Lê a nossa página e vê o que fazemos!

28 fevereiro, 2017

Experiência Emulsionante


Nos meses de fevereiro e março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os professores de Ciências Físico-química aplicam o projeto Newton gostava de ler no seu módulo I Experiência Emulsionante, a todos os seus 142 alunos de 7º ano, associando mais uma vez a leitura à experiência cientifica. É explorada a obra Notas de cozinha de Leonardo Da Vinci após o visionamento de um ppt sobre vida e obra do autor. Para além de se divulgarem receitas dos séculos XV e XVI, os alunos debruçam-se sobre o código de civilidade de Leonardo Da Vinci através de um jogo de cartões criado para o efeito. Em seguida os alunos vão bater natas com a ajuda de uma pedra e vão aprender o processo  que leva à formação de manteiga através da fricção. No final, todos experimentam a manteiga que fizeram barrada em tostas.








18 fevereiro, 2017

Atelier Conta Gotas







Dia 17 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou na Escola EB1 nº 1 de Mem Martins do agrupamento, um atelier de contador de histórias intitulado Conta-Gotas, patrocinado pelo SMAS de Sintra. Os alunos e professores tiveram o privilégio de assistir à excelente contadora de histórias Ana Sofia Pereira, cuja expressividade, criatividade, empatia com o público, transportaram cerca de duzentos alunos à magia das palavras. Histórias de encantar e de mistério, misturaram personagens fantásticas às forças da natureza. Em todas as sessões vimos chover, o sol brilhar, o arco-íris encantar, a terra tremer, Reis, Rainhas e Princesas, lobos, tartarugas e pintainhos, castelos e montanhas. Foi mágico.

11 fevereiro, 2017

Semana da Internet Segura

Feito com Padlet
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve a iniciativa de construir um Padlet com provérbios recriados pelos alunos sobre o uso da Internet e a segurança que este exige. Nas aulas de português, alunos do segundo e terceiro ciclos depois de conhecerem provérbios populares portugueses, reinventaram-nos sob tema Internet e Segurança. Durante a semana de 6 a 10 de fevereiro os alunos dirigiram-se à biblioteca escolar e colocaram no Padlet as suas frases refletindo os seus conhecimentos sobre segurança na Internet. A adesão à iniciativa foi grande e o entusiasmo foi notório.






08 fevereiro, 2017

Juntos por uma Internet melhor


A 7 de fevereiro a biblioteca escolar Ferreira de Castro comemorando o Dia da Internet  Segura, com a colaboração da disciplina de T.I.C., proporcionou a cerca de sessenta alunos de duas turmas de 7º ano, a participação numa videoconferência promovida pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação sob tema Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor, das 15h30 às 16h30 com o objetivo de informar sobre segurança na utilização da Internet e dos dispositivos móveis.