alunos, professores, o nosso diretor de agrupamento e encarregados de educação, tivemos o prazer de contar com a presença da Diretora da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes Vilas Boas, criadora deste projeto de afetos, através de videoconferência, onde saudou os nossos alunos e professores solidários.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no seu Quadro estratégico 2014-2020 no Programa Rede de Bibliotecas Escolares , torna-se no reforço do apoio a projetos e concursos orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e literacia.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora com a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível dos Valores, promovendo nos alunos Excelência e Exigência, levando os jovens a terem sensibilidade e serem solidários para com os outros.