Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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11 dezembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA - O INTERVALO



No passado dia 10 em mais uma sessão de cinema integrado no projeto com a Biblioteca Escolar, Crescer Com o Cinema, a turma C de 9º ano deslocou-se ao Centro Cultural Olga Cadaval para assistir ao filme L'Intervallo (O Intervalo) que integra a coleção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.

Após o visionamento, mais uma vez estabeleceu-se o debate sobre o filme.



09 dezembro, 2019

MIÚDOS A VOTOS


A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoio da Pordata, foi constituída uma lista final nacional, por cada ciclo/ nível de ensino, dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março de 2020.

Para entrar na lista, foi necessário recolher um número mínimo de candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de apresentar um número mínimo de assinaturas.


Escolham o vosso candidato!
Candidatem-se em campanha por um livro e inscrevem-se na Biblioteca Escolar.

29 novembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA -ENQUADRAMENTO / CÂMARA



Continuando o trabalho pedagógico da Biblioteca Escolar no sentido de desenvolver a observação em cinema, após o visionamento do filme Shelter, os alunos da turma C do 9º ano foram motivados a interpretar o posicionamento da câmara face à mensagem que se pretende transmitir.

Shelter mostra a oposição radical entre a geração dos pais e a dos filhos, e o posicionamento dos atores sentados à mesa assim como a posição da câmara determina a leitura temática do filme.



Com o caderno pedagógico do filme os alunos despertam para o facto de embora o apartamento pareça real no filme, na verdade não o é. É um décor construído em estúdio. O facto de o filme ter sido rodado em estúdio facilitou a instalação de carris para que a câmara se pudesse mover com facilidade e seguir os personagens no enquadramento. 



Deste modo os alunos foram convidados a participar na seguinte atividade:  Enquadramento/Câmara 
Os alunos recebem um fotograma do filme com as personagens à mesa;
Simultaneamente recebem uma imagem de uma mesa e 6 cadeiras distribuídas como as das personagens do filme;
Os alunos têm de imaginar onde se posicionou a câmara para aquele fotograma;
Os alunos, desenhando a abrangência do plano, colam papel colorido transparente e desenham o plano do fotograma;
Apresentação e debate final foram a conclusão.







TO TRANSLATE


Este foi mais um ano em que na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro se realizou o concurso To Translate, concurso de tradução em língua inglesa onde participaram todas as turmas de 9º ano. Ao longo de uma semana, de 25 a 29 de novembro esta atividade de iniciativa da Biblioteca Escolar com a estruturação do grupo disciplinar de inglês de 3º ciclo, transformou a biblioteca num local onde se valorizou a tradução e a comunicação entre os povos.




28 novembro, 2019

LITERACIA 3Di



LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento – consiste num desafio nacional e faseado, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o objetivo de promover a Literacia nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e Inglês. É uma iniciativa da inteira responsabilidade da Porto Editora que, envolvendo os demais elementos da comunidade educativa, como os respetivos professores, pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a desenvolver competências.

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou neste desafio com alunos e professores entusiastas do conhecimento. Português e Inglês do terceiro ciclo foram as disciplinas corajosas neste estímulo pelo saber.





22 novembro, 2019

INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO NÁUTICA



Viajando mais uma vez com os astros na companhia do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e com o Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no passado dia 21 de novembro, levou turmas de 8º ano ao período dos grandes navegadores guiados pelo sol e outros astros. Os alunos construíram um quadrante, aprenderam a utilizar o astrolábio, a medir a altura do sol e a orientar-se em pleno Oceano. 

Uma aula de História e Física em conjunto!








20 novembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA - SHELTER





No passado dia 19 mais uma vez os alunos do 9º C tiveram uma sessão e cinema, desta vez na Cinemateca Nacional, integrado no projeto Crescer com o Cinema V, para o visionamento do filme Shelter. Seguiu-se o debate habitual.



19 novembro, 2019

150 ANOS DA TABELA PERIÓDICA


2019 é o ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO  para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história  da ciência. De classificação para lei, de lei para sistema, de sistema para tabela. Em 1869 Dmitry Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos.De 1869 para 2019 passaram-se 150 anos.

Comemorar a criação da Tabela Periódica,  instrumento que nos permite prever as propriedades dos elementos na Terra ou em qualquer outra parte do Universo, foi o objetivo da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e do grupo disciplinar de Ciências Físico químicas: divulgar a toda a comunidade escolar a evolução e utilidade da Tabela Periódica através da  exposição de Tabelas Periódicas antigas e modernas,  Tabelas Periódicas que assinalam informação importante relativamente presença de vários elementos químicos no nosso dia a dia ( alimentação e telemóveis) e objetos do dia a dia com a impressão deste tema,foram alguns dos elementos expostos. 

Novembro e dezembro são os meses em que esta exposição está patente.

14 novembro, 2019

COM AS ESTRELAS ENTRE OS DEDOS


O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 

A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 

Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu em mais este segundo ano, diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.

Foi neste programa que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro mais uma vez estabeleceu parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo a 13 de novembro desenvolvido o workshop sobre constelações - destinado a três turmas de 7º ano. Esta oficina "Com as estrelas entre os dedos", sobre estrelas e constelações, pretendeu dar a conhecer diversas constelações e permitir que os alunos construíssem um modelo tridimensional de algumas delas.






31 outubro, 2019

CONCURSO PROCURAR CIÊNCIA


A partir de novembro de 2019 a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro irá dar início ao concurso Procurar Ciência dinamizado pelas professoras de Ciências Naturais Maria Teresa Relvas, Marta Érica Fernandes e Raquel Silva

Objetivos:
- Promover a participação de todos os alunos em atividades do agrupamento.
- Estimular a curiosidade dos jovens.
- Desenvolver nos alunos a cultura científica.
- Desenvolver a autonomia dos alunos.
- Estimular o gosto pela ciência.
- Promover a pesquisa autónoma.
- Desenvolver a capacidade de observação do espaço envolvente.
- Explorar os recursos da biblioteca escolar.

Destinatários:
Todos os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro.

Atividade:
Quinzenalmente será afixado um desafio relacionado com um tema da área das Ciências Naturais (Geologia, Biologia, Ambiente). Os alunos participantes, preencherão a folha de resposta e colocá-la-ão numa caixa existente na biblioteca para esse efeito.
Quinzenalmente serão afixados os nomes do(s) aluno que responderam corretamente ao desafio da quinzena anterior, sendo afixado novo desafio.
Em junho será afixado o nome do(a) aluno(a) vencedor(a) do concurso, correspondendo ao que responder de forma correta a um maior número de questões.
O regulamento do concurso será afixado previamente.

PARTICIPA!

30 outubro, 2019

A PEDRA NA ARQUITETURA


No programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu em mais um ano parceria com o Instituto Superior Técnico e o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). No passado dia 29 de outubro pudemos realizar várias sessões sobre o tema A Pedra na Arquitetura com a abordagem da questão da pedra aplicada às construções, tanto em monumentos como em construções recentes

Através de uma sequência de imagens da História da Humanidade a Prof. Drª Amélia Dionísio começou por revelar uma ligação forte entre a pedra e a arquitetura, desde o paleolítico, passando pela Antiguidade, Idade Média e Moderna, até aos dias de hoje. Os alunos puderam perceber como as técnicas de aplicar a pedra na arquitetura foram evoluindo e acompanharam as tendências estéticas.

A pedra, como recurso natural, que a partir da Revolução Industrial permite a sua aplicação em espaços de onde não é originária e cada vez mais distantes, vai sendo aplicada em pavimentos, escadarias, revestimentos, materiais industriais à base de pedra, etc.

Os alunos puderam ver como a calçada portuguesa é composta de calcário branco e negro e puderam saber que uma das pedras com mais valor no mundo, a pedra lioz, é extraída no concelho de Sintra, onde acorrem compradores de todo o mundo, a mesma pedra que fazia lastro nas naus portuguesas para o Brasil, presente hoje em edifícios em Salvador da Baía.

Foi mostrada aos nossos alunos a riqueza do património monumental edificado em Sintra e a aplicação da pedra nos monumentos. Granito, mármore, calcário, lioz, foram algumas das amostras que os nossos alunos puderam observar.

A Dr ª Amélia Dionísio pode mostrar aos alunos como o mármore, granito, calcário e xisto nos monumentos sofrem de atuais patologias causadas por aspetos naturais e pela ação do Homem: poluição, vandalismo, microrganismos, chuvas, incêndios,etc.




Os sintomas das doenças das pedras manifestam-se de diversas maneiras: desfazerem-se, saltar em camadas, rachar, etc. Foi na sequência desta temática que foi abordado o tema da preservação do património e da intervenção na conservação dos edifícios.





Para além da abordagem do programa de História do 3º ciclo, na sua vertente artística e de património, com estas sessões sobre a pedra na arquitetura a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde participar na implementação de O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na Área de Competência  Sensibilidade estética e artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada; na Área de Competência  Pensamento crítico e pensamento criativo, os alunos puderam tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados, e no Saber científico, técnico e tecnológico, os alunos Identificam necessidades e oportunidades tecnológicas numa diversidade de propostas e podem fazer escolhas fundamentadas, nomeadamente quanto à defesa e valorização do património.