Em outubro de 2018 a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu e desenvolveu uma atividade dirigida aos alunos do quinto ano, como estratégia de concretização das aprendizagens essenciais da disciplina de História e Geografia de Portugal. A atividade designada «Onde Vivemos» consistiu numa montra bibliográfica.
Previamente, foram selecionadas várias obras que fazem parte do catálogo da biblioteca, onde constavam diversas representações cartográficas, de espaços e de territórios relacionadas com a identidade de Portugal, o que corresponde a competências essenciais da disciplina de HGP.
Foi também preparado um conjunto de questões orientadoras a que os alunos tinham de responder, consultando os elementos destacados.
Alunos de
diversas turmas, organizados em grupos, deslocaram-se à biblioteca durante uma
aula de História e Geografia de Portugal, para responderem às questões. As
respostas foram apresentadas em turma para exploração didática em sala de aula.
A atividade foi adequada para concretizar algumas competências específicas da disciplina de História e Geografia de Portugal: localizar, em representações cartográficas, diversos espaços e territórios que lhe dão identidade, utilizando diferentes escalas e mobilizando os mais diversos tipos de informação georreferenciada, relacionando as suas características mais importantes para compreender a dimensão espacial de Portugal e da sua inserção no Mundo; Estabelecer relações entre as formas de organização do espaço português e os elementos naturais e humanos aí existentes em cada época histórica e na atualidade.
Os alunos estão pouco habituados a consultar fontes bibliográficas diversificadas para a aprendizagem de conteúdos disciplinares, além do manual, pelo que a atividade tem um objetivo pedagógico evidente. Assim, o envolvimento dos alunos não ocorreu espontaneamente, sendo necessário motivá-los com esse fim. Uma vez motivados, realizaram a atividade com empenho.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro cumpre o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no
seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um núcleo de apoio
pedagógico, crucial ao cumprimento dos objetivos educativos da escola.