Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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10 outubro, 2016

Dia Nacional dos Castelos


Dia Nacional dos Castelos


Sete de outubro é o dia nacional dos castelos e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro resolveu promover uma exposição e uma atividade em colaboração com os professores de História e Geografia de segundo ciclo e História de terceiro ciclo. 



Esta colaboração visou a comemoração do Dia Nacional dos Castelos, a valorização do património histórico e arquitetónico português, o conhecimento e compreensão da formação do reino de Portugal num contexto de reconquista cristã, assim como o conhecimento das características do poder, da economia, da sociedade e da cultura de Portugal que envolve a construção dos castelos. 




Aos alunos de sexto, sétimo e oitavos anos, foi solicitado que se dirigissem à Biblioteca Escolar a fim de conhecer o castelo que lhes calhou em sorteio em sala de aula, visitando a exposição Castelos de Portugal. Em seguida, e num prazo atribuído em sala de aula, deveriam os alunos utilizar os recursos da Biblioteca Escolar nomeadamente os livros da coleção Património: Os mais belos Castelos de Portugal, das edições Verbo, para além do recurso à Internet, para a realização de um Bilhete de Identidade de cada castelo.



30 setembro, 2016

Dia Internacional da tradução 30 de setembro de 2016


Dia trinta de setembro é o dia internacional da tradução. A data remete-nos para a primeira tradução da Bíblia para o latim por S. Jerónimo. Este dia lembra a importância dos tradutores na comunicação entre os povos e no entendimento em problemas globais como os conflitos mundiais ou a problemática ambiental. Nesse sentido humanista, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu uma atividade para todos os duzentos e quarenta e três alunos de oitavo ano e que consistiu num concurso de tradução.



O concurso Traduction pour tous em língua francesa e La Traducción para todo el Mundo- traducir Y comunicar em língua castelhana, é dirigido a alunos com a opção de francês ou de espanhol como segunda língua curricular e visa estimular nos estudantes o gosto pela pesquisa de informação e pela resolução de problemas linguísticos; promover a utilização dos dicionários; promover a colaboração entre alunos; dinamizar as atividades de divulgação da língua francesa na escola; incentivar um espírito de competição saudável e promover a utilização dos recursos educativos e a utilização da biblioteca escolar.


















Receção aos alunos de 5º ano

No âmbito da formação de utilizadores da Biblioteca Escolar, foram efetuadas sessões de formação para todos os alunos de quinto ano, criando utentes conhecedores do espaço, regras e regulamento da Biblioteca Escolar. A motivação para a leitura e usufruto da Biblioteca Escolar foi o principal objetivo. Duzentos e catorze alunos foram iniciados à utilização da Biblioteca Escolar da Escola Ferreira de Castro.






16 setembro, 2016

Bom ano letivo




A Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro inicia o ano letivo desejando a toda a comunidade um excelente ano cheio de boas leituras.

21 junho, 2016

Projeto Newton - Quase Robots

Esta atividade realizou-se no dia 9 de junho, com a turma do 8º J. Iniciou-se com a exibição do filme "Big Hero 6".

Os alunos construíram um braço robótico. Consideraram a atividade muito interessante, participaram com empenho, superando algumas dificuldades na montagem do robot.
Segundo os alunos, a atividade foi bem organizada e superou as expectativas.


Filme Big Hero 6




"Laboratório do Contador de Histórias" - Rodolfo Castro

Esta formação denominada “Laboratório do Contador de Histórias”, decorreu de janeiro a abril, dinamizada pelo formador e investigador Rudolfo Castro, que ao motivar os professores deste agrupamento para a leitura, impulsionou outras abordagens perante os textos, que podem ser enriquecidas através de um outro olhar. 
Ler não é apenas interpretar, olhar um discurso, juntar palavras para as ouvir ou para ser ouvido, mas também vivenciar o texto, dar-lhe vida através da entoação, do ritmo, da sensibilidade sentida e comunicada enquanto se lê. 
Conseguiu-se uma formação ativa e informal, conducente ao debate e à interiorização de alguns aspetos ou novas abordagens, que irão acompanhar futuramente os participantes nas suas leituras, individualmente ou em grupo. 
Os temas orientadores desta ação foram: um olhar sobre a leitura, criar propostas de leitura, formas de aproximação ao livro, formas de ler, de selecionar livros, refletir sobre práticas de leitura, crítica, opiniões, sugestões de leitura e refletir sobre a diferença.




20 junho, 2016

Uma luz ao fundo do túnel


Com os trabalhos de grupo realizados na disciplina de Geografia, três turmas do 9º ano de escolaridade, C, E e H, abordaram a temática das ONG' s no mundo atual. Para além da componente de investigação, os alunos  levaram os resultados dos seus trabalhos até aos alunos do 6º ano de escolaridade com o objetivo de os informar e sensibilizar para as várias temáticas tratadas. 


Foram abordadas quatro instituições que passaremos a caracterizar:


- World Wide Fund for Nature - Organização não governamental internacional, que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental;



HELPO - Organização não governamental Portuguesa sem fins lucrativos. É uma Organização laica e apolítica que leva a cabo programas de apoio continuados, projetos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário e educação para o desenvolvimento humano em múltiplos países;


- UNICEF  - Organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Integrada na Nações Unidas, procura sempre trabalhar com os governos nacionais e as organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender crianças vítimas de guerra e de catástrofes;


SAVE THE CHILDREN, fundada para se colocar na vanguarda da luta pelos direitos da infância no mundo. Elaborou a Declaração de Genebra, adotada pela Sociedade das Nações, em 1924, que foi a base da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança de 1989.