Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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06 maio, 2023

O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora : Museu de História Natural de Sintra


Foi a vez da turma do 6ºC3 visitar o Museu de História Natural de Sintra, no âmbito do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora. Organizada pela Câmara de Sintra e Rede de Bibliotecas Escolares,  esta visita permitiu aos alunos observarem testemunhos materiais da evolução da vida na Terra. Dezenas de fósseis,  coleção de Trilobites, esqueletos de Grandes Mamíferos, exemplares raros de Dinossauros, encantaram os nossos alunos.
A diretora do Museu, Dra. Teresa Alves contou aos atentos jovens a história da descoberta dos fósseis do Barbosania, e cativou os nossos alunos com o facto de tudo ter começado com o português entusiasta em paleontologia, Miguel Barbosa, que ao longo da vida colecionou diferentes fósseis vindos de todas as partes do mundo. Em uma viagem ao Brasil, na década de 70, ele adquiriu uma placa grande que continha um fóssil sem identificação, que permaneceu com ele por mais de 40 anos. Em 2009, um amigo alemão fotografou a placa e enviou as fotos a especialistas do Museu de Karlsruhe, na Alemanha, que logo perceberam que a placa continha fósseis de um animal novo.Pediram-na, e a placa foi cedida por Miguel Barbosa aos paleontólogos do museu alemão, que trabalharam por dois anos com o material e concluíram se que tratava de uma nova espécie de pterossauro. Barbosania foi batizado no ano de 2011, pelos paleontólogos alemães Ross Elgin e Eberhard Frey.
https://dinossaurosdobrasil.wixsite.com/dinossauros-e-afins/barbosania

No final, os alunos ilustraram o seu friso cronológico em forma de  relógio adaptado ao tempo geológico. Foi uma tarde bem passada em que todos aprendemos muito. Agradecemos mais uma vez à Dra. Teresa Alves a forma simpática e entusiástica com que acompanhou os nossos alunos.




















05 maio, 2023

Architionary



Em mais uma relação com instituições de Ensino Superior, promovida pelo Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabelece parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Tendo o gabinete FAJunior como principal missão a coordenação e divulgação de programas e projetos de interação com jovens, despertando o interesse para temáticas nas áreas da arquitetura, do urbanismo e do designe, hoje tivemos mais turmas de 9º ano a experimentar o Architionary e a pôr à prova os seus conhecimentos nestas áreas científicas e artísticas.
Agradecemos mais uma vez à doutora Margarida Louro toda a simpatia e empenhamento com os nossos alunos.











04 maio, 2023

O Museu de História Natural de Sintra


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no âmbito do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a Rede de Bibliotecas Escolares, teve a possibilidade de proporcionar hoje às turmas do 6º C1 e 6ºC2 a Visita de Estudo ao Museu de História Natural de Sintra. Acompanhados pela diretora do museu, Dra. Teresa Alves, os alunos conheceram espécies novas, descobriram fósseis fantásticos, aproximaram-se de dinossauros e responderam muito bem  às perguntas que foram feitas. No final ilustraram um relógio com as espécies que escolheram, adequando-as  ao tempo geológico.









02 maio, 2023

Architionary


O Gabinete FAJúnior surgiu em 2014, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa), como uma unidade de prestação de serviços e como unidade para desenvolvimento de projetos pedagógicos de base científica experimental. Este gabinete tem como principal missão a coordenação e divulgação de programas e projetos de interação com as camadas mais jovens da sociedade, bem como com as instituições onde estudam. O intuito da missão passa por levar as temáticas da arquitetura, do urbanismo e do design a grupos de crianças e jovens de diversas idades, naturezas e realidades, no sentido de promover precocemente a interação e o despertar de maior consciência nestas áreas de estudo e trabalho. Assim, e a par da missão geral, o gabinete FAJúnior tem como objetivos desenvolver a motivação e o interesse pela arquitetura, urbanismo e design (disciplinas completas de expressão técnica e artística); divulgar a Faculdade de Arquitetura e as áreas de formação proporcionadas pela instituição; promover o contato com o universo universitário como contributo na formação de crianças e jovens favorecendo a integração de futuros alunos na Faculdade.

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/15283/1/documento_definitivo.pdf


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve mais uma vez a presença da Doutora Margarida Louro da FAJúnior, com o workshop Architionary, onde os alunos testaram os seus conhecimentos na área da arquitetura, de uma forma lúdica e educativa. Concebido a partir do famoso jogo Pictionary, no workshop Architionary a animação foi grande e as turmas/grupos de 9º ano envolvidos, competiram com os seus conhecimentos e artes visuais.












20 abril, 2023

Tempos e distâncias no Universo


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, teve mais uma vez a presença do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que proporcionou aos nossos alunos mais uma viagem pelo Espaço através da atividade Tempos e distâncias no Universo. A literacia científica continua a ser uma das missões da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro através da divulgação de ciência na sua vertente teórica e prática, colocando os nossos investigadores em contacto com os alunos de 2º e 3º ciclos.






Com algum divertimento e muita matemática, as nossas  turmas/grupos de 9º ano  fizeram uma viagem pelos Tempos e distâncias no Universo.
Agradecemos mais uma vez a presença da  Dr.ª Catarina Leote.





O tempo e as distâncias no Universo são difíceis de compreender dada a sua
dimensão, muito para além daquilo que percecionamos no nosso dia a dia. Usando um rolo de papel higiénico como unidade de medida, os nossos alunos  fizeram uma viagem desde a Terra até à galáxia mais distante conhecida. Ver o mais distante significa também ver o mais antigo, pois dependemos da velocidade da luz para conseguirmos observar os objetos celestes. Assim, após a galáxia mais distante, avançámos um pouco mais até chegarmos ao Big-Bang, e percorremos a nossa escala em sentido inverso, explorando os diferentes acontecimentos ao longo do tempo, até ao aparecimento dos primeiros seres humanos.