O Projeto Palavra Puxa Palavra, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro apresenta palavras soltas dos nossos leitores a propósito de obras lidas. É a motivação em poucas palavras.Hoje é a Leonor Balancho que partilha a sua experiência leitora.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
10 maio, 2021
Lido e ilustrado - Percy Jackson e o Mar dos Monstros
Criando ilustrações e produzindo as suas próprias composições visuais de cada leitura, o jovem leitor torna-se mais observador, criativo e seletivo e desenvolve a descodificação do sentido do texto. O Projeto Lido e Ilustrado da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende promover a imaginação e criar nos leitores uma multiplicidade de interpretações.
09 maio, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Uma aventura na Noite das Bruxas)
Criar vínculos afetivos entre livros e leitores jovens é um dos objetivos do Projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje agradecemos ao João Guilherme a sua partilha.
08 maio, 2021
07 maio, 2021
PROMOVER PARA LER+ ( Um mistério em Sintra)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a associar leitores aos seus livros. Hoje é a Eva Duarte que manifesta o seu entusiasmo.
06 maio, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Tomás e Bianca)
Uma boa leitura que nos envolve e que simultaneamente nos faz ter esperança no amor, é sempre uma excelente experiência a partilhar. Mais uma jovem fã de Maria Teresa Maia Gonzalez! Obrigada Rita Rico pela partilha.
05 maio, 2021
Dia Mundial da Língua Portuguesa e Leituras+ em Rota Livre
Em Dia Mundial da Língua Portuguesa a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha imagens de uma escola de Leituras+ em Rota Livre em tempo de pandemia, uma escola aLer+ na Rede de Escolas Leitoras do Plano Nacional de Leitura.
ORIGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA
A Língua é uma entidade viva e também a Língua Portuguesa tem a sua história e evolução. Para celebrarmos hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa, trazemos aqui um pouco da sua trajetória.
Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021
A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".
A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.
Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.
Dia Mundial da Língua Portuguesa (unesco.org)
Celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa
como um dia de encontros e trocas,
nas palavras da Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO,
PROMOVER PARA LER+ (A união faz a força)
É convicção da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que divulgar a relação que se estabelece entre o leitor e o livro, ajuda a aumentar o repertório dos novos leitores. Partilhar o registo da experiência leitora é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Agradecemos à Rita mais uma partilha.
04 maio, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Os olhos de Ana Marta)
Uma jovem leitora manifestar o gosto pela leitura e a preferência por uma escritora é um excelente estímulo para novos leitores, neste projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Mediação Ler+ Jovem. Obrigada Sofia.
03 maio, 2021
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: a independência e a diversidade da imprensa em tempos de crise
Esta segunda-feira, 3 de maio, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com o tema “Informação como bem público”. Em mensagem sobre a data, o secretário-geral diz que os desafios criados pela Covid-19 “sublinham o papel crítico da informação confiável, verificada e universalmente acessível para salvar vidas e construir sociedades fortes e resilientes.”
ONU News
Partilhamos
as palavras de António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas
sobre a independência e a diversidade dos mídia em tempos de crise.
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: o Jornal do Fundão
A 3 de maio as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
A propósito deste dia publicamos
uma reportagem sobre o Jornal do Fundão durante o Estado Novo em Portugal,
reveladora dos mecanismos da censura sobre a imprensa,
antes da Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974.
02 maio, 2021
PROMOVER PARA LER+ (O Tiago está a pensar)
Mais um entusiasta da leitura que partilha com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro o prazer de ler um livro de Maria Teresa Maia Gonzalez.
01 maio, 2021
PROMOVER PARA LER+ (O meu livro tem bicho)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a compor a imagem dos pareceres literários dos seus leitores. Hoje é a Sofia Chakuetadze do 5º ano que nos revela a importância do livro que leu. Obrigada Sofia.
30 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (A Árvore)
O entusiasmo da leitura pode ser contagioso e a Joana Sousa do 5º ano fez o seu papel de mediadora de leitura começando em casa. Obrigada Joana!
29 abril, 2021
Lido e ilustrado - Gravity Falls
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a resposta de alunos e professores ao projeto Lido e Ilustrado, onde a ilustração surge como a interpretação visual do excerto de uma obra lida. Hoje é o Afonso Pepe da turma E do 9º ano que responde a este desafio da biblioteca escolar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)