Lê a nossa página e vê o que fazemos!

30 novembro, 2016

A enfermeira responde


Ao longo do ano letivo a Biblioteca Escolar dispõe de um local onde os alunos poderão colocar dúvidas sobre questões relacionadas com a saúde e o funcionamento do corpo humano, que posteriormente serão respondidas em painel próprio pela enfermeira Paula Antunes do Centro de Saúde de Mem Martins. Aproveita e coloca as tuas dúvidas.





Projeto Sobe


          A Biblioteca Ferreira de Castro dá mais um ano continuidade ao Projeto Sobe determinado pelos Direção-Geral da Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares. Este projeto Saúde Oral e Bibliotecas Escolares pretende desenvolver a saúde oral na ligação com a literacia e as bibliotecas escolares, desenvolvendo competências, atitudes e valores relacionando a saúde oral com vários domínios do conhecimento, fazendo uma abordagem transversal do currículo. Deste modo com a colaboração da enfermeira do Centro de Saúde de Mem Martins, Paula Antunes, todos os alunos de 6º ano nas suas horas de Formação Cívica, puderam visionar um filme, ouvir explicações e debater conhecimentos sobre saúde oral e ter uma sessão prática de escovagem dos dentes. 






Nas escolas do primeiro ciclo do agrupamento e Jardim de Infância, os alunos também tiveram sessões do Projeto Sobe sobre saúde oral e hábitos de higiene oral, e realizaram trabalhos sobre a boca e a escovagem dos dentes.












29 novembro, 2016

Comunicar em cartaz


A Biblioteca Escolar, de novembro a janeiro, propôs-se ajudar os alunos numa tarefa que tantas vezes lhes é solicitada e que consiste em realizar cartazes para as diversas disciplinas contemplando vários assuntos do currículo. Deste modo a B.E. promoveu uma oficina de formação para todos os duzentos e sessenta e seis alunos de sétimo ano sobre as regras básicas da elaboração de um cartaz ao nível da composição gráfica e organização da informação.











24 novembro, 2016

O escritor vem escola : Pedro Seromenho



No dia vinte e três de novembro o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Alunos de quarto, quinto, sexto e nono ano, prepararam-se para receber Pedro Seromenho lendo as suas obras, ilustrando alguns dos seus contos e experimentando a arte de ilustrador.
Os alunos de quarto ano exploraram em sala de aula os livros As gravatas do meu pai e Felismina Cartolina e João Papelão, recriando gravatas ilustradas e representando as personagens da Felismina Cartolina e do João Papelão.
Foi com grande entusiasmo que os alunos de quarto ano da escola de Ouressa, receberam as palavras e os traços do escritor.








Os alunos de quinto e sexto ano exploraram na disciplina de educação visual a representação plástica das Gravatas do meu pai, e conheceram algumas obras na disciplina de português.






Contador de histórias envolvente, expressivo, com traço de grande imaginação, Pedro Seromenho soube cativar a audiência.





Os alunos de nono ano, na disciplina de educação visual, á semelhança de um ilustrador, pegaram em livros que leram, escolheram passagens da obra e ilustraram com desenhos da sua criatividade, preparando assim a receção a Pedro Seromenho.










No final do dia duzentos e setenta e cinco alunos puderam levar para casa um livro  com um autografo ilustrado.










22 novembro, 2016

Projeto Ecobiblio A qualidade da nossa água



No passado dia vinte e um de novembro a Biblioteca Escolar da Escola Ferreira de Castro, com o patrocínio do SMAS de Sintra, promoveu a atividade A qualidade da nossa água que visou sensibilizar e alertar para a escassez da água potável no planeta e dar a conhecer o ciclo hidrológico. Os alunos puderam realizar análises físico-químicas para perceberem a importância do controlo de qualidade da água. A Biblioteca Escolar transformou-se num verdadeiro laboratório.